Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Benefícios ilimitados para a saúde

Benefícios ilimitados para a saúde

06/03/2017 Wendy Margolese

Movimentos visando ao bem-estar no local de trabalho estão ganhando força.

Benefícios ilimitados para a saúde

Os empregadores estão cada vez mais reconhecendo que a saúde mental é parte essencial do nosso bem-estar geral.

Recentemente, o Starbucks no Canadá fez o que considera um investimento inteligente na saúde mental de seus empregados: aumentou o benefício para o tratamento da saúde mental dos empregados, oferecendo um dos maiores subsídios oferecidos no país.

O raciocínio que está por trás desse investimento se fundamenta no fato de que o quadro de funcionários do Starbucks é composto principalmente pela geração deste milênio – apelidada nas pesquisas de “Geração Estresse”.

De acordo com a psicoterapeuta e escritora Linda Esposito, na era do acesso contínuo às notícias e à mídia social, a saúde mental dessa geração “está em estado precário”. “O que é que está por trás dos altos índices de depressão e ansiedade?”, pergunta ela. A pressão para se sair bem nos estudos, a sobrecarga de informações e a cobrança excessiva dos pais, são alguns dos motivos.Independentemente das razões para o estresse, Esposito se concentra em formular estratégias para melhorar a saúde mental desses jovens nos dias de hoje e para o futuro.

É importante manter nosso pensamento, como também nossas opções, em aberto, quando se trata de escolhas para tratar da saúde mental. O cenário médico está sempre mudando. Muitas pessoas acham difícil decifrar os sinais de mudança e estão procurando um plano de ação mais confiável para a própria saúde.

De acordo com a empresa de pesquisas Pew Research, os jovens deste milênio podem não ser tão religiosos como seus pais. Mas, simplesmente porque não vão à igreja não significa que eles não estejam buscando e adotando práticas que lhes falem de sua natureza espiritual - algumas ligadas ao Divino e algumas não - tais como meditação, exercício da gratidão e encontros com a natureza.

Em nossa cultura, parece que as pessoas de todas as idades estão se afastando dos laços com as religiões e comunidades religiosas mais tradicionais. Ao mesmo tempo, elas estão em busca de melhores maneiras de cuidar da saúde. Isso sem dúvida configura um paradoxo, uma vez que muitos descobriram que compreender a conexão com nossa natureza espiritual - nosso verdadeiro relacionamento com Deus - é a chave que abre a porta para um bem-estar mais consistente! Como alguém que constatou esse fato, com base na prática da Ciência Cristã, minha confiança em Deus cresceu, tendo comprovado Seu cuidado por mim ao longo dos anos.

Reconhecendo a natureza mental e espiritual da saúde, algumas universidades no Canadá (onde vivem grande número de jovens), há alguns anos incorporaram a cura pela oração em seus planos de benefícios. Esses planos reembolsam os tratamentos efetuados por praticistas da Ciência Cristã. Praticista da Ciência Cristã é uma pessoa que ora para os outros, a fim de ajudá-los a encontrar o bem-estar mental e físico ou a restaurar o bem-estar. A Ciência Cristã é um sistema de cura fundamentado no exemplo que Jesus estabeleceu através de suas palavras e obras, e que ele ensinou a seus seguidores para que lhe dessem continuidade.

Pesquisadores e patrocinadores de planos de saúde podem ser céticos em relação a qualquer cura em particular atribuída unicamente à oração - descartando-a como hipotética, como coincidência, erro de diagnóstico, efeito placebo, etc. Mas o que aconteceu ao coração, à mente e ao estado de espírito da pessoa curada somente por meio da oração (como eu posso atestar) é uma experiência pessoal que não pode ser descartada pelo ceticismo dos críticos.

Porventura não faz sentido incorporar em qualquer plano de saúde um método - tal como a cura espiritual - no qual existe um longo e consistente histórico de casos comprovados, que mostram que o paciente claramente ganhou melhor saúde?

Minha própria experiência é um exemplo disso. Nas últimas décadas da minha carreira como funcionária, tais benefícios não eram incluídos nos planos de saúde da empresa. No entanto, ao longo dos anos, meus “dias de baixa por doença” foram quase inexistentes e várias empresas não incorreram em nenhuma despesa em meu nome, em qualquer campo biomédico. A prática da Ciência Cristã me ajudou a viver uma vida consistentemente saudável e cheia de realizações - que nunca representou nenhum ônus financeiro para qualquer plano de saúde. Não sou a única. Vários familiares e colegas membros da igreja podem atestar o mesmo.

A cura espiritual, como foi demonstrada por Jesus, é frequentemente desconsiderada nesta era científica. Ela não se enquadra nos atuais modelos de cuidados biomédicos. Mas dar espaço a um modelo diferente, modelo esse que é fundamentado no todo amoroso Deus que nos criou à Sua própria imagem, é a maneira como podemos vivenciar um estado natural de boa saúde. Isso beneficia a todos!

* Wendy Margolese escreve sobre a relação entre pensamento, espiritualidade e saúde, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã em Ontario, Canadá.



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional