Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A lista fechada aos olhos dos eleitores

A lista fechada aos olhos dos eleitores

29/03/2017 Bady Curi Neto

Todos os brasileiros são conscientes da necessidade da Reforma Política Eleitoral.

O tema já foi palanque de vários candidatos ao cargo majoritário da nação, sempre como discurso para agradar aos eleitores e nunca posto em prática efetivamente. Tivemos pequenos avanços nesta matéria, qual seja, a redução do tempo de propaganda eleitoral e o limite de gastos das eleições, com vista às eleições anteriores.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão inovadora, com os olhos voltados para os escândalos de corrupção, proibiu a contribuição da campanha eleitoral de pessoas jurídicas, sob o argumento de que por não votarem e não poderem ser votados, os mesmos não poderiam participar do processo eleitoral.

Neste aspecto, a meu ver, houve um exagero. O fato da pessoa jurídica não participar do processo eleitoral, não quer dizer que não pode contribuir com a campanha de seu candidato.

A vedação deveria cingir apenas às pessoas jurídicas, seus sócios e empresas coligadas, que possuírem contratos com a administração pública, para que não possam contribuir com a campanha. Isto porque apesar de não votarem ou serem votadas, as mesmas sofrem as consequências da legislação e das decisões do Legislativo.

Agora, de afogadilho, pretende o Congresso aprovar, para o pleito de 2018, a eleição por lista fechada. Neste sistema eleitoral, o partido político escolhe sua lista de candidatos que irá concorrer ao pleito eleitoral, para deputados, senadores e vereadores.

O eleitor vota no partido e não no candidato de sua preferência. Os votos são distribuídos de acordo com a ordem de candidatos definida pela legenda. Os defensores desta forma de eleição atribuem a escolha ao menor custo da Campanha Eleitoral.

Sem pretender discutir, neste artigo, qual seria o melhor modelo eleitoral para o país (voto distrital, distrital misto, lista fechada e aberta). Fato é, que essa pretensa modificação, no meio do maior escândalo de corrupção do Brasil e do mundo, com vários parlamentares e políticos envolvidos ou sob suspeita na operação denominada Lava jato, deixa transparecer que o objetivo é outro e pouco republicano, ou seja, o de “esconder” candidatos que correriam o risco de não serem reeleitos em meio a denominada Lista Fechada.

Causa estranheza, aos olhos dos eleitores, que uma reforma política esperada há anos, surja, repentinamente, neste modelo, a véspera de ser revelado pela delação premiada de Marcelo Odebrecht e seus executivos, o nome de políticos que receberam recursos ilicitamente, seja através de doações eleitorais oficiais ou quaisquer outras formas.

A suspeita aumenta, quando o presidente do partido político dos Democratas (DEM), o senador José Agripino Maia diz textualmente que a “solução será estabelecer, nesta primeira eleição, em 2018, que os deputados terão prioridade na lista”, ou seja, os mesmos envolvidos no escândalo de corrupção.

Será que nossos congressistas não conhecem a célebre frase “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”, atribuída a Cézar ao divorciar de Pompeia em 62 A.C., ou a intenção é, verdadeiramente, fazer um escudo, um biombo dos parlamentares por traz da Lista Fechada?

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes