Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A liberdade de viver sem pânico

A liberdade de viver sem pânico

20/11/2014 Tamara Grigorowitschs

“Para os que se apoiam no infinito sustentador, o dia de hoje está repleto de bênçãos.” (Mary Baker Eddy, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. vii)

No momento em que essa impactante frase me veio ao pensamento, eu me encontrava diante de uma plateia de centenas de pesquisadores, pronta para proferir uma fala em um dos mais importantes congressos de minha área. Porém, de um instante a outro, foi como se essa ocasião tão esperada se transformasse em um pesadelo.

No momento em que minhas mãos tocaram o microfone para iniciar a apresentação, nenhuma palavra saiu de minha boca. Eu estava diante de mais uma crise de pânico. Um dos aspectos mais desafiadores enfrentados por aqueles que sofrem desse problema, é a sensação de perda de controle sobre suas próprias ações. Mas adotar uma estratégia de fuga e evitar situações de exposição ao público estão longe de contribuir para a cura do problema. Eu não queria me esconder, mas sim encontrar a liberdade.

Embora a sensação de medo parecesse tão real, havia algo dentro de mim afirmando exatamente o contrário. Eu já havia experimentado a liberdade de confiar no “infinito sustentador” – o Amor divino – em diversas situações. Em meu íntimo, eu sabia que, exatamente por conta de Sua natureza infinita, esse amparo não me poderia ser negado. Ter essa convicção sincera permite redirecionar o foco do pensamento para algo mais elevado.

Você já percebeu como pensamentos voltados ao ego como “eu faço”, “eu sou bom”, podem facilmente se transformar no outro extremo: “eu não sou capaz”, “eu não consigo”? Entretanto, ao invés de oscilar como um pêndulo entre esses dois extremos, é possível dar uma guinada mental de 180 graus. Foi assim que aconteceu comigo. Senti um impulso irresistível para desviar o foco de mim mesma, de “meus próprios pensamentos”, e repousá-lo completamente no Amor divino.

Quando se experimenta essa liberdade, as algemas que parecem nos manter em uma prisão mental se desfazem, e sentimos a presença da harmonia, da paz e da liberdade, fluindo de forma consistente em nossa experiência. Foi exatamente isso que aconteceu após aquele súbito ataque de pânico no congresso. Tive a sensação de acordar de um sonho ruim. Em uma questão de instantes, recobrei o autocontrole, minha voz retornou e pude continuar com minha fala de maneira natural.

Após essa ocasião, tive muitas outras oportunidades de falar em público e os ataques de pânico, que haviam sido recorrentes até então, nunca mais retornaram. Alicerçar o pensamento no Amor divino envolve amar com desprendimento tudo aquilo que fazemos. Mas, mais do que isso, implica reconhecer nossa conexão com esse Amor, que traz a calma certeza de que a identidade genuína de cada um está intacta, e de que ninguém pode ser privado de conviver normalmente na sociedade e se expressar com liberdade.

*Tamara Grigorowitschs é Doutora em Sociologia e, como Assistente do Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre saúde, espiritualidade e bem-estar. 



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves