Afinal, por que devo fazer uma pós-graduação?

Saiba como escolher a melhor pós-graduação para você


DINO - Divulgador de Notícias

06/03/2017 - 10:45

Muitas vezes sou abordado com o seguinte questionamento: "Estou há muito tempo sem estudar. Você acha que eu devo fazer uma pós-graduação?” Apesar de toda a discussão sobre fazer ou não uma pós-graduação, um ponto é praticamente unânime: em um processo de seleção, o candidato que tem pós-graduação entra com uma boa vantagem sobre os outros. Em um mercado em crise, onde existem muitos concorrentes e poucas vagas, é natural que alguns recrutadores coloquem o fato de ter pós-graduação como um diferencial para diminuir o número de candidatos a serem analisados.

Um outro ponto relevante é a dúvida sobre escolher entre um curso de curta duração ou uma pós-graduação. Antes de mais nada, vamos entender o que é pós-graduação. Existem dois tipos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. De uma maneira muito simplificada, podemos dizer que o Lato Sensu é mais direcionado para a atuação profissional, enquanto o Stricto Sensu está mais voltado para a formação científica e acadêmica, em geral focado em pesquisas.

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são categorizados em especializações e MBAs. A sigla MBA vem de Master in Business Administration que em uma tradução literal seria Mestrado em Administração de Negócios. Apesar de ter Mestrado na sigla, este tipo de curso – no Brasil – concede o título de especialista e não de Mestre. Um outro ponto importante é que os MBAs brasileiros são diferentes dos realizados nos EUA e na Europa, onde a duração do curso é mais longa (2 a 3 anos) e as aulas ocorrem em período integral, muitas vezes impossibilitando conciliar a vida profissional e a acadêmica. Nestes países, os estudantes fazem um MBA logo após a graduação ou quando decidem realizar um período sabático e dão uma parada em sua carreira profissional para se dedicar exclusivamente ao MBA.

No Brasil, a busca por uma pós-graduação ocorre em média 5 anos após a graduação, na fase em que o profissional já está estabelecido e a especialização pode ser um meio para agilizar sua ascensão profissional. Por outro lado, se a necessidade estiver atrelada apenas à atualização do conhecimento, fazer um ou mais cursos de curta duração pode ser uma excelente opção. Porém, se além desta atualização, existir a necessidade de alcançar uma nova titulação acadêmica, a pós-graduação é a opção a ser escolhida. Mas, por que eu deveria ter uma nova titulação?

Existem alguns bons motivos isso. Ao longo dos últimos 20 anos, o acesso ao ensino superior cresceu muito no Brasil - principalmente nas grandes capitais, onde ter uma graduação deixou de ser um diferencial. Com o aumento da oferta de cursos de graduação, surgiram muitas instituições de ensino que o mercado não enxerga com bons olhos. Este cenário criou uma grande armadilha na carreira de alguns profissionais, pois ter uma “marca” que não é bem vista pelo mercado em seu currículo pode trazer problemas quando se está desempregado ou quando se pretende subir de patamar na carreira e a formação acadêmica poderá fazer toda a diferença. Neste caso, o profissional deve buscar uma atualização acadêmica em uma instituição de ensino renomada com o objetivo de melhorar suas chances de sucesso.

Por isso, é muito importante a escolha do curso e da instituição. Alguns quesitos devem ser levados em conta:

- Qualidade da instituição e reconhecimento no mercado: este deveria ser o principal quesito a ser levado em conta. Para saber se uma instituição é reconhecida no mercado, faça uma pesquisa sobre indicadores e rankings relacionados à educação e compare uma instituição com outra. Além disso, liste algumas instituições e faça uma pesquisa entre seus colegas e principalmente entre seus gestores para verificar quais são as melhores. Neste caso, percepção conta muito, pois é a impressão que os recrutadores têm sobre a instituição que está em seu currículo que pode fazer a diferença.

- Opinião de ex-alunos e informações sobre o curso:
pode parecer estranho, mas nem sempre uma instituição reconhecida pelo mercado tem uma boa qualidade de ensino. Neste sentido, ouvir feedbacks de ex-alunos é importante. Caso não conheça ninguém que tenha feito o curso, use as redes sociais para medir a satisfação dos clientes. Vale a pena ter uma conversa com a instituição para saber há quanto tempo o curso existe, quantas turmas já se formaram, quem faz parte do corpo docente, qual o perfil dos alunos, se é possível assistir uma aula como ouvinte, qual o índice de satisfação do curso.

- Proposta: é importante observar se a proposta do curso está alinhada com o que você espera da sua carreira. Verifique se as competências técnicas exploradas no curso são realmente as que o mercado está procurando, se são as mais atuais, se poderão ajudá-lo a se tornar um profissional diferenciado. Pesquise quais são os skills mais desejados pelos RHs das grandes empresas e cruze com as disciplinas que você terá. Um alerta: conceitos como liderança, comunicação e trabalho em equipe sempre estão em alta e podem estar de forma explícita ou não na grade curricular, pois este tipo de skill é explorado naturalmente com a dinâmica de condução das aulas. Em um MBA, porém, é muito desejável que este tipo de skill esteja declarado explicitamente em algumas disciplinas e principalmente que esteja bem atualizado, pois fazer gestão hoje é bem diferente de há 10 anos.

- Por último, e não menos importante: verifique o modelo de condução do curso. Existem os mais tradicionais, onde o professor explana o conteúdo e os alunos absorvem; modelos de discussão em “cases”, onde o professor é um facilitador em um debate sobre um determinado conteúdo; modelos de experimentação, onde o aprendizado é feito na prática. Um não exclui o outro, mas tente entender qual modelo o curso segue e verifique se está alinhado com o que você espera.

Fazer uma pós-graduação é uma excelente forma de se atualizar profissionalmente. Nesta jornada, o grande diferencial pode ser a experiência de conviver por um longo período com muita gente diferente, sejam professores ou alunos. No mercado atual, saber conviver com diversidade de opiniões e perfis é um diferencial que qualquer grande empresa procura em um profissional de alta performance. Portanto, ao fazer um curso de pós-graduação, converse muito, discuta muito, ria muito e aprenda muito... O resultado virá com certeza.

* Eduardo Endo - Diretor Acadêmico dos cursos de MBA da Faculdade de Tecnologia FIAP. 





A guerra de interpretações em torno do áudio de Temer

Declarações posteriores do presidente confirmam trechos comprometedores. PF ainda analisa diálogo.


A felicidade brota do ato de perdoar e servir

Bem Viver

A felicidade brota do ato de perdoar e servir

Há duas grandes vertentes que podem tornar nossa vida mais feliz – uma jorra no plano material; outra, no plano espiritual.


Projeto de lei isenta férias e 13º salário de Imposto de Renda

Café Pequeno

Projeto de lei isenta férias e 13º salário de Imposto de Renda

O projeto pretende isentar os valores correspondentes a remunerações de férias e décimo terceiro salário.


Frutas: tome cuidado!

Passe a língua na superfície dos dentes naturais e perceba a textura lisa que eles possuem.



Antártida está ficando verde

Ciência & Ambiente

Antártida está ficando verde

Cientistas afirmam que aquecimento global é responsável pelo crescimento acelerado de musgos.


Estudantes ficam indecisos sobre o retorno profissional

Educação & Capacitação

Estudantes ficam indecisos sobre o retorno profissional

Estudantes do Ensino Médio se mostram indecisos sobre o retorno do investimento numa graduação.


Missão no Haiti liderada pelo Brasil se aproxima do fim

Após 13 anos, Missão no Haiti está marcada para acabar em 15 de outubro.


Divulgação de delações eleva caos político

Café Pequeno

Divulgação de delações eleva caos político

Vídeos e documentos com acusações dos executivos da JBS implica nomes dos principais partidos.


Domingos Montagner vive um político em filme de terror

Na Tela

Domingos Montagner vive um político em filme de terror

O Rastro está m cartaz nos cinemas de todo o país.


Setor audiovisual terá R$ 192 milhões para investimento

Na Tela

Setor audiovisual terá R$ 192 milhões para investimento

Ancine anuncia investimentos para o Programa Brasil de Todas as Telas.


Campanha alerta para a doação de leite materno

Saúde

Campanha alerta para a doação de leite materno

Brasil celebra o Dia Nacional de Doação de Leite Materno; um pote sustenta até dez recém-nascidos.


FMI projeta crescimento de 0,2% para o Brasil em 2017

Mundo Empresarial

FMI projeta crescimento de 0,2% para o Brasil em 2017

Findo aina prevê expansão econômica de 1,7% para 2018.


Vocalista Chris Cornell morre aos 52 anos

Famosos

Vocalista Chris Cornell morre aos 52 anos

Vocalista do Soundgarden e do Audioslave, morre aos 52 anos, por enforcamento.


Belotur abre cadastramento para o maior Arraial de BH

Festas juninas gratuitas em logradouros públicos terão isenção de taxas de licenciamento.


Vacinação contra a gripe atinge só 53% do público-alvo

Saúde

Vacinação contra a gripe atinge só 53% do público-alvo

Entre a população considerada prioritária, os idosos registraram maior cobertura vacinal.


26,5 mi de brasileiros não têm trabalho adequado

Mundo Empresarial

26,5 mi de brasileiros não têm trabalho adequado

A Região Nordeste tem a maior taxa de desocupação do país.


Tudo o que se sabe até agora sobre o iPhone 8

O Business Insider fez uma lista com todos os rumores conhecidos até o momento.



Casos curiosos de animais que usam ferramentas

Entre Patas

Casos curiosos de animais que usam ferramentas

Existe no reino animal uma série de espécies capazes de utilizar ferramentas, às vezes até mesmo das formas mais engenhosas possível.


123 milhões de brasileiros não praticam esporte

Café Pequeno

123 milhões de brasileiros não praticam esporte

De acordo com o IBGE, 76% da população do país não praticam atividades físicas.


Cresce a violência contra pessoas LGBT no país

A cada 25 horas, uma pessoa é assassinada no Brasil.


Governo pretende leiloar quatro usinas hidrelétricas

Café Pequeno

Governo pretende leiloar quatro usinas hidrelétricas

Usinas de Miranda, São Simão, Jaguará e Volta Grande devem ser leiloadas em setembro.


Estudantes já podem baixar o aplicativo do Enem

Educação & Capacitação

Estudantes já podem baixar o aplicativo do Enem

O aplicativo disponibiliza notícias, informações úteis ao candidato e também o resultado final.


É impossível ser feliz sozinho?

Bem Viver

É impossível ser feliz sozinho?

Coach fala sobre o amor nos tempos atuais.


EUA, Reino Unido e Japão oferecem bolsas de estudos

Educação & Capacitação

EUA, Reino Unido e Japão oferecem bolsas de estudos

Estudar fora do país é uma boa escolha para alavancar sua carreira e ganhar mais experiência.


Dicas para aliviar e evitar as rugas

Saúde

Dicas para aliviar e evitar as rugas

Antes de começar os cuidados é preciso conhecer as suas causas.


A diferença entre placebos e a oração

Bem Viver

A diferença entre placebos e a oração

"O amor verdadeiro não é uma reação química, mas uma influência divina."