Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os perigos da “barriga de cerveja”

Os perigos da “barriga de cerveja”

18/11/2015 Cristiano Parente

Para entender detalhadamente os perigos da chamada “barriga de cerveja”, que em muitas rodas de amigos até é motivo de piada e de risadas, é preciso compreender alguns conceitos sobre o armazenamento do excesso de energia no corpo humano.

É necessário entender, primeiramente, que a "barriga de cerveja", ou aquela barriga mais "redonda e dura", surge não pela alta ingestão de cerveja, mas pela alta ingestão de nutrientes muito calóricos, em quantidades acima do gasto energético total do indivíduo.

Sempre que há o excesso de calorias, também há a transformação da energia que sobra em gordura e, consequente, o seu armazenamento nas regiões de estocagem. Essas regiões variam muito de acordo com fatores genéticos e também com o histórico de desenvolvimento e crescimento do indivíduo, desde a gravidez.

No que diz respeito à região abdominal, o acúmulo de gordura pode acontecer logo abaixo da pele e por cima da musculatura abdominal – a chamada gordura subcutânea, aquela mais "molinha" e flácida, ou acontecer abaixo do músculo abdominal, junto aos órgãos ou vísceras, motivo pelo qual é chamada de gordura visceral.

A conhecida "barriga de cerveja" ou a barriga redonda e dura que muitas vezes aparece em pessoas que tem o resto da estrutura corporal magra ocorre, principalmente, pelo fato delas apresentarem uma tendência alta de acumular gordura abaixo da musculatura abdominal, fazendo que, com esse acúmulo, a musculatura seja empurrada para fora como uma "capa" ou "escudo" rígido da gordura.

O aspecto redondo e duro visto na "barriga de cerveja" se dá devido à musculatura abdominal resistir e dar forma mais definida do que quando a gordura está por cima da musculatura. Nesses casos, o escudo seria apenas a pele, que não tem tanta resistência como o abdômen, dando o aspecto mais “mole”.

Detalhado o porquê e como funciona o acúmulo de gordura na região abdominal, é fundamental alertar aos riscos que um se dá sobre o outro. Um estudo realizado pelo Dr. Francisco Lopez-Jimenez em Rochester, Minnesota, nos Estados Unidos, indicou que o risco de mortalidade para homens que tem a “barriga de cerveja” é o dobro em relação aos homens que, ou são obesos, ou tem primordialmente um acúmulo de gordura subcutânea.

No caso das mulheres, o risco de mortalidade é 32% maior. O estudo foi realizado com 15 mil adultos, em um período de quase 20 anos, o que representa números bastante significativos. Esses dados vem reforçar a importância de entender a individualidade de cada caso.

Mais do que isso, ressalta o grau de cuidado e de atenção que determinadas pessoas precisam ter em relação à saúde, sabendo que o tratamento também é de caráter individualizado. E a palavra tratamento não é sem razão, uma vez que a obesidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a define como uma doença e, como tal, deve ser tratada.

Então, se você tem a famosa "barriga de cerveja" ou se diverte com amigos que as possuem, saiba que o assunto é sério, que merece atenção e mudança de hábitos com rapidez, sob sérios riscos de danos à saúde.

* Cristiano Parente é professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness.



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos