Afinal, por que devo fazer uma pós-graduação?

Saiba como escolher a melhor pós-graduação para você


DINO - Divulgador de Notícias

06/03/2017 - 10:45

Muitas vezes sou abordado com o seguinte questionamento: "Estou há muito tempo sem estudar. Você acha que eu devo fazer uma pós-graduação?” Apesar de toda a discussão sobre fazer ou não uma pós-graduação, um ponto é praticamente unânime: em um processo de seleção, o candidato que tem pós-graduação entra com uma boa vantagem sobre os outros. Em um mercado em crise, onde existem muitos concorrentes e poucas vagas, é natural que alguns recrutadores coloquem o fato de ter pós-graduação como um diferencial para diminuir o número de candidatos a serem analisados.

Um outro ponto relevante é a dúvida sobre escolher entre um curso de curta duração ou uma pós-graduação. Antes de mais nada, vamos entender o que é pós-graduação. Existem dois tipos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. De uma maneira muito simplificada, podemos dizer que o Lato Sensu é mais direcionado para a atuação profissional, enquanto o Stricto Sensu está mais voltado para a formação científica e acadêmica, em geral focado em pesquisas.

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são categorizados em especializações e MBAs. A sigla MBA vem de Master in Business Administration que em uma tradução literal seria Mestrado em Administração de Negócios. Apesar de ter Mestrado na sigla, este tipo de curso – no Brasil – concede o título de especialista e não de Mestre. Um outro ponto importante é que os MBAs brasileiros são diferentes dos realizados nos EUA e na Europa, onde a duração do curso é mais longa (2 a 3 anos) e as aulas ocorrem em período integral, muitas vezes impossibilitando conciliar a vida profissional e a acadêmica. Nestes países, os estudantes fazem um MBA logo após a graduação ou quando decidem realizar um período sabático e dão uma parada em sua carreira profissional para se dedicar exclusivamente ao MBA.

No Brasil, a busca por uma pós-graduação ocorre em média 5 anos após a graduação, na fase em que o profissional já está estabelecido e a especialização pode ser um meio para agilizar sua ascensão profissional. Por outro lado, se a necessidade estiver atrelada apenas à atualização do conhecimento, fazer um ou mais cursos de curta duração pode ser uma excelente opção. Porém, se além desta atualização, existir a necessidade de alcançar uma nova titulação acadêmica, a pós-graduação é a opção a ser escolhida. Mas, por que eu deveria ter uma nova titulação?

Existem alguns bons motivos isso. Ao longo dos últimos 20 anos, o acesso ao ensino superior cresceu muito no Brasil - principalmente nas grandes capitais, onde ter uma graduação deixou de ser um diferencial. Com o aumento da oferta de cursos de graduação, surgiram muitas instituições de ensino que o mercado não enxerga com bons olhos. Este cenário criou uma grande armadilha na carreira de alguns profissionais, pois ter uma “marca” que não é bem vista pelo mercado em seu currículo pode trazer problemas quando se está desempregado ou quando se pretende subir de patamar na carreira e a formação acadêmica poderá fazer toda a diferença. Neste caso, o profissional deve buscar uma atualização acadêmica em uma instituição de ensino renomada com o objetivo de melhorar suas chances de sucesso.

Por isso, é muito importante a escolha do curso e da instituição. Alguns quesitos devem ser levados em conta:

- Qualidade da instituição e reconhecimento no mercado: este deveria ser o principal quesito a ser levado em conta. Para saber se uma instituição é reconhecida no mercado, faça uma pesquisa sobre indicadores e rankings relacionados à educação e compare uma instituição com outra. Além disso, liste algumas instituições e faça uma pesquisa entre seus colegas e principalmente entre seus gestores para verificar quais são as melhores. Neste caso, percepção conta muito, pois é a impressão que os recrutadores têm sobre a instituição que está em seu currículo que pode fazer a diferença.

- Opinião de ex-alunos e informações sobre o curso:
pode parecer estranho, mas nem sempre uma instituição reconhecida pelo mercado tem uma boa qualidade de ensino. Neste sentido, ouvir feedbacks de ex-alunos é importante. Caso não conheça ninguém que tenha feito o curso, use as redes sociais para medir a satisfação dos clientes. Vale a pena ter uma conversa com a instituição para saber há quanto tempo o curso existe, quantas turmas já se formaram, quem faz parte do corpo docente, qual o perfil dos alunos, se é possível assistir uma aula como ouvinte, qual o índice de satisfação do curso.

- Proposta: é importante observar se a proposta do curso está alinhada com o que você espera da sua carreira. Verifique se as competências técnicas exploradas no curso são realmente as que o mercado está procurando, se são as mais atuais, se poderão ajudá-lo a se tornar um profissional diferenciado. Pesquise quais são os skills mais desejados pelos RHs das grandes empresas e cruze com as disciplinas que você terá. Um alerta: conceitos como liderança, comunicação e trabalho em equipe sempre estão em alta e podem estar de forma explícita ou não na grade curricular, pois este tipo de skill é explorado naturalmente com a dinâmica de condução das aulas. Em um MBA, porém, é muito desejável que este tipo de skill esteja declarado explicitamente em algumas disciplinas e principalmente que esteja bem atualizado, pois fazer gestão hoje é bem diferente de há 10 anos.

- Por último, e não menos importante: verifique o modelo de condução do curso. Existem os mais tradicionais, onde o professor explana o conteúdo e os alunos absorvem; modelos de discussão em “cases”, onde o professor é um facilitador em um debate sobre um determinado conteúdo; modelos de experimentação, onde o aprendizado é feito na prática. Um não exclui o outro, mas tente entender qual modelo o curso segue e verifique se está alinhado com o que você espera.

Fazer uma pós-graduação é uma excelente forma de se atualizar profissionalmente. Nesta jornada, o grande diferencial pode ser a experiência de conviver por um longo período com muita gente diferente, sejam professores ou alunos. No mercado atual, saber conviver com diversidade de opiniões e perfis é um diferencial que qualquer grande empresa procura em um profissional de alta performance. Portanto, ao fazer um curso de pós-graduação, converse muito, discuta muito, ria muito e aprenda muito... O resultado virá com certeza.

* Eduardo Endo - Diretor Acadêmico dos cursos de MBA da Faculdade de Tecnologia FIAP. 





KimKardashian e Kanye West contratam barriga de aluguel

Casal planeja ter o terceiro filho e vai desembolsar mais de 110.000 dólares com procedimento.


Exposição destaca artesanato de festas brasileiras

Noticias Culturais

Exposição destaca artesanato de festas brasileiras

A exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão pode ser visitada até outubro no Rio de Janeiro


PNE  completa três anos com 20% das metas cumpridas

Educação & Capacitação

PNE completa três anos com 20% das metas cumpridas

Plano Nacional de Educação prevê metas para melhorar a qualidade do ensino em um prazo de 10 anos.


89% dos internautas fizeram compras online em 2016

A percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos, diz estudo.



Couve: a nova queridinha do pós-treino

Alimentos e Bebidas

Couve: a nova queridinha do pós-treino

Médico revela benefícios da folha e ensina receita de suco verde saudável.


Minas é líder em geração distribuída

Energia para a Vida

Minas é líder em geração distribuída

Energia gerada nas residências, no comércio, na indústria e no campo ajuda a reduzir o valor da conta dos produtores.


Uma leitura obrigatória sobre pessoas desaparecidas

Todos os anos aproximadamente 200 mil pessoas desaparecem no Brasil.


BH recebe musical em tributo aos The Carpenters

Notas Musicais

BH recebe musical em tributo aos The Carpenters

The Carpenters “O Musical” Tribute reproduz canções da dupla musical que marcou a década de 70.


Festival Cenas Curtas Galpão Cine Horto abre inscrições

Noticias Culturais

Festival Cenas Curtas Galpão Cine Horto abre inscrições

Esse ano o festival recebe inscrições para as Cenas de Palco e volta com as Cenas de Rua.


Mostra interativa homenageia os 50 anos da Tropicália

Noticias Culturais

Mostra interativa homenageia os 50 anos da Tropicália

Colégio Loyola estreia exposição composta por vários ambientes e atrações, em Belo Horizonte.


Dicas para prevenir doenças nos pets nesse inverno

Entre Patas

Dicas para prevenir doenças nos pets nesse inverno

Os cuidados que os donos devem tomar nesse inverno para manter seus pets saudáveis.


Quer virar mestre cervejeiro?

Educação & Capacitação

Quer virar mestre cervejeiro?

Com este curso oferecido pela Câmara Brasil-Alemanha você vai ser capaz de produzir as melhores cervejas alemãs.


Nordeste atrai cinco indústrias de painéis solares

Energia para a Vida

Nordeste atrai cinco indústrias de painéis solares

As indústrias de painéis fotovotaicos para geração de energia solar totalizam investimentos de R$ 651 milhões.


Solidão em tempos modernos

A solidão faz parte da vida moderna e, se for passageira, pode até fazer bem. O problema começa quando ela vira rotina.


36 vagas abertas para estágio e trainee

Educação & Capacitação

36 vagas abertas para estágio e trainee

Confira as oportunidades disponíveis nos programas com inscrições abertas em ordem crescente de término do prazo.


Balão Intragástrico surge como opção de combate à obesidade

Saúde

Balão Intragástrico surge como opção de combate à obesidade

Dados do Ministério da Saúde apontam que adolescentes de 12 a 17 anos apresentam sobrepeso e, destes, 8,4% são obesos.


Empresa de software abre 91 vagas em 12 estados

Alterdata Software já contratou mais de 250 novos funcionários em 2017.



Software para pessoas com paralisia cerebral

Educação & Capacitação

Software para pessoas com paralisia cerebral

Estudo desenvolvido pela Univali é pioneiro em Santa Catarina.


Mundo teve 65,6 mi de pessoas forçadas a se deslocar

Café Pequeno

Mundo teve 65,6 mi de pessoas forçadas a se deslocar

Relatório da Acnur registrou, em 2016, recorde de pessoas que tiveram que sair de casa por conflitos


Estante Virtual celebra o Dia do Cinema Brasileiro

Estante Virtual relembra clássicos da literatura nacional que viraram filmes.


Projeto usa redes sociais para capacitar dentistas

Notas Musicais

Projeto usa redes sociais para capacitar dentistas

Projeto da UFMG busca capacitar profissionais ligados à odontologia do interior do país.


Exposição apresenta a vida de Steve Jobs

Famosos

Exposição apresenta a vida de Steve Jobs

A exposição “Steve Jobs, o visionário” fica em cartaz até 20 de agosto no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.


Mercado financeiro reduz projeção para inflação e PIB

Mundo Empresarial

Mercado financeiro reduz projeção para inflação e PIB

Essa foi a terceira redução seguida divulgado pelo Banco Central (BC),


TSE lança campanha para acabar com mitos eleitorais

Café Pequeno

TSE lança campanha para acabar com mitos eleitorais

A campanha visa desmistificar alguns temas e esclarecer o eleitor brasileiro.


O importante papel da compaixão nos cuidados da saúde

Bem Viver

O importante papel da compaixão nos cuidados da saúde

“Um diamante é apenas um pedaço de carvão que suportou o estresse excepcionalmente bem”.


Malhação na terceira idade melhora qualidade de vida

Saúde

Malhação na terceira idade melhora qualidade de vida

Atividade física aliada à boa alimentação pode ajudar a prevenir doenças e regenerar o organismo.