Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A prática da oração e da gratidão

A prática da oração e da gratidão

29/06/2017 Ana Carla Vicencio

"O mundo tem de progredir rumo à compreensão espiritual da oração.”

A prática da oração e da gratidão

O número crescente de pesquisas científicas sobre o efeito da gratidão e da oração na saúde física e mental, na socialização e na diminuição do estresse despertam a atenção de muitos profissionais de saúde.

Esse assunto também despertou meu interesse há alguns anos. Quando comecei a estudar o livro Ciência e Saúde, de Mary Baker Eddy, entendi que a prática da gratidão a Deus equivale à oração prática. O primeiro capítulo desse livro apresenta ideias sobre a finalidade da oração e propõe a reflexão sobre o propósito individual de conhecer sua relação com Deus: “o que mais necessitamos é orar com o desejo fervoroso de crescer em graça, oração que se expressa em paciência, mansidão, amor e boas obras... O mundo tem de progredir rumo à compreensão espiritual da oração.”

Isso quer dizer, que cada um de nós pode alcançar um nível mais espiritualizado de oração. Por exemplo, certa vez, em meu trajeto diário, eu precisava atravessar de carro uma avenida movimentada de mão dupla cujo farol que regulava esse tráfego ficava distante do ponto onde eu me encontrava. Eu sabia que precisava de muita paciência e, por isso, comecei a pensar na presença de Deus como um protetor e um guia, sabendo que sempre existe o momento apropriado para nossas ações, inclusive no trânsito.

Quando olhei para o lado, vi uma cena que despertou minha curiosidade. Três pessoas estavam de frente para um muro e uma delas carregava uma criança de colo. Fiquei grata pelo tempo que tinha para observar e entender o que estava acontecendo. Uma mulher estava chorando compulsivamente e os dois homens estavam tentando ampará-la. Meu coração se encheu de amor por eles e orei. Apliquei o que aprendi do capítulo A oração, do livro Ciência e Saúde, compreendendo que Deus é Amor e está sempre presente, por isso Ele estava se comunicando com cada um de Seus filhos e destruindo todo o sofrimento que parecia existir entre aquelas pessoas.

Logo em seguida, a mulher seguiu adiante, eles começaram a caminhar juntos e entraram em um carro. O tempo que fiquei ali parada em oração por essas pessoas fez sentido para mim, apesar de elas nunca tomarem conhecimento de que uma pessoa desconhecida havia orado por elas. Entendi que eu podia utilizar aquele momento todos os dias para dedicar uma oração à comunidade e a todos os que cruzavam o meu caminho. O resultado foi que cada vez ficou mais fácil atravessar aquela avenida e ampliei meu sentimento de amor pela humanidade.

O sentimento de gratidão e o amor que senti por meio da oração eliminaram o peso do estresse do trânsito e a cena de tristeza daquelas pessoas . O meu desejo sincero de pôr em prática o que aprendi, funcionou! Constatei que realmente “os atos expressam mais gratidão do que as palavras”.
Ana Carla Vicencio é Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade, saúde e bem-estar. Email: [email protected] Twitter: @AnaCVicencio 



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos