Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Administrador: 51 anos da profissão

Administrador: 51 anos da profissão

18/10/2016 José Alfredo Machado de Assis

A profissão de Administrador no Brasil completou 51 anos no último dia 9 de setembro.

Ao todo, o País tem hoje cerca de 1,5 milhão de bacharéis em Administração. Quatro décadas após a aprovação da Lei 4.769/65, que regulamentou a profissão, a graduação na área já ocupa o primeiro lugar no ranking dos cursos mais procurados do país.

Oferecido em mais de 1.700 estabelecimentos de ensino e com mais de 600 mil estudantes matriculados, a Administração atrai hoje, mais estudantes do que em qualquer outra área. São mais de 70.000 formandos em Administração por ano.

Não é por acaso que quase 70% dos cargos de gerência em empresas brasileiras são ocupados por Administradores. A profissão tem se desenvolvido a cada ano, ampliando a capacidade de gestão das organizações com a inclusão das novas ferramentas trazidas pela globalização, numa busca constante por conhecimento, estratégias criativas e otimização de resultados.

Tanto a demanda do mercado de trabalho pelos profissionais da área, como o aumento da procura pela graduação, refletem o reconhecimento conquistado pela profissão no Brasil. O Administrador profissional é preparado para identificar e solucionar problemas, em todas as fases de decisão de uma organização, como planejamento, organização, direção e controle.

Ele ainda é capaz de prever, evitar e solucionar questões que, sem estes cuidados, podem tornar-se fatais não apenas para a sobrevivência de empresas da iniciativa privada, mas também do serviço público, gerando sérios transtornos para a população.

Cabe ao Conselho Regional de Administração (CRA-SP) a fiscalização do exercício da profissão no Estado de São Paulo, através de um trabalho sério e competente da sua Sede e das suas Seccionais e de esclarecer à Sociedade sobre o papel do Administrador no desenvolvimento de organizações mais sustentáveis, contribuindo para o crescimento econômico e social do País.

O objetivo da CHAPA 1 MUDE, é de restabelecer uma fiscalização eficaz junto às Empresas para que com isso possamos defender o mercado de trabalho tão almejado pelos Administradores. Hoje, temos no Brasil mais de 5 Milhões de Empresas constituídas e aproximadamente 230.000 Organizações do Terceiro Setor – ONGs.

* José Alfredo Machado De Assis é graduado em administração de empresas pela “UNIFIEO”, com especialização em “Business Administration” pela Richardson Electronics (ill-USA), consultor de empresas e candidato a conselheiro nas eleições de 18 de outubro no CRA-SP pela chapa 1 Mude.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre