Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que você aprendeu hoje na escola?

O que você aprendeu hoje na escola?

13/10/2015 Russ Gerber

"É preciso tirar o melhor proveito da escola preparatória da Terra" - Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy

Não tenho certeza de qual foi o momento na minha vida em que a mudança ocorreu, mas não ignoro que cresci para aprender isso. A maioria de nós não pode esperar terminar a escola quando estamos inundados com tarefas e com notas não muito boas. Mas isso tudo mudou para mim.
Isso porque o meu conceito sobre escola mudou.

A citação acima captura a grandiosidade das salas de aula que agora vejo como o meu campus. Quando estou no trabalho ou tendo uma conversa informal durante o almoço, a escola está presente. Estou aberto a ser iluminado, corrigido e alimentado.

Para ser honesto, isso não acontece sem uma grande dose de generosidade. Essa é uma das lições chefe, às quais sou repetidamente apresentado por amigos e desconhecidos. Enquanto há muito no mundo para sugerir que a imersão na nossa própria vida é o que importa, é realmente a imersão em fazer coisas boas pelos outros, desejar enriquecer e ajudar as pessoas ao nosso redor que ampliam e enriquecem a nossa vida. Acho que essa é uma medida bastante confiável de como eu estou progredindo na escola "preparatória".

Durante a Escola Dominical, fui apresentado para aquilo que é a raiz de ver esse valor. Enquanto meus professores falavam do puro amor de Deus por todos (e enquanto eu estava, provavelmente, revirando os olhos), algo dessa mensagem espiritual ficou comigo. Eu me inspiro quando penso nos outros como dignos desse amor.

Não vejo isso como uma forma sonhadora de se relacionar com um mundo maior, mantendo um braço de distância das questões complexas com as quais os governos locais e internacionais lutam todos os dias. Vejo isso como ser capaz de respeitar completamente e aprender sob os pontos de vista intelectual, político, cultural e espiritual que boas pessoas em todos os lugares trazem consigo essas questões, lembrando de algo que eu aprendi na Escola Dominical: a verdadeira e necessária semelhança da Criação ao Criador todo amoroso. Esse bem inerente em cada um de nós é o que nos inspira a aprender e cuidar uns dos outros. É o que nos junta para encontrar soluções de problemas comuns. Encoraja-nos a olhar para o bem em nosso companheiro, mesmo quando suas (ou nossas) ações estejam longe de serem boas, e quando a raiva ou desespero ou simplesmente tentativas de desistir venham a nos arrebatar.

Como qualquer outra coisa que aprendemos na escola, é quando colocamos as lições em prática que as tornamos nossas. Tenho de lembrar-me de ver os outros através da mesma lente de valor, afeto e compaixão que eu quero que eles usem quando me vejam. Continuar a ouvir. Resistir à cegueira do egoísmo. E acima de tudo, continuar.

Cada sala de aula inclui uma abundância de estudantes médios, uma dispersão de luzes brilhantes, e alguns alunos lentos. Frequentemente, vejo-me como um dos últimos. Mas eu sou grato que aos olhos de Deus somos todos luzes brilhantes. Essa pode ser uma das maiores lições que estamos aprendendo na escola hoje.

* Russ Gerber trabalhou no Christian Science Monitor e é professor de Ciência Cristã. Artigo publicado originalmente em Psychology Today.



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional