Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Há limites (espirituais) para a tecnologia

Há limites (espirituais) para a tecnologia

19/10/2017 Eric Nelson

"Toma consciência, por um só momento, de que a Vida e a inteligência são puramente espirituais."

Há limites (espirituais) para a tecnologia

A tecnologia tem seus limites, sendo um deles, a incapacidade de fornecer qualquer conexão real com o inefável, o transcendental ou aquilo que é divino.

Esse foi, basicamente, meu argumento durante uma recente conversa durante um jantar. Alguém sugerira que o know-how – e, por sua vez, o progresso humano – estava prestes a ser superado pela inteligência artificial, e eu discordei.

Não que eu tenha algo contra a tecnologia. Longe disso. É que ainda não vejo, mesmo que remotamente, a tecnologia fornecer o tipo de sabedoria que transforma vidas e essa, pelo menos para mim, só vem por meio da comunhão consciente com Deus.

Por exemplo, há alguns anos, quando eu trabalhava como produtor de vídeos, um dos meus editores ligou, dizendo que o projeto no qual estivera trabalhando por quase toda a semana estava completamente perdido. Aparentemente, o disco rígido se havia queimado.

A solução parecia ser bem objetiva: entregar o disco rígido a vários técnicos especializados, esperar alguns dias, pagar uma fortuna e pronto! Problema resolvido.

Sem ter o tempo nem o dinheiro necessários, decidi orar. Eu não pedi a Deus, a Mente divina, que consertasse o disco rígido. Em vez disso, como confiava na presença dEle em minha vida, eu estava aberto para quaisquer ideias que Ele tivesse para cuidar da situação.

Em questão de minutos, veio-me à mente a ideia de ligar para uma empresa de recuperação de dados, com a qual já trabalhara antes, e explicar o que estava acontecendo. Recebi a informação de que havia um novo software no mercado que eles acreditavam poderia nos ajudar. Comprei o software (barato, pelo que me lembro) e, em menos de um dia, o projeto estava em operação novamente.

Embora essa não seja a melhor descrição da “sabedoria que transforma vidas”, uma profunda lição fora aprendida: fui lembrado da fonte divina da inteligência – um lembrete que me tem sido útil depois disso, principalmente em relação à minha saúde.

Lembro-me de uma vez em que sentia um grande desconforto para caminhar, devido a uma infecção na pele. Nesse caso, não era questão de não ter tempo ou dinheiro para tratar do problema pela medicina, mas foi a mesma inclinação divina que me levou a orar, na ocasião do problema com o disco rígido.

O que me veio à mente foi que, com base no estudo da Bíblia, minha pureza – mental, física, total – não estava nem um pouco fundamentada na matéria, pelo contrário, era uma condição divinamente ordenada e mantida. Constatei, por várias vezes, que, à medida que eu mantenho mentalmente essa compreensão espiritual, a pureza se manifesta no meu físico. Embora tenha levado um pouco mais de tempo para a infecção desaparecer, do que o conserto do disco rígido, minha cura foi rápida e completa.

“Toma consciência, por um só momento, de que a Vida e a inteligência são puramente espirituais — que não estão na matéria nem são constituídas de matéria — e o corpo já não se queixará de coisa alguma”, escreve a reformadora cristã Mary Baker Eddy. “Se estiveres sofrendo de uma crença na enfermidade, repentinamente constatarás que estás bem.”

Sem dúvida, a tecnologia humana continuará a avançar. Da mesma forma, avançará nossa habilidade de melhor compreender e aplicar a inteligência espiritual que resulta, não apenas em melhores circunstâncias físicas, mas também em uma vida divinamente inspirada e fortalecida.

* Eric Nelson escreve sobre a conexão entre a consciência e a saúde, a partir de sua perspectiva como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o norte da Califórnia, EUA.  



Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

O que é a Síndrome da Cabana?

A síndrome da cabana é um fenômeno psicológico onde o indivíduo apresenta dificuldade em reconectar com a vida social e profissional após um longo período de isolamento.

Autor: Alessandra Augusto

O que é a Síndrome da Cabana?

Tentar significa conseguir – um outro ponto de vista

Eu já li alguns artigos que diziam: “Tentar não significa conseguir” e neste artigo eu abordo um outro ponto de vista sobre este assunto: “Tentar significa conseguir”.

Autor: Renata Nascimento


O poder das escolhas positivas

Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos.

Autor: Nuno Paiva

O poder das escolhas positivas

Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração