Curiosidades e as maneiras de saborear o café

No Dia Internacional do Café, você sabia que o café não pode ser feito com água fervendo? Veja mais!


Da Redação

14/04/2017 - 11:00

O café é mais do que um sabor ao paladar do brasileiro. Ele é uma espécie de “ritual” que está presente no dia a dia da maioria das pessoas, no trabalho, em casa, no bar, no restaurante, no supermercado etc. E a marca Café Brasileiro faz parte dessa tradição há mais 40 anos. Por isso, celebra o Dia Internacional do Café, em 14 de abril, destacando curiosidades e as diferentes maneiras de saborear o café.

A primeira dica importante é que o café deve ser tomado sempre fresquinho. O ideal é preparar somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte. Assim, os melhores sabores dos grãos são preservados.

Degustar na xícara de porcelana também faz toda diferença ao paladar. De acordo com o Café Brasileiro, esse tipo de material destaca ainda mais o sabor do café e a temperatura fica constante.
A medida correta para fazer o cafezinho é outro fator curioso. A dica é utilizar entre 5 e 6 colheres de sopa para 1 litro de água. O tempo de contato da água com o pó de café também deve ser calculado em prol do melhor sabor. As sugestões são: 9 minutos para moagem fina; 6 minutos para moagem média, e 4 minutos para moagem grossa.

A armazenagem do café também merece atenção especial para garantir o melhor sabor. O Café Brasileiro explica que o café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor e do contato com odores fortes. Portanto, deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guardar na própria embalagem é a melhor alternativa.

Na hora de coar, não deixe a água ferver, pois a perda de oxigênio altera o verdadeiro sabor do café. E nunca prepare a bebida já adoçada. Esse processo poderá formar crosta de açúcar nas paredes do recipiente, afetando o sabor. Isso vale para a armazenagem do café pronto, mesmo em garrafas térmicas. Se a opção for o coador de pano, lembre-se de jamais lavá-lo com detergente ou outro produto de limpeza. A higienização deve ser feita somente com água.

Depois de tantos cuidados com essa “preciosidade” chamada café, as dicas vão para o preparo: colocar o pó de café na água quente antes de entrar em ebulição; mexer com colher de pau até fazer um creme na superfície do recipiente, e deixar essa colher de pau para uso exclusivo do café.

O Café Brasileiro é a uma marca da Mitsui Alimentos, companhia que comercializa café e alimentos no Brasil desde 1974 e é considerada uma das maiores torrefadoras do País.




Quatro receitas práticas e saborosas com frango

Ele frequenta o dia a dia dos brasileiros em infinitas formas de preparo.


Ministério da Agricultura identifica azeite fraudado

O Ministério identificou irregularidades em 45 marcas de azeite.


Bacalhoada é sempre uma boa pedida para a Páscoa

Aprenda a prepara um delicoso bacalhau grelhado com mandioquinha e cebolada de laranja.


É possível manter a dieta na Páscoa?

Nutricionista dá dicas de como não fugir da boa alimentação no tradicional almoço do feriado.


Páscoa: 63% dos brasileiros costumam dar chocolate

Pesquisa inédita revela hábitos do consumidor na Páscoa.


Sobremesa para Pascoa - Arroz Doce Pascal

Que tal sair do tradicional e experimentar essa receita de arroz doce no feriado?


Para sua Pascoa: arroz selvagem com bacalhau

Já que existe a tradição de comer peixe na sexta-feira esta receita é ótima para sua mesa.


McDonald’s vai vender molhos de seus lanches

O molho do Big Mac é sem dúvida alguma um fenômeno mundial.


Fuja da intoxicação alimentar

Nutricionista indica os principais cuidados para evitar a intoxicação alimentar dentro e fora de casa.


Copra lança óleo de coco em spray

Uma excelente opção para untar formas, assadeiras, chapas e panelas, inclusive as de teflon.