Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Espiritualidade e Saúde

Espiritualidade e Saúde

08/02/2017 Ana Carla Vicencio

Universidades e hospitais do país tem incentivado a pesquisa sobre a relação entre a espiritualidade e a religiosidade.

Espiritualidade e Saúde

Essas pesquisas têm contribuído para a reflexão da classe médica interessada nas variáveis que podem beneficiar o tratamento da saúde.

Estudantes e profissionais da saúde participam de encontros com palestras e discussões para que possam entender como os sentimentos, as religiões e a espiritualidade influenciam os resultados dos tratamentos.

Harold Koenig, psiquiatra, professor da Universidade Duke, na Carolina do Norte, EUA, é considerado um dos melhores especialistas sobre o assunto na atualidade. Ele afirma que “negligenciar a dimensão espiritual é como ignorar o aspecto social ou psicológico do paciente e resulta em falha ao tratar a pessoa integralmente.”

Koenig entende que a religião pode contribuir para a qualidade de vida, com aumento da taxa de sobrevida em até 35%, por meio da tendência de diminuição de vícios, com o apoio e a convivência entre pessoas que compartilham da mesma fé, atribuindo um significado à vida.

Entretanto, a relação entre religião, espiritualidade e saúde também foi estudada e comprovada há mais de um século por Mary Baker Eddy. Seu livro Ciência e Saúde apresenta um relato que mostra como o pensamento imbuído de ideais espirituais influencia diretamente a saúde: “Uma mulher na cidade de Lynn, estado de Massachusetts, foi anestesiada com éter e morreu em consequência disso, muito embora seus médicos tivessem insistido que seria perigoso fazer a necessária operação cirúrgica sem o éter. Depois da autópsia, a irmã da falecida declarou que esta havia protestado contra a inalação do éter, dizendo que o éter a mataria, mas que havia sido coagida pelos médicos a aceitá-lo. Haviam-lhe segurado as mãos e ela fora forçada a se submeter. O caso foi levado aos tribunais. Tendo sido considerada concludente a prova, foi dado parecer de que a morte fora ocasionada, não pelo éter, mas pelo medo da inalação.

Acaso é cirurgia eficiente e científica não levar em consideração as condições mentais, e tratar a paciente como se ela não fosse outra coisa senão matéria sem mente, e como se a matéria fosse o único fator a ser consultado? Se esses cirurgiões não científicos tivessem entendido a metafísica, teriam levado em consideração o estado mental da mulher e não teriam arriscado tal tratamento. Eles teriam acalmado seu medo, ou teriam feito a operação sem éter.”

“Por não saber que a crença de um homem produz a doença e todos os seus sintomas, o médico comum corre o risco de agravar a doença com sua própria mente, ao passo que deveria se dedicar ao trabalho de destruir a enfermidade pelo poder da Mente divina.”

Esse exemplo apresenta o medo como um fator decisivo no pensamento do paciente, mas existem outros sentimentos como a raiva, a mágoa ou até mesmo determinados conceitos morais ou teológicos que impõem a culpa ou a discriminação, que devem ser considerados durante o tratamento tanto pelo paciente quanto pelos profissionais de saúde.

À medida que mais profissionais e pacientes se conscientizarem da importância da espiritualidade e do pensamento na manutenção e recuperação da saúde mental, emocional e física, veremos sem dúvida uma melhora significativa na qualidade de vida e na longevidade das pessoas.

* Ana Carla Vicencio integra o Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e bem-estar. Email: [email protected].



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional