Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A esquerdopatia de Wagner Moura ataca novamente

A esquerdopatia de Wagner Moura ataca novamente

31/08/2015 Lucas Berlanza

O ator “global” Wagner Moura, como já vinha sendo anunciado há algum tempo, está produzindo um filme sobre o guerrilheiro marxista Carlos Marighella, morto em 1969 pelo regime militar brasileiro.

Ele se reuniu com o governador petista baiano Rui Costa para pedir apoio ao seu projeto – sabe-se lá de que natureza, e só de pensar nisso o bolso já coça.

Todo mundo sabe que Moura, tão diferente de seu personagem no sucesso Tropa de Elite – o comandante do Bope Capitão Nascimento -, é um dos campeões do socialismo entre os artistas nacionais, sempre sustentando as causas do radical PSOL.

Em geral, o que quer que diga, o mais razoável é não lhe dar ouvidos. Desta vez, a julgar pelo que comentou, em resposta às perguntas de um repórter, ele irá mais longe.

Não se limitará a grasnar bobagens e vomitar sua intolerância para com todo tipo de pensamento liberal ou conservador. Falseará a história. Segundo Wagner Moura, as polêmicas que cercam seu futuro “cinebiografado” não o preocupam. Ele dará importância zero ao fato de que, atenção, “sempre vai ter uma direita burra, careta, que vai dizer que é um filme sobre um terrorista. (…)

Tenho vontade de entender essa geração próxima da minha sobre a qual sei muito pouco. Óbvio que há minha admiração por ele, embora não queira fazer um filme maniqueísta. (…) Pode-se até discutir sobre a opção da luta armada, se isso foi bom ou ruim. É uma discussão válida. Mas não me venha com extremismo. Porque essa é uma briga que eu gosto de brigar”.

O passatempo de Moura de ridicularizar coisas que simplesmente desconhece não é nenhuma grande novidade. Ele já fez todo tipo de comentário alegando que o despontar de uma literatura e de alguns poucos expoentes do meio artístico relacionados a um pensamento político alternativo representa a ascensão de uma “onda fascista”.

Agora, ele quer romantizar um terrorista que, pasmem, se identificava como tal! Marighella provavelmente retrucaria e repreenderia Moura. Afinal, segundo o próprio, em seu Mini-Manual do Guerrilheiro Urbano, “a acusação de “violência” ou “terrorismo” sem demora tem um significado negativo. (…) Hoje, ser “violento” ou um “terrorista” é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada, porque é um ato digno de um revolucionário engajado na luta armada contra a vergonhosa ditadura militar e suas atrocidades”.

Na realidade, práticas terroristas, como raptar embaixadores e implantar bombas prestes a explodir perto de pessoas inocentes, são, para Marighella, atos nobres e revolucionários, e quem os pratica não deve se envergonhar de assumí-los.

Segundo ele, “o terrorismo é uma arma que o revolucionário não pode abandonar”, consistindo em “uma ação, usualmente envolvendo a colocação de uma bomba de fogo de grande poder destrutivo, o qual é capaz de influir perdas irreparáveis ao inimigo”, tudo isso devendo ser executado “com muita calma, decisão e sangue frio”.

Além do terrorismo, havia outros recursos estratégicos de que o guerrilheiro podia fazer uso, tais como: “assaltos, invasões, ocupações, emboscadas, (…), execuções, seqüestros, sabotagem”. Seria Marighella, afinal, da “direita burra” e “careta”?

Em todo o seu Manual, Marighella deixava claro que defendia que se pegasse em armas não apenas para combater o autoritarismo militar, mas também o “imperialismo americano” e o “grande capital”. Em seu delírio assassino de grandeza, desejava “colaborar para a criação de um sistema totalmente novo e uma estrutura revolucionária social e política, com as massas armadas no poder”.

Quem ainda acredita que figuras como ele merecem ser honradas por um suposto “heroísmo democrático”, que lutavam por eleições livres e diretas e por maior participação do povo nas decisões políticas, dentro de um regime ordenado e constitucional, está realmente em um estado de desinformação grave, ou, pior ainda, de cegueira ideológica.

O método de Marighella era “a exterminação física dos chefes e assistentes das Forças Armadas e polícia” e “a expropriação dos recursos do governo e daqueles que pertencem aos grandes capitalistas, latifundiários e imperialistas, com pequenas expropriações usadas para o mantimento do guerrilheiro urbano individual e grandes expropriações para o sustento da mesma revolução”.

Isto é, para derrubar o regime militar e o capitalismo, era necessário sair roubando as propriedades privadas dos empresários e sobreviver com base nesse roubo. Essa ladroagem, friso novamente, não tinha qualquer finalidade democrática, mas precisamente a implantação de uma ditadura completa e totalitária, algo incalculavelmente pior que o sistema então vigente no país.

O resultado da ação de gente como Marighella é conhecido: incentivar o endurecimento do regime, que atinge seu auge por volta dos anos 70. Foi o esgotamento econômico dos militares, somado à ação da oposição democrática, atuante no MDB e nos partidos que surgiram após o início da abertura gradual –capitaneada pelos próprios militares -, que desencadeou o desfecho daquele ciclo e o começo da Nova República.

Não há absolutamente nada que devamos agradecer a assassinos e terroristas como Marighella. Não há absolutamente motivo nenhum para louvá-lo e santificá-lo, muito menos para desautorizá-lo quando ele mesmo diz quem efetivamente era e quais eram suas intenções.

Diante do mito esquerdista e psolista que deseja vender sob forma de arte, porém, a verdade não tem importância para Wagner Moura e utopistas como ele. Assim fica demarcada a diferença entre nós e eles.

* Lucas Berlanza é jornalista, assessor de imprensa e colunista do Instituto Liberal.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre