MP deflagra quadrilha que adulterava leite com uréia

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Leite Compen$ado para desarticular um esquema de adulteração de leite.


Da Redação

08/05/2013 - 15:14

De acordo com as investigações, cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, uma substância semelhante à ureia, que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até agora, oito pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema.

Segundo o MP-RS, esse tipo de adulteração é considerada crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no Artigo 272 do Código Penal.

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em três cidades do Rio Grande do Sul (Ibirubá, Guaporé e Horizontina).

De acordo com o Ministério Público, as empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013.

O órgão estima que, desse total, 1 milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados, com o objetivo de aumentar o volume do leite transportado e consequentemente o lucro sobre o preço do leite cru.

A fraude foi comprovada por meio de análises químicas do leite cru. O formol foi encontrado no produto final mesmo depois dos processos de pasteurização.

Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da capital gaúcha apontaram fraude em 14 lotes de leite. O leite alterado era comercializado no Rio Grande do Sul e em outros estados.

Veja abaixo a lista das marcas e lotes adulterados:

Italac Integral
Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1

Italac Semidesnatado
L12KM1,

Bom Gosto/Líder UHT Integral
Lote TAP1MB,

Mumu UHT Integral
Lote 3ARC,

Latvida UHT Desnatado
Lote 37/661,

Latvida UHT Semidesnatado
Lote 48/661,

Latvida UHT Integral
Lote 36/661,

Latvida Semidesnatado
Lote 48/661 e

Latvida Integral
Lote 24/661

Fonte: Agência Brasil

Onde fica Porto Alegre (RS)?




Dicas para quem vai viajar no feriadão de carnaval

Carnaval chegando e muita gente também aproveita o feriadão para viajar, não é mesmo?


Mundo Verde lança campanha para incentivar alimentação saudável no carnaval

O Carnaval é considerado a melhor época do ano por muitos.


Bibliomundi de Literatura abre inscrições

O Prêmio é uma realização do Selo Off Flip e contempla os gêneros conto, poesia e literatura infantojuvenil.


British Council abre inscrições para bolsa de estudos no Reino Unido

Um profissional brasileiro será selecionado para participar de curso intensivo e de rede internacional de profissionais de festivais na Escócia e quatro estudantes de teatro serão selecionados para curso de teatro contemporâneo.


Anunciada programação do Meeting CICB de Produtividade

O encontro vai debater tecnologia, inovação e gestão na cadeia do couro e do calçado.


Qual o melhor investimento para o período de crise?

Essa pergunta é uma das mais frequentes por onde quer que eu passe, principalmente, por passarmos por um período de crise, onde os anseios são muito grandes.


FGTS e crédito consignado é melhor não misturar

O debate sobre o uso do FGTS para garantir o crédito consignado, conforme vem demonstrando a intenção o Governo Federal, esconde uma série de riscos.


Armadilhas financeiras: como evitar o desperdício de dinheiro?

O consumidor brasileiro é bombardeado sempre com estímulos para comprar, muitas vezes com ofertas de necessidades artificiais, que não precisamos verdadeiramente.


Financiamento imobiliário, como evitar dívidas

Quer comprar um imóvel novo, mas tem medo dos riscos? Confira simples dicas para que você possa ter sua casa própria sem problemas.


Shopping Cidade traz a maior instalação tecnológica já realizada em shoppings centers

A instalação vai surpreender os clientes com uma experiência interativa, por meio da arte, mesmo no corre-corre do dia a dia.





Copyright © 2016 Todos os direitos reservados