Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A alternativa (espiritual) à tecnologia vestível

A alternativa (espiritual) à tecnologia vestível

13/11/2015 Eric Nelson

Estamos entrando em uma fase na qual a tecnologia proporciona o tipo de estimulante alterador de humor que, segundo o presidente executivo de Wearables.com, Luis Rincon, as pessoas estão buscando.

Tive de verificar mais de uma vez se o que estava lendo não se tratava de uma sátira. “Thync, uma companhia start-up sediada na área da baía de São Francisco, lançou publicamente um dispositivo que envia uma corrente elétrica aos nervos do usuário para alterar seu humor e estado mental", relata o San Jose Mercury News.

“O usuário tem duas opções: tornar-se mais calmo ou com mais energia. A dose alteradora de humor é administrada a través de um dispositivo conectado por Bluetooth usado na cabeça, com uma tira presa ao pescoço ou atrás da orelha para estimular os nervos que afloram diretamente do cérebro, e um smartphone.”

É sério? Só na Silicon Valley. Eis o problema: por mais eficiente que esse ou qualquer outro dispositivo de “tecnologia vestível” possa ser em identificar como nos sentimos com base na temperatura corporal, química ou até mesmo expressões faciais, nunca será capaz de decifrar a origem dos pensamentos que fundamentam esses sentimentos.

Deixar de exercer a capacidade inata de lidar com os altos e baixos da vida por usar tais estimulantes artificiais externos, pode prejudicar a tendência natural de proteger-se dos efeitos debilitantes de um estado mental. Qual é a alternativa?

Mary Baker Eddy associa a comunicação divina ao nosso senso de bem-estar mental e físico: “A anatomia, quando espiritualmente concebida, é o conhecimento mental do próprio eu e consiste na dissecação de pensamentos para descobrir sua qualidade, quantidade e origem," escreve ela em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.

“São divinos ou humanos os pensamentos? Essa é a questão importante.” Tomar alguns momentos durante o dia para ponderar a natureza dos pensamentos — adotar os espiritualmente animadores e rejeitar os de medo — faz uma imensa diferença.

Também nos liberta para sermos mais autênticos em nossas interações, e mais estáveis em nossos sentimentos. E pensar que tudo isso pode ser realizado sem o uso de Wi-Fi.

* Eric Nelson escreve sobre consciência e saúde sob a perspectiva da Ciência Cristã. Ele atua como Comitê de Publicação na Califórnia, EUA. 



Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias