Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A solução surge na força da reação

A solução surge na força da reação

22/06/2017 Norman de Paula Arruda Filho

Nos deparamos com mais uma atitude extremista e maquiada pelo discurso nacionalista de Trump.

Assisti, acredito eu, tão estupefato quanto todo o mundo, ao anúncio do presidente americano Donald Trump sobre a saída dos Estados Unidos do acordo climático de Paris.

Menos de dois anos depois daquele encontro no qual tive a honra de estar presente e que ficou conhecido como uma virada histórica na meta de reduzir o ritmo do aquecimento global, nos deparamos com o contrassenso de um líder que rejeita a posição mundial de alerta para a mudança nas políticas de emissão de gases poluentes.

Perplexos, nos deparamos com mais uma atitude extremista e maquiada pelo discurso nacionalista de Trump, porém são nas respostas que vemos um contra movimento muito maior se formar.

No âmbito político já é possível vê-lo perder na própria casa. Enaltecendo a vantagem do Federalismo, governadores e prefeitos reforçaram seu posicionamento contra a decisão da Casa Branca.

Entre o grupo de 12 governadores que assinaram um manifesto de boicote à saída do acordo sobre o clima, a Califórnia, já conhecida como polo das novas tecnologias, não só anunciou que vai reforçar as medidas para garantir o investimento em energia limpa, como fechou um acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia da China para desenvolvimento e comercialização de inteligência sobre captura e armazenamento de carbono, energia limpa e tecnologia avançada.

No viés empresarial, o Walmart, maior grupo varejista multinacional estadunidense, reforçou a decisão de não comprar de produtores que apoiam as novas políticas ambientais de Trump. Se a popularidade já não era seu ponto forte, mais uma vez as ruas de Nova York e Washington ficaram repletas de manifestantes que esbravejavam palavras de repúdio e insatisfação com a decisão do Presidente.

Como se isso não bastasse para demonstrar o descontentamento geral, pasmem! Emana nesse movimento mesmo as grandes companhias do setor de energia como ExxonMobil, Chevron, Shell que se colocam a favor da mudança proposta pelo Acordo de Paris. Decisões extremas de um líder imediatista, dotado de um senso particular de inoportunidade e acentuada falta de habilidade política.

Trump mais uma vez mostrou não se importar com a maturação do seu governo, antes mesmo de tomar medidas extremas que chocam o mundo e provocam reações também “fora de casa”. Sim, nas outras nações o movimento de resposta foi rápido, quase instantâneo.

Aproveitando o ensejo, a China anunciou a redução de suas termoelétricas ao passo que vai investir nos não poluidores, como usinas nucleares. Houve também pronunciamentos de líderes da França, Alemanha e Inglaterra. O recado da ONU foi dado ainda dias antes do pronunciamento de Trump.

O Secretário-geral, António Guterres, reforçou o futuro cinzento que aguarda aqueles que que não se unirem a economia verde. Após a declaração do presidente, Guterres se manteve tranquilo ao afirmar que o acordo não está totalmente perdido, já que é possível fazer parcerias com os estados americanos, independentes nesse sentido. Ao avaliar todo o movimento que parece se estruturar, o futuro do líder americano será cinzento e solitário.

Como defensor ativo do desenvolvimento sustentável, à frente da presidência de uma escola de negócios há mais de vinte anos, e presidente do Capítulo Brasileiro do PRME da ONU, ressalto o papel fundamental das instituições de ensino em formar alunos com uma nova visão mundial.

É preciso entregar ao mundo não somente líderes, mas cidadãos que saibam associar competências técnicas à valores e que possuam uma visão voltada para o compromisso com as futuras gerações, empenhados em tornar o mundo mais justo, ético e ambientalmente responsável.

Para usar dos clichês e lembrar que toda ação tem uma reação de igual ou maior intensidade, espero que a resposta do mundo diante de tal atitude do governo americano seja muito mais forte e significativa, como uma onda na qual mesmo aqueles que não desejam nadar, acabam levados pela corrente do bem.

E que essa voz nacionalista reacionária seja abafada por um movimento global unificado em prol de mudanças positivas para o futuro das novas gerações.

* Norman de Paula Arruda Filho é presidente do ISAE — Escola de Negócios e do Capítulo Brasileiro do PRME (Princípios para Educação Executiva Responsável), da ONU.



O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Três ordens do amor

Já imaginou a possibilidade de desfazer padrões repetitivos e negativos das gerações passadas?

Autor: Mary Cristiane


Saúde Suplementar: desafios, mudanças e soluções futuras

O cenário da saúde suplementar em 2024 apresenta desafios complexos, exigindo uma abordagem inovadora e colaborativa.

Autor: Andréa Bergamini


Mulher

Busquei uma palavra para ti.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Mudanças avassaladoras à vista

Nas encantadoras praças arborizadas, as pessoas costumavam conversar sobre a vida. No passado, havia o contato face a face, olho no olho, e poucos conflitos que eram resolvidos durante um encontro para um café ou chá.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A volta do trem de passageiros

O Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas, que representará a volta do transporte ferroviário de passageiros no Estado de São Paulo, já tem seus futuros operadores escolhidos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Vai uma galinhada aí?

Comer uma galinhada sempre foi muito saboroso e divertido. Ainda mais quando isso acontece numa roda de amigos, acompanhada de uma cerveja gelada e uma roda de conversa que invade a madrugada.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Gentileza na política é possível?

Promover a gentileza na política é um desafio, até porque Maquiavel entendia que tal virtude não cabe nas discussões políticas.

Autor: Domingos Sávio Telles


Biden, Haley e Trump: as prévias das eleições nos EUA

Os estadunidenses vão às urnas neste ano para eleger – ou reeleger – aquele que comandará a nação mais poderosa do planeta pelos próximos quatro anos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray