Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Abuso de Autoridade

Abuso de Autoridade

19/10/2016 Bady Curi Neto

O parlamentar não sabe diferenciar ou confunde propositalmente privilégio com prerrogativa.

O deputado Celso Russomanno, candidato derrotado à prefeitura de São Paulo, dito protetor do direito do consumidor, bandeira de sua candidatura à Câmara Federal, protagonizou uma cena vergonhosa nesta última quinta-feira no aeroporto internacional JK de Brasília.

Com ar de superioridade, sob a alegação de ser deputado federal, recusou-se, peremptoriamente, a passar sua bagagem de mão pelo raio x do aeroporto. O malfadado comportamento do parlamentar levou a uma discussão com os funcionários do aeroporto até o embarque do avião.

Incontido em seu abuso de autoridade não restou outra alternativa do que o acionamento da Polícia Federal para, através de dois agentes, retirá-lo da aeronave e submeter, enfim, sua bagagem de mão à vistoria do raio x. Os demais passageiros, consumidores do serviço de transporte aéreo, na mesma condição do Russomano, tiveram que aguardar cerca de quarenta minutos o desfecho da confusão até que o deputado, acompanhado pelos policiais federais, cumprisse o procedimento de segurança determinado para o embarque em aeroportos e voltasse a seu assento, segundo noticiado pelas redes sociais e na web.

Ao que parece, pela atitude o parlamentar, responsável pela função legislativa, não sabe diferenciar ou confunde propositalmente privilégio com prerrogativa, enquanto esta é definido em lei em razão da função ou cargo exercido, a exemplo da imunidade parlamentar, aquela, segundo alguns, é uma regalia individual que afronta o princípio constitucional que todos são iguais perante a lei.

Pessoalmente, entendo que privilégio é aquilo que iguala as pessoas, nos mesmos direitos e de igual forma, podendo ser utilizado a título de exemplo o mesmo princípio citado, assim como o da inocência, ninguém pode ser considerado culpado até que haja sentença condenatória transitado em julgado.

O privilégio se dá para todas as pessoas indistintamente. Ultrapassado o campo da semântica, fato é que o congressista não possui privilégio ou prerrogativa de passar sua bagagem de mão sem o devido exame do raio x nos aeroportos.

Ao tentar fazê-lo afigura-se uma outra conduta, em tese, o do abuso de autoridade. A própria assessoria da Câmara dos Deputados Federais confirmou que não existe nenhuma prerrogativa para seus membros não submeterem suas bagagens ao exame do raio x.

O proceder infeliz de Russomanno torna-se mais relevante por se tratar de um homem público, que deveria dar o exemplo de civilidade por ser um servidor eleito pelo povo, fazendo lembrar a velha e abominável prática da “carteirada” e do “sabe com quem está falando” utilizadas por pessoas que não se encontram a altura do cargo que ocupam.

A atenção especial ao caso, faz-se relevante para que nós sufragistas prestemos atenção na conduta dos futuros candidatos, que na época da eleição se apresentam como cidadãos com o poder do amor aos eleitores e depois de eleitos revelam suas verdadeiras faces, o amor ao poder.

* Bady Curi Neto é advogado, ex-juiz do TRE (MG), fundador do escritório Bady Curi Advocacia Empresarial.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre