5 razões para adotar a gestão eletrônica de documentos

Uma boa gestão documental pode gerar ganhos de produtividade e reduzir custos de sua empresa.


Da Redação

14/03/2017 - 16:20

O acúmulo de documentos nas empresas, com pastas empoeiradas, e folhas que se desintegraram dos fichários ainda é uma realidade no universo corporativo.

Por conta disso, tornam-se cada vez mais necessários os serviços que incorporam a gestão documental, transformando alugueis e m² de ambientes desorganizados em gigabytes, prontos para serem acessados virtualmente.

Mas ainda existem barreiras que as empresas enfrentam na hora de adotar esse tipo de organização, a principal delas é a falta de conhecimento sobre como ganhar produtividade, segurança e reduzir custos.

O vice-presidente da Access, segunda maior empresa do mundo no segmento de gestão de documentos e informações, presente nos Estados Unidos, Brasil, Costa Rica, Panamá e Trinidade e Tobago, Inon Neves, explica o porque vale a pena investir nesta solução. Confira:

1. Ganhos de produtividade
Com informações digitalizadas as pessoas ficam mais focadas nas atividades produtivas, evitando o desperdício de tempo com a localização e organização dos documentos e informações. Além disso, os processos são desenhados de acordo com as necessidades de cada cliente, minimizando o impacto causado com as mudanças.

2. Processos otimizados
As áreas de RH, jurídica, fiscal, financeira e outros setores que trabalham com informações contidas nos documentos da empresa são imediatamente beneficiadas, porque seus documentos são considerados “vivos”, com alto volume de consultas ou atualizações, como por exemplo: prontuários Médicos, prontuários de RH, etc.

3. Redução de custos
As empresas de grande, médio e pequeno porte podem se beneficiar desse tipo de armazenamento de diversas formas. Dentre elas, podemos destacar a redução de custos com o número de pessoas envolvidas na gestão documental e com o espaço de armazenagem. Dedicar espaços físicos para a guarda de documentos aumenta os custos com aluguel e prejudica diretamente o Ebtida (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) – importante indicador financeiro, que representa o quanto uma empresa gera de recursos por meio de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros.

4. Mitigação de riscos

Mitigar riscos, termo cada vez mais usado no mundo corporativo, significa ter cuidado em relação a algo que pode ser prejudicial. A gestão automatizada centraliza o processo documental, envolvendo maior controle e segurança, além de ser mais assertiva. Dessa forma, é possível evitar acessos indevidos, perda de informações valiosas e os danos em arquivos que podem resultar em possíveis penalizações por parte dos órgãos reguladores.

5. Informações mais seguras
A gestão eletrônica resguarda informações importantes, inclusive de serem extraviadas. A organização documental realizada manualmente pode comprometer os dados com o histórico da empresa. Muitas vezes essas informações são usadas para comprovar a idoneidade de um ato ou avaliar a performance de um período, ajudando na tomada de decisões.




"Curtidas" que geram financiamento para ações sociais

A plataforma Curtida.Social é uma espécie de crowdfunding que opera por meio de redes sociais.


Novas regras para registro de softwares no Brasil

Com a redução na burocracia, o registro de softwares cairá de uma média de 100 dias para apenas 7.


Filho sem Fila: o aplicativo que deu certo

Ele foi criado para minimizar problemas urbanos simples que se transformam em um verdadeiro caos.


Público masculino ganha aplicativo exclusivo de moda

Em apenas um clique é possível combinar o que tem no armário sem complicações.


Sinal analógico de TV em SP será desligado quarta-feira

São Paulo e 38 cidades da região metropolitana entram no processo de digitalização do sinal de TV.


Principais obstáculos da transformação digital no Brasil

Leia neste artigo as principais dificuldades encontradas pelo empresariado brasileiro para aderir a comunicação digital.


Site facilita clínicas e hospitais a contratarem médicos

O problema não é falta de médicos no setor e sim a falta de conexão entre médicos e gestores de saúde.


Facebook finalmente libera o botão "não curtir"

O uso do recurso será restrito ao app de mensagens Messenger.


Brasil está na 85ª posição em qualidade de internet

Em 2016 a média da velocidade chegou a 6,4 Megabits por segundo (Mbps).


No futuro próximo, tudo estará interligado em rede

Estima-se que 50 bilhões de dispositivos estejam conectados no mundo.



...


...