OIT destaca crescimento da classe média no Brasil

Segundo Organização, o programa Bolsa Família e o fortalecimento do salário mínimo, nos últimos 10 anos, impulsionaram o crescimento da classe média brasileira.


Da Redação

03/06/2013 - 15:35

Enquanto a crise econômica global causa desemprego em países ricos, as nações emergentes, como o Brasil, estão com seu mercado de trabalho numa situação melhor.

A avaliação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no relatório "O Mundo do Trabalho 2013: Reparando o Tecido Econômico e Social', divulgado nesta segunda-feira (3).

Sobre o Brasil, um dos destaques da organização no relatório foi o crescimento de 16 pontos percentuais da classe média entre 1999 e 2010. Segundo a OIT, isso foi ajudado pelo fortalecimento do salário mínimo e do Programa Bolsa Família.

Para a organização, essas duas políticas explicam a redução da pobreza no país e o fortalecimento da economia nacional.

No entanto, a OIT aponta problemas que ainda precisam ser resolvidos no Brasil: aumentar o número de trabalhadores com carteira assinada, elevar a produtividade, promover mais investimentos e reajustar os salários acima da inflação.

Os países desenvolvidos, por outro lado, estão em uma situação que pode se tornar "preocupante", a despeito da recuperação econômica desde 2009, ano em que começou a crise financeira internacional.

De acordo com o documento, na América Latina e no Caribe, registrou-se em 2012 taxa de emprego, em média, 1% superior à de 2008, ano anterior à crise. Na região, essa taxa atingiu 57,1% ao fim de 2012.

"Nos países em desenvolvimento, o desafio mais importante é consolidar os recentes progressos na redução da pobreza e da desigualdade", informou, em nota, o coordenador do relatório, o diretor do Instituto Internacional de Estudos de Trabalho da OIT, Raymond Torres.

A organização citou o estabelecimento de um piso salarial, por meio da fixação de salários mínimos, e de políticas de proteção social como essenciais para a situação atual desses países.




Mais de sessenta expositores confirmam presença na Retoke BH

A Feira traz opções de moda, beleza, cultura, arte e gastronomia de 27 a 29 de agosto no Mercado Distrital do Cruzeiro.

Carro híbrido começa a ganhar espaço no Brasil

A preocupação com o impacto dos automóveis no meio ambiente tem crescido cada vez mais.

Dirigir de forma consciente reduz perigos nas estradas

Por meio de ações preventivas e tecnologia, é possível reduzir as emissões de carbono e custos operacionais da frota.

O que a CPI da Petrobras já revelou?

Comissão criada a pedido da oposição e com apoio de boa parte da ala governista apura, desde fevereiro, irregularidades em contratos da estatal.

Medidas para seu condomínio economizar energia elétrica

Com a crise atual, a população encontra dificuldades em muitos aspectos, especialmente no que diz respeito às contas básicas como a de luz.

Você lida com introvertidos no trabalho?

Saiba como eles podem influenciar a vida dos funcionários a sua volta- e como o posicionamento correto é importante.

Fuja do estresse e tenha uma vida com mais qualidade

Estresse todo mundo tem, é uma reação natural do corpo a alguma ameaça externa.

Oito dicas para deixar seu pet sozinho

Como lidar com a saudade dos bichinhos durante longas horas sozinhos.

O desafio de manter clientes e contratos em dia

Há uma tendência de cortar tudo o que possa parecer “gordura” consultoria, ginástica, dentista, advogado, médico, roupa.

Como fazer um currículo da maneira certa?

Uma palavra pode ser a diferença entre ser contratado ou não.




Copyright © 2015 Todos os direitos reservados