Os especialistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) fazem uma lista de observações a serem levadas em conta como o uso correto das mochilas.
O especialista em coluna Luiz Eduardo Carelli, avisa que diante de tantas opções no mercado, o importante é pensar na saúde da coluna e dos ombros. Pesquisas já revelaram que o peso adequado a ser transportado em uma mochila é de no máximo 10% do peso corporal.
Por isso, a sugestão é arrumar a mochila diariamente, segundo as necessidades das aulas do dia seguinte. “O caderno de 10 matérias pode ser substituído por um caderno para cada matéria. Ou pode-se adotar o esquema de fichário, em que o aluno leva para a escola apenas as folhas da matéria em questão”, ensina Carelli.
Vale ainda dar preferência para os modelos de alças alcolchoadas com largura que não excedam o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura. Outro ponto importante é ajustar a bolsa ao tronco e carregá-la sobre os dois ombros. “Jamais usá-las sobre um só ombro. A sobrecarga em um lado do corpo pode ocasionar problemas de postura, como escoliose e cifose, e sérias dores”, complementa.
O ortopedista lembra ainda a importância da postura em sala de aula e faz um alerta para os professores. “Muitos alunos têm mania de inclinar o corpo para frente no momento de escrever. É importante sinalizar a garotada a manter uma postura ereta, com as costas apoiadas na cadeira. È papel dos pais observar se as cadeiras da escola são adequadas, de maneira que tenham um tamanho compatível com as mesas”, acrescenta.
Fonte: Elaine Dias - Assessoria Imprensa – INTO
Pesquisa Google
Seja o primeiro a comentar essa notícia