Portal O Debate
Grupo WhatsApp

6 dicas para aumentar a produtividade profissional

6 dicas para aumentar a produtividade profissional

22/05/2016 Geronimo Theml

Um primeiro ponto e talvez o mais importante é entender que produzir mais não é trabalhar mais, ao contrário.

6 dicas para aumentar a produtividade profissional

Produtividade está relacionada a fazer a mesma quantidade de tarefas, mas de uma forma melhor, com menos tempo, mais equilíbrio e muito mais felicidade.

Em resumo, a Produtividade bem aplicada gera Tempo Livre para você fazer o que quiser dele. Existem níveis de produtividades de A até E. Sendo o nível E aquele que a pessoa trabalha demais, mas praticamente não tem resultados na vida.

São esforçadas e com pouco resultado. Já o Nível A se produz resultados incríveis, com pouco esforço.

E para você começar a mudar sua vida imediatamente, aprenda agora 6 atitudes que pessoas com Nível A de Produtividade fazem no dia a dia delas.

1. Ter horário para ler e responder e-mails

Jamais sua caixa de e-mails ficará zerada por muito tempo. É como secar gelo, quanto mais você seca, mais e-mails aparecem. Verificar e-mails em vários momentos do dia ou, pior ainda, configurar o computador ou celular para avisar sempre a chegada um e-mail novo, é um dos maiores ladrões de tempo, especialmente pelo fato de tirar o foco da tarefa principal a todo instante.

Pessoas com Nível A de Produtividade determinam exatamente os horários que terão foco em responder os e-mails.

2. Desabilitar todas as notificações de mensagens instantâneas do celular

Pela mesma lógica dos e-mails, cada vez que desviamos o olhar do que estamos fazendo para ver de quem é ou qual foi a nova mensagem na tela do celular estamos perdendo produtividade.

Nosso cérebro só consegue fazer uma tarefa por vez, então, se tira o foco de um texto importante que se esteja redigindo para olhar a tela do celular, mesmo sem ler o que está escrito, ao voltar para a tarefa principal o cérebro precisa de alguns momentos para se focar novamente, os olhos precisam achar o ponto onde parou, precisa para retomar a linha de raciocínio, tudo isso rouba tempo valioso.

Agora imagine em escala, quanto tempo se perde ao longo de um dia, de uma semana ou um ano. Aqueles com Nível A de Produtividade desabilitam todas as notificações do celular e apenas as verifica no momento estabelecido para isso. Talvez você se pergunte, e se tiver alguma emergência e alguém precisar falar comigo?

Nesse caso, basta estabelecer um canal de emergência. No meu caso, a babá dos meus filhos e a minha empresa sabem que se precisarem de uma resposta imediata minha é só ligar para o meu celular pessoal, meu canal de emergência.

3. Se conectar com o trabalho apenas na hora que o trabalho começar

Algumas pessoas começam o dia verificando os e-mails e últimas mensagens instantâneas recebidas, em algumas situações mais graves a pessoa nem saiu da cama e já pega o smartphone para fazer a verificação.

Acredite, este é um dos maiores fatores de ansiedade moderna, a pessoa mal acordou e já estará se conectando aos problemas do trabalho e, o pior, provavelmente não poderá fazer nada naquele momento. Ou seja, vai receber uma carga enorme de cortisol (hormônio do estresse), que em quantidades erradas é muito maléfico para saúde. Aqueles com Nível A de Produtividade começam o dia cuidando de si mesmas.

4. Beber água

Já ouvi de mais de uma pessoa que por ser tão produtiva não para nem para beber água. Na verdade, é exatamente o oposto, pessoas com Nível A de Produtividade têm suas próprias garrafinhas e bebem água regularmente ao longo do dia inteiro.

Cerca de 77% do nosso cérebro é feito de água e um homem em condições normais precisa de 2 a 3 litros por dia de água para permanecer hidratado. Essa referência pode mudar de pessoa para pessoa. Estudos mostraram indivíduos que beberam 775 ml de água imediatamente antes de realizar testes cognitivos tiveram resultados 14% melhor das que não beberam.

5. Ter uma rotina matinal saudável claramente estabelecida

Você já deve ter ouvido a frase famosa de Alice no País das Maravilhas: quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Acontece exatamente isso com aquelas que não tem uma rotina estabelecida para os primeiros momentos do dia.

As pessoas em geral acordam e ficam por um tempo na cama girando para um lado e para o outro, depois pegam o celular para navegar aleatoriamente entre sites de notícias, e-mails, mensagens automáticas e redes sociais, até decidirem levantar para começar o dia.

O problema desse comportamento é tende a acompanhar a pessoa até o final do dia, e se a vida dela fosse um filme provavelmente a trilha sonora seria “vida leva eu” do Zeca Pagodinho. É muito comum na vida desse perfil de pessoal olhar para o relógio no final do dia e pensar “nossa, parece que o dia voou e eu não fiz quase nada”.

Pessoas com Produtividade Nível A já acordam sabendo exatamente quais são suas primeiras atividades do dia, que normalmente envolvem meditação, alguma atividade física e muitas vezes uma leitura agradável e criativa para estimular o cérebro.

6. Ter uma lista de prioridades para o dia

Não adianta começar o dia e abrir uma lista de pendências para decidir por qual começar. Só o esforço gasto para selecionar o que precisa ser feito no dia já diminui substancialmente a produtividade.

Aqueles com Produtividade Nível A definem no dia anterior a lista das prioridades do dia seguinte, assim, quando sentam para trabalhar já sabem exatamente por onde começar e quais tarefas vão impactar positivamente sua produtividade naquele dia.

* Geronimo Theml é Coach de Produtividade e empreendedor.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre