Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A harmonia na vida assim como na música

A harmonia na vida assim como na música

18/10/2016 Ana Carla Vicencio

Estudos comprovam que a música produz um efeito direto sobre as células do organismo humano.

A harmonia na vida assim como na música

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Oncobiologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) aponta os efeitos positivos da 5ª Sinfonia de Beethoven e a Atmosphères de György Ligeti para o desaparecimento e a diminuição das células sob análise. O resultado desse estudo pode apresentar um novo método de tratamento para o câncer de mama.

Mary Baker Eddy, uma teóloga norte-americana, despertou-me a curiosidade ao comparar a harmonia presente na música às leis espirituais harmoniosas que regem o homem e o universo. “A harmonia no homem é tão real e imortal como na música”, diz ela, em seu livro Ciência e Saúde. Assim como “o princípio da música nada sabe da discórdia”, o Princípio do homem harmonioso não produz a doença.

Foi o que comprovou Florence Anika Lasnier, quando recebeu o diagnóstico de câncer: “Com dois filhos para criar, eu não podia aceitar esse diagnóstico. Eu desejava estar com eles, para poder criá-los e apoiá-los. Disse a mim mesma que devia haver uma solução e que eu precisava continuar procurando pela inspiração que me diria como curar essa doença. Naquela época, eu estivera praticando meditação por muitos anos. A primeira ideia que me veio à mente foi a de que eu precisava parar de trabalhar e concentrar meu pensamento e minhas energias em encontrar a cura. Não conseguia me imaginar seguindo um tratamento médico convencional, pois, para mim, a resposta não estava ali.

De vez em quando, sentia dor e passava por momentos muito difíceis. Tinha medo de morrer. Lutava mentalmente contra o medo, com todas as minhas forças, mas a luta era exaustiva. Naquela ocasião, percebi também que estava com muita raiva de uma pessoa muito próxima a mim e que esse sentimento era prejudicial ao meu bem-estar. Pouco a pouco fui conseguindo perdoá-la.

Senti a necessidade de procurar ajuda... Entrei em contato com alguém que ... me deu o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, e a informação de contato de um Praticista da Ciência Cristã. Foi então que descobri o efeito prático da oração metafísica.

Comecei a ler Ciência e Saúde. Era como se eu estivesse lendo meus próprios pensamentos, o que eu sempre sentira e não havia conseguido expressar. Sabia que as ideias do livro declaravam a verdade sobre o meu ser. Eu estava saindo de uma prisão mental e compreendendo minha unidade com Deus, o Espírito. As ideias que eu estava obtendo por meio da minha leitura me davam muita força. Graças a esse livro, agora eu sabia que tinha a capacidade de enfrentar e vencer o medo da doença, e de encontrar a cura. Sentia a presença de Deus comigo”.

Com o estudo diário do livro e a ajuda de um profissional da Ciência Cristã, ela compreendeu que o Amor divino cura. Cerca de três meses depois, ela percebeu que estava curada e isso ocorreu há mais dois anos e meio. Essa cura é o fruto de um despertar para a verdade que é acessível a todos.

A experiência de Florence pode representar o enfrentamento de muitas pessoas em circunstâncias parecidas, mas sua disposição e confiança em buscar uma solução, fez com que ela obtivesse a cura física e o entendimento do Princípio da harmonia em sua vida e saúde.

* Ana Carla Vicencio é Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e saúde.



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional