Dicas para economizar energia

Soluções simples podem ajudar a minimizar os gastos e diminuir a conta de energia neste verão.


Da Redação

09/01/2014 - 14:50

Cemig orienta sobre economia de energia no verão. De acordo com o engenheiro da Companhia, Leonardo Rivetti, o consumo de energia depende basicamente de duas variáveis: a potência dos equipamentos e o tempo de uso de cada um deles.

“O chuveiro, geralmente, é o equipamento que mais consome energia, devido à sua potência, que é muito alta. No verão, é possível economizar energia com esse equipamento, mudando o seletor de temperatura da posição ‘inverno’ para a posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro.

De acordo com Leonardo Rivetti, a geladeira, geralmente, é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês.

Esses dois equipamentos – chuveiro e geladeira – são responsáveis por mais de 60% do consumo mensal, o chuveiro pela potência e a geladeira pelo tempo de uso.

Confira outras dicas para economizar energia:

Instale um sistema de aquecimento solar. O engenheiro da Cemig dá o exemplo de uma família de quatro pessoas que utiliza o chuveiro durante uma hora por dia. Nesse caso, o gasto anual apenas com banho é de cerca de R$ 1 mil. Um sistema solar para essa família está na faixa de R$ 2,5 mil e tem uma durabilidade de mais de dez anos, recuperando o valor investido rapidamente.

Verifique a borracha de vedação da geladeira. Um dos fatores que mais contribuem para o aumento do tempo de funcionamento da geladeira é a borracha de vedação. Faça a vistoria dessa borracha, pois ela não pode ficar quebradiça ou dura. Evite deixar a porta da sua geladeira aberta por muito tempo.

Faça o degelo da geladeira. Se a sua geladeira não realiza esse procedimento automaticamente, realize-o sempre que a camada de gelo atingir um centímetro de espessura. Evite colocar alimentos quentes na geladeira. Sem esses procedimentos o tempo de funcionamento de uma geladeira pode chegar a 720 horas por mês, ou seja, ela funciona ininterruptamente e não para.

Ar-condicionado. Feche bem o ambiente onde o aparelho estiver ligado, pois, do contrário, ele funcionará por mais tempo. Ao abrir uma porta ou uma janela é como se estivesse abrindo a porta da geladeira: o ar quente vai entrar e o aparelho terá de funcionar por mais tempo. Além disso, como o ar quente sobe, recomenda-se instalar o ar condicionado em local mais alto.

Aproveite a iluminação natural. Como os dias são mais longos, acenda as lâmpadas apenas quando for necessário. A iluminação é o terceiro equipamento com maior participação no consumo residencial, na faixa de 20% do total, em residências que não utilizam aparelho de ar-condicionado.

Retire os aparelhos das tomadas. Quando estão no modo stand by, os equipamentos elétricos e eletrônicos chegam a consumir até 30% do seu consumo quando ligados.




Cinco cuidados importantes ao comprar material elétrico

A inadequação das instalações elétricas costuma ser apontada como uma das principais causas de incêndios prediais.


Termelétrica com combustível renovável

Nova termelétrica é a maior do Brasil movida a combustível renovável.


Minas Gerais segue na liderança de conexões no país

A Cemig é a distribuidora com mais ligações dessa categoria, representando uma potência instalada de 7,7 MWp.


Aneel publica condições para tarifa flexível na conta de luz

A tarifa branca consiste em um novo regime de cobrança conforme o horário do consumo.


Sistema inédito de energia pode ser instalado em Pernambuco

A cidade de Petrolina foi escolhida pela intensidade solar acentuada.


Como melhorar eficiência e reduzir consumo de energia

Soluções adequadas às necessidades da empresa garantem economia com gasto de energia.


A luz passa. O calor fica

O vidro revestido com o novo material é praticamente transparente, mas não deixa o calor passar.


Aneel mantém bandeira tarifária verde

Bandeira tarifária continua verde, sem cobrança extra na conta de luz.


A ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de luz

Quem deveria recolher o ICMS sobre a conta de energia é a operadora.


Troca de motores pode economizar energia elétrica

Potencial na redução do consumo fez Aneel lançar programa de incentivo para substituição de motores antigos.