Dicas para alimentar corretamente seu gato

Conheça um pouco mais sobre os hábitos alimentares dos gatos.


Ana Paula Morais

09/03/2017 - 13:13

Os gatos são caçadores natos e carnívoros. Eles não possuem a amilase salivar, enzima responsável pela quebra de açúcares, e por isso esses pets têm dificuldade em digerir carboidratos. Os alimentos com alto teor de proteínas e lipídios e baixo teor de carboidratos são a dieta mais indicada aos bichanos.

Os precisam de proteína animal. Eles não conseguem digerir as proteínas de origem vegetal. Outro fator importante é a capacidade de armazenamento. ”Os bichanos não armazenam as proteínas excedentes para mais tarde, como os humanos ou os cães fazem. Por esse motivo, todos os dias eles precisam contar com uma alimentação completa”, explica Patrícia Padovez, médica veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods.

Os felinos precisam ingerir dois aminoácidos obrigatoriamente, pois não conseguem “fabricá-los” através do metabolismo de proteínas: a Arginina e a Taurina. Esses dois nutrientes são encontrados em níveis altos somente na proteína de origem animal. Esse fato confirma que durante a evolução dos felinos, seu metabolismo não foi “obrigado” a se adaptar à falta desses nutrientes (como ocorreu nos cães), por isso os gatos não podem deixar de ingerir esses dois aminoácidos em hipótese alguma.

Comer menos e mais vezes é característica típica dos gatos. Esse hábito se dá devido aos aspectos anatômicos do animal: a conformação dos dentes e maxilar, o pequeno diâmetro estomacal e sua menor capacidade de distensão. Dessa forma, os gatos costumam fazer de 10 a 20 refeições diárias, e não duas ou três, como os cães.

Diferenças


Apesar de os cães também serem classificados como carnívoros, há diferenças nutricionais entre a dieta das duas espécies. O gato necessita de uma quantidade proteica 40% maior que a do cão para uma alimentação completa. Além disso, o sistema digestivo felino está sempre ativo para lidar com altas doses de proteína, digerindo-as e transformando os aminoácidos em energia. Diferentemente dos gatos, os cães são carnívoros oportunistas, o que significa que, se necessário, podem completar sua dieta com frutas, vegetais e grãos em pequenas porções. Por isso, não é recomendável oferecer rações de cães aos gatos e vice-versa. Cada animal deve ter as suas particularidades nutricionais respeitadas.

Depois de conhecer todas as necessidades nutricionais de um felino, fica mais fácil escolher com segurança a ração ideal para o bichano. Atualmente, no mercado, há diversos produtos que suprem as necessidades do animal quando o assunto é proteína e aminoácidos essenciais. Porém, muitos deles ainda oferecem grãos. A recomendação, portanto, é optar por alimentos sem cereais ou com baixa quantidade desses grãos.




O que você precisa saber antes de adotar um pet

Ao adotar um animal de estimação, nos responsabilizando por eles ao longo de toda vida.


Dicas para evitar intoxicação alimentar nos pets

Alguns alimentos são nocivos aos pets e pode provocar distúrbios gastrointestinais.


Já comprou a fantasia de carnaval do seu pet?

Diabinha, pirata e palhaço estão entre as opções fofas da marca para esse ano.


Leishmaniose Visceral Canina: como proteger seu cão

Entenda um pouco mais da doença, sintomas e tratamento.


Cãoterapia ganha novas funções

Crescimento da terapia com animais e os benefícios na prática.


Curta o verão com seu pet

Dicas para seu pet enfrentar os problemas da estação como queimaduras e dificuldades de respiração.


7 dicas para previnir seu pet de pulgas e carrapatos

No verão aumenta a proliferação de parasitas em gatos e cães.


Quatro dicas para deixar seus pets livres de pulgas

A chegada do verão favorece o aparecimento desses parasitas, um dos males que mais afetam cães e gatos.


Saiba tudo sobre intervenção assistida por animais

Você já ouviu falar em IAA (Intervenção Assistida por Animais) ou mais conhecida como “cãoterapia”?


Vai levar seu pet à praia?

A praia é um ótimo lugar para humanos descansarem, mas se for levar seu pet, melhor tomar alguns cuidados.



...


...