Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A vitória de parar de fumar

A vitória de parar de fumar

31/05/2017 Luisa Maria Maia Nobre

“Cheguei a pensar que o cigarro era meu amigo, meu companheiro que aliviava minhas tensões”

A vitória de parar de fumar

Fui fumante por quase 4 décadas. Intermináveis anos fumando e acumulando cinco tentativas frustradas de parar de fumar. Atualmente conto o tempo que perdi e o que já ganhei com a decisão de deixar definitivamente este vício que mata.

Em nosso país, segundo estatísticas, 80% dos fumantes dá sua primeira tragada antes de atingir os 18 anos. E o que mais me estarrece é que no mundo inteiro esta idade é ainda menor. A pesquisa aponta que a idade média é de 15 anos, ou seja em plena adolescência.

E não adianta o alerta das autoridades da área médica e confirmações da OMS - Organização Mundial da Saúde e outras instituições idôneas de que o produto mata dois em cada três usuários. Às vezes quando não mata, deixa sequelas irreversíveis.

Estou torcendo para que os três PL que tramitam no Congresso Nacional que determinam a padronização das embalagens destes produtos sejam votadas sem demora para que inúmeras vidas deixem de ser manipuladas por artifícios de marketing que estão expostos ao jovem desde cedo.

Em outros países como França, Reino Unido, Austrália e outros já foram adotadas legislações que determinam a padronização das embalagens de produtos originários de tabaco.

O político e professor Elias Murad, foi um dos pioneiros no combate ao tabagismo em Minas Gerais e no Brasil. E durante uma entrevista ele pedia para desligar o gravador e dizia para mim: "Pare de fumar. Porque você insiste em acender este cigarro. Sabia que está se drogando". Neste dia, num curto período, eu queimei quatro cigarros.

Na época era "chique" fumar. E confesso que cheguei a pensar que o cigarro era meu amigo, meu companheiro, aliviava minhas "tensões". E a realidade é totalmente outra. Hoje o fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e outros órgão do copo humano e causador de 12 mil óbitos por ano no Brasil.

Retornando há poucos dias da Europa, adquiri uma tosse de meus tempos de fumante. Fiquei exposta como "fumante passiva" à fumaça dos usuários à minha volta. Lá é verão. E como fumam! Compulsivos em grande quantidade que não têm consciência do mal que fazem a si mesmo e às pessoas que estão ao seu redor. E o turista além de inalar fumaça tem que conviver com cidades imundas com "restos" de cigarros que os fumantes pouco educados vão deixando pelas ruas.

* Luisa Maria Maia Nobre é diretora de redação de O Debate

 

 

 

 

 



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes