Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Existem lições a serem aprendidas dos placebos?

Existem lições a serem aprendidas dos placebos?

19/04/2017 Thomas Mitchinson

Cresce a preocupação com pacientes que ingerem remédios em excesso.

Existem lições a serem aprendidas dos placebos?

A preocupação crescente com pacientes que ingerem remédios em excesso está forçando cada vez mais os médicos a pesquisarem novas abordagens para aliviar o sofrimento. Essa preocupação está até mesmo levando alguns médicos a considerar aquilo que outrora era impensável, ou seja, ministrar placebos a seus pacientes.

É claro que a pesquisa sobre o efeito placebo vem acontecendo há séculos. A pesquisadora em saúde e sanadora cristã do século XIX, Mary Baker Eddy, descreveu seu tratamento em uma paciente com edema. Temendo o uso prolongado e excessivo de sua medicação, Eddy finalmente ministrou pílulas desprovidas de qualquer conteúdo farmacológico ? e a senhora continuou a melhorar até que ficou completamente bem.

Mais recentemente, o professor adjunto de medicina na Universidade Harvard, Ted Kaptchuk, realizou um teste com medicamentos clínicos em 270 indivíduos que sofriam de dor extrema. Ele lhes disse que estava conduzindo um estudo comparativo entre a terapia com base medicamentosa e os tratamentos que fazem uso da acupuntura.

A maioria dos seus pacientes relataram alívio real e aqueles que receberam o tratamento de acupuntura relataram resultados ainda melhores. Ironicamente, as pílulas que eles haviam tomado eram feitas de amido de milho e as agulhas da acupuntura eram agulhas falsas retráteis que nunca perfuraram a pele.

Kaptchuk comentou: “Até mesmo pacientes que sabiam que estavam tomando placebos descreveram uma real melhora, relatando mais que o dobro de alívio dos sintomas em relação ao grupo que não recebeu esse tratamento. Essa é uma diferença muito significativa e é comparável à melhora constatada nos testes com os melhores remédios reais para a síndrome do intestino irritável”.

Então, o que isso pode nos informar a respeito dos fatores que achamos que afetam nossa saúde? Eddy se perguntava qual o papel que a mente humana desempenha na cura da doença. Ela escreveu: “A receita médica que é eficaz em um caso falha em outro, e isso se deve aos diferentes estados mentais do paciente” (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 149). Essa é uma percepção importante para alguém que está focado em encontrar soluções ? resultados ? em vez de simplesmente examinar metodologias presumíveis.

Recentemente, sofri de uma doença interna muito dolorosa. Ao invés de tomar medicamentos analgésicos, decidi fazer uso de uma abordagem fundamentada na oração para o tratamento como foi desenvolvida por Eddy. Estudei a Bíblia e outra literatura espiritual a fim de imbuir meu pensamento com o poder de Deus. Como consequência, quando comecei a me sentir envolvido na paz e no conforto divinos, a dor desapareceu completamente.

Um dos resultados mais úteis da pesquisa sobre o placebo é que está abrindo a porta para uma consideração sobre abordagens que reconheçam a importância da nossa natureza mental e espiritual em vez de considerarmos apenas a natureza física. À medida que reconhecemos a importância do pensamento para tornar o corpo saudável, faz cada vez mais sentido incluir terapias religiosas, fundamentadas na oração, para a cura da doença.

* Thomas Mitchinson é Comitê de Publicação da Ciência Cristã para Illinois, EUA, e escreve sobre a relação entre o pensamento, a espiritualidade e a saúde. Contato no Brasil: [email protected]



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos