Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Amazon e a máfia

A Amazon e a máfia

13/09/2014 Guilherme Dalla Costa

É incrível o que inventamos para justificar os nossos atos e dar-lhes ar de moralidade perante o público.

A Amazon, para a alegria dos poucos leitores de um país que lê cada vez menos, começou a vender livros físicos no país. A empresa, que já era a referência na venda de ebooks, entra no mercado brasileiro oferecendo livros com descontos tão altos que ameaça o emprego de muitos trabalhadores do setor editorial brasileiro.

O que pensar sobre isso? Os franceses pensaram da mesma forma. Para “proteger a cultura nacional” e as livrarias da França, eles passaram uma “Lei Anti-Amazon”, proibindo a venda de livros com desconto e frete gratuito pela internet. Na Alemanha houveram diversos protestos de autores quando à política de preços da multinacional.

No Brasil a reação, é claro, não foi diferente: a CBL (Câmara Brasileira de Livros), o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), a Libre (Liga Brasileira de Editoras), e a ANL (Associação Nacional das Livrarias) todas se manifestaram a favor de uma política de preços fixos para livros, garantindo assim a defesa do mercado brasileiro quanto aos “preços predatórios” da empresa. A situação desse setor não é de penúria, como seus argumentos indicam.

Segundo dados da SNEL e CBL, o faturamento desse segmento da indústria foi de crescimento crescente de 2002 até 2013, indo de 2,18 bilhões naquele ano para 5,35 bilhões neste. Aliás, é de se notar que mesmo com o número decrescente de leitores, o crescimento baixíssimo do PIB e os preços consideravelmente altos do produto, conseguiu-se a façanha de um crescimento de 7% do faturamento do setor em 2013 em relação a 2012 – quando, segundo pesquisa encomendada pelo Ibope, o número de leitores era 9,1% menor do que nos dois anos anteriores.

Mais interessante é um estudo patrocinado novamente pela SNEL, apresentado em 2014 em seminário próprio, onde o sindicato aponta a competição no mercado editorial como um fator que motivaria a cooperação das empresas nacionais para o crescimento da oferta de livros. Logo se vê, então, o caráter do pedido de proteção das organizações brasileiras. Da mesma maneira que as empresas do setor de Comunicação estão dispostas a “competir”, contanto que ninguém mais entre em seu mercado, as empresas brasileiras pedem mais competitividade, através da isenção de vários impostos, e competição quando lhes é sabido que terão seu mercado garantido.

O crescimento do faturamento e a queda do número de leitores nos mostra várias coisas. Primeiro, que há muito demanda que não é suprida por causa dos preços; segundo, que apesar dos preços, o mercado é altamente lucrativo; e terceiro, que se infere dos dois fatos anteriores, que o mercado editorial brasileiro é capaz de competir com o estrangeiro. Tendo em vista esses fatos, deixo em pé uma pergunta: é justo pagarmos a conta de um setor que pode enfrentar a Amazon, mas não quer?

*Guilherme Dalla Costa é Acadêmico de Economia e Especialista do Instituto Liberal.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves