Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E se a saúde fosse contagiosa?

E se a saúde fosse contagiosa?

03/05/2017 Bob Commings

Quais seriam as implicações benéficas de se considerar a saúde como contagiosa?

E se a saúde fosse contagiosa?

É razoável considerar uma coisa boa como contagiosa? Acaso não é amplamente aceito, por exemplo, que o riso pode ser contagiante?

Talvez, ao invés de considerarmos que a saúde é frágil, poderíamos adquirir uma compreensão mais firme a respeito da saúde, isto é, de que a saúde não é apenas a ausência de doença ou enfermidade, conforme indica a definição de saúde proporcionada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Isso, por sua vez, poderia nos ajudar a enfrentar o medo diante das numerosas reportagens sobre a gripe e outras formas de contágio. Tais reportagens podem nos ajudar a ficar informados, alertas e sábios. Mas elas também podem fazer com que fiquemos temerosos. A Dra. Margaret Chan, diretora geral da OMS, referindo-se ao surto de Ebola, disse que o medo estava se espalhando mais rápido do que o vírus.

Combater o medo é importante.

Mary Baker Eddy, reformadora do tratamento da saúde, disse: “As pessoas acreditam em doenças infecciosas e contagiosas, e que qualquer um está sujeito a contraí-las, em virtude de determinadas causas predisponentes e excitantes. Esse estado mental nos prepara para contrair qualquer doença, sempre que se apresentem as circunstâncias que, acreditamos, a provocam. Se acreditássemos, com a mesma sinceridade, que a saúde é contagiosa quando em contato com pessoas saudáveis, seríamos contagiados pela maneira como elas se sentem, tão certamente e com melhores resultados, do que quando nos contagiamos com o estado do homem doente”.

Tudo isso me faz pensar em um exemplo da Bíblia, no qual Jesus tocou um leproso. Ao invés de Jesus contrair a lepra, o leproso foi curado.

Não poderia esse toque ter sido a afirmação de um ponto de vista diferente do que a saúde é e de onde ela vem, uma afirmação de que a fonte da saúde é superior à fonte da doença?

Existe um fundamento bíblico para essa ideia: “… reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso” e “[Eu] te restaurarei a saúde... diz o Senhor...” (Apocalipse 19:6, Jeremias 30:17).

Há vários anos, durante o inverno, quando levei meu carro para consertar, essa perspectiva mais elevada a respeito da saúde me ajudou. Aqui está o que aconteceu. Fiquei sentado na sala de espera por uma hora e meia. O local era pequeno, e um único cômodo abrigava o escritório, a área da recepção e a sala de espera. Quando meu carro ficou pronto e fui até o balcão pagar o conserto, a recepcionista me disse algo assim: “Você realmente não precisava ter esperado aqui; praticamente todos nós aqui estamos com a gripe e alguns funcionários da nossa equipe estão de licença médica devido a essa doença”.

A primeira coisa que me veio ao pensamento foi: se você pretendia me dizer algo assim, deveria ter me dito logo no começo e não depois de eu ter ficado aqui por mais de uma hora. Mas logo depois desse pensamento inútil, lembrei-me da declaração de Eddy a respeito de considerar a saúde como contagiosa. Então, eu disse para a recepcionista: “Não se preocupe, vocês todos podem ser contagiados com a minha saúde”. Talvez ela não soubesse como responder ao meu comentário, o que é compreensível, mas aquilo acalmou meu medo. Ao longo dos dias e semanas seguintes, não fiquei doente com a gripe.

Você pode se imaginar simplesmente lendo o jornal amanhã e vendo reportagens de que a saúde se espalhou?

* Bob Cummings é Comitê de Publicação da Ciência Cristã em Michigan, EUA, e escreve sobre espiritualidade e saúde. Ele se formou pela Universidade Estadual de Michigan.



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional