Benefícios ilimitados para a saúde

Movimentos visando ao bem-estar no local de trabalho estão ganhando força.


Wendy Margolese

06/03/2017 - 08:53

Os empregadores estão cada vez mais reconhecendo que a saúde mental é parte essencial do nosso bem-estar geral.

Recentemente, o Starbucks no Canadá fez o que considera um investimento inteligente na saúde mental de seus empregados: aumentou o benefício para o tratamento da saúde mental dos empregados, oferecendo um dos maiores subsídios oferecidos no país.

O raciocínio que está por trás desse investimento se fundamenta no fato de que o quadro de funcionários do Starbucks é composto principalmente pela geração deste milênio – apelidada nas pesquisas de “Geração Estresse”.

De acordo com a psicoterapeuta e escritora Linda Esposito, na era do acesso contínuo às notícias e à mídia social, a saúde mental dessa geração “está em estado precário”. “O que é que está por trás dos altos índices de depressão e ansiedade?”, pergunta ela. A pressão para se sair bem nos estudos, a sobrecarga de informações e a cobrança excessiva dos pais, são alguns dos motivos.Independentemente das razões para o estresse, Esposito se concentra em formular estratégias para melhorar a saúde mental desses jovens nos dias de hoje e para o futuro.

É importante manter nosso pensamento, como também nossas opções, em aberto, quando se trata de escolhas para tratar da saúde mental. O cenário médico está sempre mudando. Muitas pessoas acham difícil decifrar os sinais de mudança e estão procurando um plano de ação mais confiável para a própria saúde.

De acordo com a empresa de pesquisas Pew Research, os jovens deste milênio podem não ser tão religiosos como seus pais. Mas, simplesmente porque não vão à igreja não significa que eles não estejam buscando e adotando práticas que lhes falem de sua natureza espiritual - algumas ligadas ao Divino e algumas não - tais como meditação, exercício da gratidão e encontros com a natureza.

Em nossa cultura, parece que as pessoas de todas as idades estão se afastando dos laços com as religiões e comunidades religiosas mais tradicionais. Ao mesmo tempo, elas estão em busca de melhores maneiras de cuidar da saúde. Isso sem dúvida configura um paradoxo, uma vez que muitos descobriram que compreender a conexão com nossa natureza espiritual - nosso verdadeiro relacionamento com Deus - é a chave que abre a porta para um bem-estar mais consistente! Como alguém que constatou esse fato, com base na prática da Ciência Cristã, minha confiança em Deus cresceu, tendo comprovado Seu cuidado por mim ao longo dos anos.

Reconhecendo a natureza mental e espiritual da saúde, algumas universidades no Canadá (onde vivem grande número de jovens), há alguns anos incorporaram a cura pela oração em seus planos de benefícios. Esses planos reembolsam os tratamentos efetuados por praticistas da Ciência Cristã. Praticista da Ciência Cristã é uma pessoa que ora para os outros, a fim de ajudá-los a encontrar o bem-estar mental e físico ou a restaurar o bem-estar. A Ciência Cristã é um sistema de cura fundamentado no exemplo que Jesus estabeleceu através de suas palavras e obras, e que ele ensinou a seus seguidores para que lhe dessem continuidade.

Pesquisadores e patrocinadores de planos de saúde podem ser céticos em relação a qualquer cura em particular atribuída unicamente à oração - descartando-a como hipotética, como coincidência, erro de diagnóstico, efeito placebo, etc. Mas o que aconteceu ao coração, à mente e ao estado de espírito da pessoa curada somente por meio da oração (como eu posso atestar) é uma experiência pessoal que não pode ser descartada pelo ceticismo dos críticos.

Porventura não faz sentido incorporar em qualquer plano de saúde um método - tal como a cura espiritual - no qual existe um longo e consistente histórico de casos comprovados, que mostram que o paciente claramente ganhou melhor saúde?

Minha própria experiência é um exemplo disso. Nas últimas décadas da minha carreira como funcionária, tais benefícios não eram incluídos nos planos de saúde da empresa. No entanto, ao longo dos anos, meus “dias de baixa por doença” foram quase inexistentes e várias empresas não incorreram em nenhuma despesa em meu nome, em qualquer campo biomédico. A prática da Ciência Cristã me ajudou a viver uma vida consistentemente saudável e cheia de realizações - que nunca representou nenhum ônus financeiro para qualquer plano de saúde. Não sou a única. Vários familiares e colegas membros da igreja podem atestar o mesmo.

A cura espiritual, como foi demonstrada por Jesus, é frequentemente desconsiderada nesta era científica. Ela não se enquadra nos atuais modelos de cuidados biomédicos. Mas dar espaço a um modelo diferente, modelo esse que é fundamentado no todo amoroso Deus que nos criou à Sua própria imagem, é a maneira como podemos vivenciar um estado natural de boa saúde. Isso beneficia a todos!

* Wendy Margolese escreve sobre a relação entre pensamento, espiritualidade e saúde, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã em Ontario, Canadá.




Síndrome de Down: alertas e cuidados

Dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.


Conheça os melhores tratamentos emagrecedores

Saiba tudo sobre os cinco melhores tratamentos estéticos que podem te ajudar a emagrecer.


Será que a saúde espiritual produz riqueza?

“Deus vos dá Suas idéias espirituais e elas, por sua vez, vos proporcionam o suprimento diário”.


A dor crônica não precisa ser uma prisão perpétua

A dor crônica tem se tornado a razão mais comum para as pessoas consultarem médicos.


Brasileiros vivem crise sexual sem precedentes

Sete em cada dez afirmam que o sexo não é o mesmo depois do casamento.


Hora de começar a cuidar da saúde do seu coração

Estilo de vida equilibrado e exames periódicos mantêm o coração saudável.


Cosméticos podem causar alergia e irritação na pele

Alergista dá dicas para evitar reações alérgicas sem deixar de lado a vaidade.


Reflexões sobre a Alma

Você já percebeu que na maioria das vezes utilizamos as palavras sem pensar na sua definição?


Mulheres: igualdade de gênero

Os exemplos ao longo da história servem de reflexão e motivação.


Água aromatizada contribui para manter hidratação

Nutricionista dá algumas sugestões de receitas de águas aromatizadas para refrescar seu dia.



...


...