Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A ditadura do crime

A ditadura do crime

23/04/2014 Dirceu Cardoso Gonçalves

O inaceitável incêndio de 34 ônibus estacionados no pátio da empresa transportadora de Osasco (SP), como represália pela morte de um jovem envolvido com o tráfico, é um perigoso precedente.

Ao contrário de ocorrências anteriores, onde se colocou fogo em veículos porque alguém da comunidade foi morto pela polícia, sabe-se que esse jovem foi executado por desconhecidos, muito provavelmente na disputa entre integrantes do submundo.

Não há, pelo menos até que se prove em contrário, qualquer motivação para se vingar depredando uma prestadora de serviço público. Por conta do incêndio, a empresa sofreu prejuízo da ordem de R$ 10 milhões e 20 mil passageiros tiveram dificuldade de transporte.

Já está indo longe demais a impotência das autoridades e da sociedade perante os agressores. Se a moda pega, bastará ocorrer um confronto ou qualquer fato banal que descontente os marginais, verdadeiros “donos” do trecho, para veículos, sedes de empresas e outros bens serem depredados e vandalizados.

O poder público, como concedente de todos os serviços - tanto que cobra imposto para permitir sua realização – tem o dever de garantir a segurança para a sua realização. Se assim não for, cada dia se tornará mais difícil encontrar investidores que queiram trabalhar em determinadas áreas, pois os riscos são crescentes.

O transporte de ônibus nas periferias já sofre restrições por conta dos freqüentes ataques e quem sofre, em última análise, além da cambaleante economia, é a população carente do serviço.

Os governos, parlamentares, juristas, defensores dos direitos humanos e todos os libertários (verdadeiros e falsos) que, ao longo das últimas décadas, trabalharam pelo afrouxamento das leis e de sua execução, devem hoje à sociedade providências que possam garantir sua segurança.

A democracia que todos sonhamos e buscamos não inclui deixar impunes os criminosos pois, dessa forma, cria-se a paralela ditadura da bandidagem, que escraviza a população inteira. O país possui um invejável ordenamento jurídico, mas sua prática é lenta, demagógica e ineficiente.

Precisamos acabar de vez com a impunidade. Todos os malfeitos têm de encontrar a justa consequência para que os potenciais transgressores sejam desencorajados e os que já transgrediram exemplarmente retirados do convívio social por longos e reflexivos períodos...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves