Mulheres: igualdade de gênero

Os exemplos ao longo da história servem de reflexão e motivação.


Ana Carla Vicencio

08/03/2017 - 09:06

Na história contemporânea, a luta pelos direitos das mulheres data de 1791, quando Olympe de Gouges apresentou à Assembléia Nacional da França a Declaração dos direitos da mulher e da cidadã para contrapor a Declaração dos direitos do homem e do cidadão. A proposta não foi aprovada e ela foi levada à guilhotina em 1793.

Nos tempos bíblicos encontram-se alguns exemplos de mulheres que conseguiram desempenhar um papel significativo, acima do padrão de uma sociedade estritamente patriarcal. O que encorajou essas mulheres a assumirem a liderança sem que houvesse um movimento social por seus direitos? Um exemplo é o de Ester, uma órfã judia que foi escolhida para ser rainha e se manteve centrada no poder da oração, arriscando sua vida para servir ao povo, conduzindo-o à liberdade.

Outro exemplo é apresentado no livro de João. Uma mulher adúltera foi levada a Jesus. Segundo as leis da época, ela deveria ser condenada ao apedrejamento. Quando perguntaram a Jesus se deveriam agir como determinava a lei, após refletir por uns momentos, ele lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”.

Depois disso, um por um saiu e ninguém atirou nenhuma pedra. Com sua pergunta, Jesus apontou para um sentido mais puro de justiça combinado com a compaixão, demonstrou a necessidade de ter um padrão de vida mais honesto e sincero, além de expressar sensibilidade em relação à desigualdade de gênero presente na sociedade.

Ao mesmo tempo, Jesus revelou-lhes a existência de uma lei espiritual que ampara a todos em igualdade de condições e não faz distinção entre sexo, raça ou classe social. Ele possibilitou aos homens que lhe trouxeram a mulher adúltera pensarem em um conceito mais elevado do gênero humano, ao ponto de não a condenarem.

Entretanto, a condenação à mulher não terminou naquele momento. Mulheres continuaram sofrendo perseguições e injustiças. Mas, no fim do século XIX, uma mulher nos Estados Unidos tornou-se teóloga e escritora: Mary Baker Eddy fundou uma religião e um jornal, duas atividades atípicas para uma mulher de sua época. Com o estudo da Bíblia, ela percebeu a importância da espiritualidade da mulher desde aqueles tempos e escreveu em seu livro intitulado Não e Sim: “Que não se diga em Boston que a mulher, ‘a última ao pé da cruz e a primeira junto ao sepulcro’, não tem direitos que não devam ser respeitados pelo homem. Na lei natural e na religião, é inalienável o direito da mulher de atingir o mais alto grau da compreensão esclarecida e de ocupar os mais altos postos no governo, e esses direitos são habilmente defendidos pelos mais nobres representantes dos dois sexos. Chegou a hora da mulher, com toda a sua doçura e suavidade, bem como com reformas morais e religiosas.”

Nos séculos XIX e XX, os movimentos sociais se intensificaram e promoveram conquistas significativas em diferentes países, mas a desigualdade de gênero continua sendo um tema relevante na sociedade atual.

Os exemplos ao longo da história servem de reflexão e motivação para a expressão das qualidades espirituais que geram atitudes mais justas e honestas reconhecendo a igualdade de gênero.

* Ana Carla Vicencio é Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e bem-estar. Email brasil@compub.org Twitter @AnaCVicencio




Síndrome de Down: alertas e cuidados

Dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.


Conheça os melhores tratamentos emagrecedores

Saiba tudo sobre os cinco melhores tratamentos estéticos que podem te ajudar a emagrecer.


Será que a saúde espiritual produz riqueza?

“Deus vos dá Suas idéias espirituais e elas, por sua vez, vos proporcionam o suprimento diário”.


A dor crônica não precisa ser uma prisão perpétua

A dor crônica tem se tornado a razão mais comum para as pessoas consultarem médicos.


Brasileiros vivem crise sexual sem precedentes

Sete em cada dez afirmam que o sexo não é o mesmo depois do casamento.


Hora de começar a cuidar da saúde do seu coração

Estilo de vida equilibrado e exames periódicos mantêm o coração saudável.


Cosméticos podem causar alergia e irritação na pele

Alergista dá dicas para evitar reações alérgicas sem deixar de lado a vaidade.


Reflexões sobre a Alma

Você já percebeu que na maioria das vezes utilizamos as palavras sem pensar na sua definição?


Água aromatizada contribui para manter hidratação

Nutricionista dá algumas sugestões de receitas de águas aromatizadas para refrescar seu dia.


Benefícios ilimitados para a saúde

Movimentos visando ao bem-estar no local de trabalho estão ganhando força.



...


...