Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Minha empresa entrou em crise. O que faço?

Minha empresa entrou em crise. O que faço?

12/02/2016 Telmo Schoeler

Encare a realidade: os fatos são mais relevantes do que o que você pensa.

Minha empresa entrou em crise. O que faço?

Em síntese, você não percebeu as mudanças empresariais e de gestão, subestimou seus efeitos ou simplesmente não quis fazer os ajustes que se impunham, três pecados mortais no mundo moderno. Não se autoflagele, você não errou sozinho.

A maioria esquece que o cenário se tornou dinâmico, mutante, desestabilizador e disruptivo e ainda fica olhando no espelho retrovisor, focada no que passou, esquecendo que o presente já é – e o futuro será ainda mais – diferente.

Achar que o passado o salvará qualquer tolo faz, mas enxergar o futuro, preparar-se para ele e até influenciá-lo só os capacitados e de mente aberta conseguem fazer.

Torça para que sua crise ainda tenha cura, ao contrário de Matarazzo, Varig, Olivetti, Kodak e tantos outros.

Havendo luz no horizonte, tenha consciência de que precisará implantar e aceitar mudanças na gestão e no seu modelo, o que só será possível se seguir a “equação de Strategos”, ou seja, se tiver “a humildade de ouvir, a capacidade de entender, a vontade de mudar e a determinação de levar o processo até o fim”.

Esta lógica requer aceitar que alguém pode até ter 100% do capital e da propriedade de um negócio, mas ninguém – absolutamente ninguém – possui 100% da informação e da capacidade, na qual se inclui gestão como ciência, pois já não basta boa intenção, intuição, dedicação e esforço.

Mas, não tente mudar sozinho. Busque ajuda externa, isenta, capacitada e experiente em processos de transformação.

Só alguém assim será capaz de adequado diagnóstico da realidade e mapeamento de causas e efeitos para, com base nisso, produzir um eficiente e eficaz plano de reversão a ser validado e aprovado por você, dando a imprescindível sustentação política para que possa ser implementado.

Não esqueça que a psicologia nos mostra que o ser humano não gosta de mudanças, pois elas nos tiram da zona de conforto.

Por isso, salvo em raras exceções e onde os problemas a serem corrigidos são pequenos ou restritos, coloque na liderança do processo de reversão ou recuperação um competente “gestor interino”.

Apenas ele, por ser movido por uma “missão” de reverter e salvar, com objetivo e prazo definidos, terá a isenção e capacidade para mudar hábitos, quebrar paradigmas, questionar e desafiar procedimentos, coisa quase impossível de ser feita por um executivo “de carreira” que sempre trafegará pelos convenientes caminhos da acomodação de interesses e do aparamento de arestas.

Como o foco do “interino” será a reestruturação e recuperação da empresa e não o desenvolvimento e manutenção de sua carreira, suas ações, deliberações e liderança – afinadas com o plano de recuperação aprovado – serão técnicas, objetivas e racionais, ingredientes imprescindíveis em processos de mudança.

Em paralelo, esquecendo seu umbigo, não deixe de olhar pela janela. Não basta estabelecer um plano e orçamento e premiar um resultado que o supere. De quem você terá que ganhar é da concorrência e do mercado, ou seja, a performance terá que ser boa em termos relativos, um olhar “beyond budgeting”.

Finalmente, para que você possa fazer isso tudo, olhar para frente e tomar as ações e precauções que aumentarão em muito sua probabilidade de sucesso e sobrevivência, deverá implantar ou ajustar sua estrutura de Governança Corporativa, cuidando para que ela não seja apenas teoria ou forma, mas sim um sistema cuja efetiva prática e funcionamento assegurem a você dar a volta e permanecer por cima.

Isto requer acionistas conscientes e preparados, um Conselho adequado, uma auditoria eficiente e uma diretoria executiva apta a uma performance que deixe felizes todos os “stakeholders”, inclusive os acionistas.

Em síntese, diante da crise, fora seus valores e princípios, tudo terá que mudar, pois se fizer as mesmas coisas e seguir os mesmos caminhos, você sempre chegará ao mesmo lugar.

* Telmo Schoeler é sócio diretor da Strategos Consultoria Empresarial e da Orchestra Soluções Empresariais 



Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

De forma bem-humorada e sem enrolação, o influenciador explica os princípios que o regem por trás das cifras milionárias.

Autor: Divulgação

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

Menos procrastinação, mais sucesso

Você sabe o que é procrastinação? É aquela mania de deixar tudo para depois.

Autor: Juliana Brito

Menos procrastinação, mais sucesso