Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Maior Manifestação de um País Democrático

A Maior Manifestação de um País Democrático

01/10/2014 Bady Curi Neto

A urna é a força popular, a força dos cidadãos, em que cada voto é uma manifestação de sua vontade

Há aproximadamente um ano vivenciamos uma série de manifestações populares em nossa Republica Federativa. Tudo começou com um aumento da passagem de ônibus no sul do país e se transformou em uma indignação geral em todo o Brasil.

Diziam que o gingante acordou, pessoas de bem foram às ruas para manifestar a desaprovação dos políticos, da Copa do Mundo, do sistema de saúde, do preço da passagem de ônibus, dos salários dos professores, da corrupção, do salário mínimo etc.

Os primeiros movimentos se deram de forma ordeira, como deve ser em um Estado Democrático de Direito. Melhor sorte não ocorreu com as demais manifestações. Um bando de incivilizados incitavam o povo a desordem, a quebradeira, a agressão aos policiais, destruição de bens públicos e particulares, até chegar ao auge da incivilidade com a morte de um repórter/cinegrafista de uma emissora de televisão, que fazia a cobertura no local episódios que fizeram cair no descrédito os cidadãos de bem.

Chegaram os Black Blocs, que escondidos atrás de mascaras que encobriam seus rostos promoviam a pratica da violência, inclusive, contra a imprensa sepultando de vez o espírito da liberdade de expressão, ponto de partida para qualquer reclame popular.

Agora é chegada a hora da maior manifestação democrática, as eleições diretas, na qual os concidadãos vão eleger, de uma monta só, seus representantes legislativos, executivo e seu representante supremo, o presidente da república. Essa deve ser a verdadeira manifestação do povo, sem agressões, sem quebra-quebra, sem baderna, sem o fechamento de vias públicas, destruição de patrimônio etc.

Essa é a manifestação que se faz de cara limpa, sem esconder atrás de máscaras ou capuz. É a hora de chamarmos a responsabilidade para todos nós, o verdadeiro afrontamento aos homens públicos que elegemos e nos decepcionaram. Se o voto for desferido com consciência, sem interesses mesquinhos, teremos uma nação melhor.

Digo que o voto deve ser desferido por ser a maior arma de um povo, em que podemos aniquilar políticos corruptos com um simples apertar das urnas eletrônicas. Abraham Lincoln, ex- presidente dos Estados Unidos, há tempos disse: "um boletim de voto tem mais força que uma espingarda".

A verdadeira mobilidade social é assegurada aos eleitores através do voto livre e sigiloso, no qual cada indivíduo está sujeito apenas a sua consciência e o que anseia de seus representantes. A urna é a força popular, a força dos cidadãos, em que cada voto é uma manifestação de sua vontade, pouco importando a raça, o credo, o poder aquisitivo, todos são iguais, verdadeiros Representantes do Estado Democrático de Direito.

Nas palavras do estadista americano citado: "nenhum homem é bom o bastante para governar os outros sem o seu consentimento." É chegada a hora de darmos os nossos consentimentos para sermos representados e governados, daí a importância do voto livre, sigiloso e obrigatório, no qual o direito tutelado é o futuro do país. Vamos acordar e sacudir o gigante. O gigante somos todos nós, que exercendo nosso legítimo direito de escolha dos nossos candidatos, podemos fazer a verdadeira manifestação democrática de um país civilizado.

Texto: Bady Curi Neto é advogado, fundador do Bady Curi Advocacia empresarial e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). 



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves