OIT destaca crescimento da classe média no Brasil

Segundo Organização, o programa Bolsa Família e o fortalecimento do salário mínimo, nos últimos 10 anos, impulsionaram o crescimento da classe média brasileira.


Da Redação

03/06/2013 - 18:35

Enquanto a crise econômica global causa desemprego em países ricos, as nações emergentes, como o Brasil, estão com seu mercado de trabalho numa situação melhor.

A avaliação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no relatório "O Mundo do Trabalho 2013: Reparando o Tecido Econômico e Social', divulgado nesta segunda-feira (3).

Sobre o Brasil, um dos destaques da organização no relatório foi o crescimento de 16 pontos percentuais da classe média entre 1999 e 2010. Segundo a OIT, isso foi ajudado pelo fortalecimento do salário mínimo e do Programa Bolsa Família.

Para a organização, essas duas políticas explicam a redução da pobreza no país e o fortalecimento da economia nacional.

No entanto, a OIT aponta problemas que ainda precisam ser resolvidos no Brasil: aumentar o número de trabalhadores com carteira assinada, elevar a produtividade, promover mais investimentos e reajustar os salários acima da inflação.

Os países desenvolvidos, por outro lado, estão em uma situação que pode se tornar "preocupante", a despeito da recuperação econômica desde 2009, ano em que começou a crise financeira internacional.

De acordo com o documento, na América Latina e no Caribe, registrou-se em 2012 taxa de emprego, em média, 1% superior à de 2008, ano anterior à crise. Na região, essa taxa atingiu 57,1% ao fim de 2012.

"Nos países em desenvolvimento, o desafio mais importante é consolidar os recentes progressos na redução da pobreza e da desigualdade", informou, em nota, o coordenador do relatório, o diretor do Instituto Internacional de Estudos de Trabalho da OIT, Raymond Torres.

A organização citou o estabelecimento de um piso salarial, por meio da fixação de salários mínimos, e de políticas de proteção social como essenciais para a situação atual desses países.




Especialistas dão dicas de como se sair bem em entrevistas de emprego

O momento da entrevista de emprego é conhecido por deixar muitos candidatos com os nervos à flor da pele.


Minha empresa entrou em crise. O que faço?

Encare a realidade: os fatos são mais relevantes do que o que você pensa.


5 estratégias básicas de marketing para pequenas empresas

Especialistas dão dicas para administrar bem seu negócio.


Campanha Votabrasil será lançada neste sábado num trio elétrico

Em Ritmo de Carnaval, Iniciativa Do Instituto Uniceub de Cidadania estimula o Voto Consciente e a Redução da Abstenção Eleitoral.


Mundo Verde lança campanha para incentivar alimentação saudável no carnaval

O Carnaval é considerado a melhor época do ano por muitos.


Bibliomundi de Literatura abre inscrições

O Prêmio é uma realização do Selo Off Flip e contempla os gêneros conto, poesia e literatura infantojuvenil.


British Council abre inscrições para bolsa de estudos no Reino Unido

Um profissional brasileiro será selecionado para participar de curso intensivo e de rede internacional de profissionais de festivais na Escócia e quatro estudantes de teatro serão selecionados para curso de teatro contemporâneo.


Anunciada programação do Meeting CICB de Produtividade

O encontro vai debater tecnologia, inovação e gestão na cadeia do couro e do calçado.


Qual o melhor investimento para o período de crise?

Essa pergunta é uma das mais frequentes por onde quer que eu passe, principalmente, por passarmos por um período de crise, onde os anseios são muito grandes.


FGTS e crédito consignado é melhor não misturar

O debate sobre o uso do FGTS para garantir o crédito consignado, conforme vem demonstrando a intenção o Governo Federal, esconde uma série de riscos.





Copyright © 2016 Todos os direitos reservados