5 dicas para eliminar as manchas de pele

As manchas são verdadeiras inimigas de uma pele saudável. Provocadas pela alteração na produção de melanina, infecções, exposição ao sol, distúrbios hormonais e marcas de acne, elas podem surgir no rosto, pescoço, colo e braços.


Da Redação

26/10/2012 - 12:00

Para resolver esse tipo de problema, existem alguns métodos potentes que pode amenizar ou até mesmo evitá-las. Segundo a esteticista Daniela Talarico, do Zahra Spa & Estética, as manchas podem ser pequenas e irregulares e de diversas cores que podem marcar a maçã do rosto, buço e testa, sendo causadas por vários fatores.

“Com o passar do tempo, as manchas começam a aparecer e deixar a pele irregular. Por isso, o ideal é manter os cuidados diários e o uso do protetor solar diariamente e reaplicá-lo a cada três horas para que seu efeito seja eficaz”, explica a esteticista.

Os produtos mais indicados para tratar as manchas são os clareadores. Eles dificultam a formação de novos pigmentos e devem ser aplicados em toda a área afetada, com movimentos bastante suaves e leves para não agredir a pele. “Entre os clareadores, destacam-se a hidroquinona, o ácido retinóico, o ácido tranexâmico e o ácido azelaico, princípios ativos que podem ser usados em cremes, géis e loções para uso domiciliar, em concentrações indicadas pelo médico”, destaca a Dra. Flávia Maklouf, dermatologista do Zahra Spa & Estética.

Quando uma mancha de pele é perigosa? É preciso prestar atenção nas manchas que começam a apresentar variações na coloração e tamanhos. “Essas alterações apontam sinal de perigo para a pele, não hesite procurar ajuda médica se você notar essas mudanças no formato de pintas ou manchas” orienta Daniela Talarico.

Tem como evitar? A melhor forma de evitar as manchas é usar diariamente o protetor solar.  O ideal é passar o protetor solar todos os dias pelo menos duas vezes ao dia, desse modo sua pele estará protegida evitando futuras manchas. Maquiagens em excesso também podem ocasionar algumas irritações na pele, inclusive manchas marrons próximas ao olho.

Tome cuidado e previna-se. No verão a incidência dos raios solares são mais fortes e intensas, aumentando a probabilidade de doenças de pele. Não deixe de usar protetor solar e reaplica-lo depois de duas horas. Chapéus, óculos escuros, bonés também podem ajudar a pele se proteger do sol.

Aposte no combate as manchas

“Existem vários tipos de tratamentos para tratar as manchas, o mais indicado é que se consulte um dermatologista para que ele analise e indifique o melhor tratamento. Dependendo da gravidade, elas podem ser tratadas com cremes clareadores, ácidos, peelings ou laser”, afirma Dra. Flávia Maklouf. Veja cinco tratamentos potentes que eliminam as manchas em poucas sessões. Se você está incomodada, não perca mais tempo e dê um jeito de se livrar delas:

1-Peeling de Cristal: Age diretamente na textura da pele, auxilia na renovação celular, atenua linhas de expressão e nas manchas. O peeling de cristal é uma técnica moderna que permite a correção de imperfeições faciais. “O peeling de cristal composto de hidróxido de alumínios remove as células mortas da área onde está a mancha e regenera a pele. O resultado estético obtido é uma pele macia e lisa”, ressalta a dermatologista.

2- Peeling Vulcanice: Os ácidos vulcânicos provêm da extração da lava sedimentada proporcionando uma eficácia imediata no tratamento despigmentante. Após o tratamento, será possível eliminar as manchas cutâneas, recuperar a textura da pele e devolver sua luminosidade.

3- Laser CO2 Fracionado: O laser de Co2 fracionado é um ótimo substituto do peeling químico. O tratamento consiste em um laser que tem alta afinidade pela água da pele e ao ser utilizado promove sua vaporização com consequente cicatrização e estímulo à formação de colágeno, que diminuem cicatrizes traumáticas, estrias e manchas na pele, além de promover o rejuvenescimento facial.

4-Peeling de Diamante: É um tratamento de renovação celular que devolve a elasticidade, clareia as manchas, diminui a oleosidade da pele, melhora a acne, sendo menos agressivo que alguns peelings químicos. “O peeling de diamante apesar de superficial, é uma maneira saudável para tratar de forma não invasiva todos os tipos de pele. O tratamento provoca uma descamação leve, além disso, não possui os efeitos indesejáveis dos peelings tradicionais, como a pigmentação pós-inflamatórias que ocorre com a maioria dos outros tratamentos”, afirma a esteticista.

5- Peeling Químico: O peeling melhora a textura da pele, diminui manchas e marcas superficiais, reduzindo significativamente a velocidade do processo de envelhecimento. O tratamento promove uma escamação da pele, através de agentes químicos e provoca uma regeneração da pele.

Cuide da sua pele

Uma pele bem cuidada e hidratada pode ajudar você a viver livre das manchas, além dos tratamentos, conheça algumas dicas de cuidados da esteticista Daniela Talarico para você manter a sua pele limpa, hidratada e sem manchas:

- Use sempre filtro solar;

- Cuide da sua pele, deixando-a equilibrada. Por isso, faça limpezas de pele com frequência;

- Mantenha uma alimentação balanceada e procure se alimentar bem;

- Não use produtos muito fortes ou agressivos na pele;

- Beba bastante água

- Use hidratantes com frequência. Na hora de aplicar os cremes na sua pele, faça sempre movimentos suaves para evitar lesões.

Fonte- Daniela Talarico, Esteticista do Zahra Spa & Estética.

 

A importância de remover a maquiagem antes de dormir

Como deixar os pés bonitos e bem cuidados para o verão

Calvície preocupa cada vez mais as mulheres

Dicas para manter os cabelos sempre cacheados

Implante Zigomático é sucesso na estética odontológica


Jornal O Debate

Emprego em Portugal

Emprego nos Estados Unidos

Siga O Debate pelo Twitter
Curta-nos pelo Facebook

    O voo da águia em Paris



Copyright © 2014 Todos os direitos reservados