Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Triatleta de nível mundial vence com espiritualidade

Triatleta de nível mundial vence com espiritualidade

24/08/2015 Thomas Mitchinson

Patrick descobriu que correr “com Deus” neutraliza qualquer tensão ou autocríticas cruéis que possam passar por sua mente.

Em mais de 80 triathlons que serão feitos este ano em Illinois, EUA, pessoas de todas as idades terão de usar mente e corpo enquanto correm, andam de bicicleta e nadam, lado a lado com seus adversários. O número crescente de participantes também irá requerer bastante de seu lado espiritual nessas competições.

Uma dessas pessoas é o triatleta que disputa competições a nível mundial Patrick McCreary, de Alton, que acabou de completar sua 189ª corrida em 28 anos. Sua rotina de treinamento não é a típica rotina de um esportista normal, e sim um momento de oração. “Apesar de treinar o ano inteiro e participar de 6 a 12 corridas por temporada, é a minha relação com Deus que me mantem forte. Meu treinamento inclui pensar nos versículos da bíblia enquanto corro, nado e pedalo”.

Patrick foca em três características espirituais quando treina e compete: paz, alegria e força. “Eu não conheço ninguém que não esteja buscando essas três qualidades”, ele me contou. Esses três elementos espirituais podem ser chamados de “triathlon espiritual”. Ele comentou sobre os benefícios de encontrar paz, alegria e força divinas em suas corridas:

Paz. Patrick disse que ao expressar amor, ele recebe de volta a paz que precisa nessas corridas: “Triathlons formam uma grande irmandade. Todos temos um princípio que nos guia”, disse ele, “que é acabar a corrida com sucesso e sem se machucar. Há princípios e protocolos em uma competição para nos ajudar e um deles é a paz de espírito, mesmo em uma competição intensa."

Alegria. Patrick descobriu que correr “com Deus” neutraliza qualquer tensão ou autocríticas cruéis que possam passar por sua mente. Quando ele é humilde ao correr, expressando sua gratidão aos voluntários e perdoando erros que possam acontecer, Patrick consegue encontrar a alegria e satisfação no caminho: “Há grande alegria em cada competição”, disse. “Eu amo pedalar, nadar e correr, e as pessoas que competem comigo também.

Força. Fadiga e desgasto podem acabar com qualquer atleta. Patrick falou que seu versículo favorito da Bíblia o ajuda a manter a força e a resistência: “Os que esperam no senhor, renovam as suas forças ... correrem e não se cansam, caminham e não se fatigam”. “Ao entender que minha inteligência e força vêm de Deus, minhas habilidades mentais e físicas melhoram”.

Há alguns anos, Patrick competiu no ITU World Triathlon em Honolulu, no Havaí, e um carro apareceu no caminho da corrida e bateu em Patrick. Ele foi levado para o hospital em uma maca. Os quartos da emergência estavam lotados, por isso, enquanto esperava, ele orou. Mais do que pedir a Deus por ajuda, ele usou seu tempo para perceber a presença do Amor divino, que pode curar qualquer dano. Depois de ser examinado, mesmo tendo diversos machucados, foi confirmado que nada tinha se quebrado ou deslocado, e ele foi liberado.

Nos meses seguintes, uma dor ainda restringia sua liberdade de movimentos, e tinha problemas para dormir. Patrick decidiu que poderia mover seu pensamento para longe das memórias do acidente e para perdoar o motorista. Suas orações incluíram as palavras de um poema de Mary Baker Eddy: “Gentil presença, gozo, paz, poder".Ele percebeu que a “gentil presença” divina poderia ajudá-lo a encontrar a gentil presença da paz que o ajudaria a dormir. E assim ocorreu.

Alguns anos depois, ele competiu no ITU World Triathlon em Pequim, China, e ficou em segundo lugar. Patrick chegou à conclusão: “O poder do Espírito é capaz de renovar e restaurar nossa saúde e habilidades”.

Seja correndo ou não, todos podemos participar de um “triathlon espiritual” e sentir a paz, alegria e forçaque superam estresse, competitividade e fadiga, rompendo barreiras em todas as áreas de nossa vida.

* Thomas Mitchinson, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre a relação entre pensamento, espiritualidade e saúde.



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional