Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aécio é capaz de vencer Dilma

Aécio é capaz de vencer Dilma

21/10/2014 Roberto Lacerda Barricelli

Conforme analisei pouco após a morte de Eduardo Campos, Marina Silva (PSB) segue com tendência de queda; errei só na quantidade de pesquisas que a mostraria à frente de Aécio Neves (PSDB), pois na época “chutei” três pesquisas, mas a onda da comoção que segurou Marina durou até a véspera deste primeiro turno das eleições presidenciais.

Enfim, este não é um artigo apenas para dizer: “meninos(as), eu vos avisei”. Minha vaidade não chega a tanto. Acredito na capacidade de Aécio Neves em vencer Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Alguns amigos publicaram que Marina é a única capaz disso, pois quem vota em Aécio não votará em Dilma, mas quem vota em Marina pode ser que ajude a reeleger a petista. Não é de todo errado esse pensamento, pois realmente, quem vota no tucano, não votará na “companheira”.

Contudo, deixa-se de fora (passa praticamente batido) a seguinte questão: “mas e os indecisos?”. Bem, pela lógica deve haver menos indecisos em um segundo turno entre dois candidatos, do que em um primeiro turno com diversos candidatos, sendo três “grandes”. O que penso é que tais indecisos estão (majoritariamente) entre Aécio e Marina, pois quem vota em Dilma, vota no PT, em Lula, é um voto ideológico, ou de cabresto moderno patrocinado pelo assistencialismo populista promovido nos últimos doze anos.

Ou seja, quem vota em Dilma, não tem dúvidas de em quem votará. Em um provável segundo turno entre Dilma e Aécio é mais provável que o tucano consiga a maioria dos votos que foram de Marina no primeiro turno e também da maioria (senão quase todos) os que votaram em branco, não foram votar ou votaram em qualquer outro candidato por indecisão, ou simplesmente para não dar o voto a Dilma e ao PT, mas (de novo) não saber em qual dos outros dois grandes votar.

A capacidade de Aécio em agregar os votos dos indecisos e de Marina no segundo turno (e até de muitos nanicos como Pastor Everaldo e até de Eduardo Jorge) me parece muito maior que a capacidade de Dilma de conseguir o mesmo. Muitos me dirão que (segundo as pesquisas mais recentes) bastaria Dilma ter de 4% a 6% dos votos que seriam de Marina e pronto, a petista se reelegeria. Novamente chamo a atenção ao fato de ignorarem os indecisos, que “sozinhos” representam 5% do total de votos, isso sem nos questionarmos: “quantos entre os 7% de brancos e nulos (de acordo com tais pesquisas) anularão ou votarão em branco por indecisão?”.

No segundo turno provavelmente haverá uma porcentagem maior de votos válidos, o que fazem os 44% a 46% de Dilma no primeiro turno valer menos no segundo turno, forçando-a a precisar de mais do que “meros” 4% a 6% de Marina e mais 1% ou 2% dos nanicos, dos quais no máximo consegue uma pequena fatia de Luciana Genro (PSOL) e, talvez, Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO) e Eduardo Jorge (PV), mas “chuto” que mal chegará a 1% o que destes irá para Dilma, se confirmadas as porcentagens das pesquisas.

Há também o “fator debate”, que será decisivo entre os eleitores de Marina e os indecisos que estiverem balançando entre Dilma e Aécio e pode (talvez) tirar da candidata aquela minúscula parcela que nela vota por conformismo. Fala em “conversão” seria flutuar no campo da esperança e nada além, mas com um discurso bem alinhado, talvez (um misto de especulação e esperança agora), o tucano consiga “convencer” alguns daqueles eleitores que votam em Dilma pelo medo espalhado entre eles que o social-democrata acabará com Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, etc, a votar 45 no segundo turno.

Bem, considerando apenas o mais próxima da realidade, Aécio pode sim vencer Dilma em um provável segundo turno entre ambos, atraindo quase todos os votos que foram de Marina, dos indecisos e dos “conformistas”, em um cenário com número maior de votos válidos, onde a porcentagem inicial de Dilma seria menor que a porcentagem final do primeiro turno. Sem contar que em 20 dias de propaganda e mais uma série de debates na televisão, Aécio tem tudo para “descascar” Dilma perante a maioria do eleitorado brasileiro e destruir diversas falácias que o PT e seus aliados utilizam contra candidatos do PSDB e “de oposição” desde a época das privatizações até o Bolsa Família e outros miseráveis programas.

* Roberto Lacerda Barricelli é Jornalista, Assessor de Imprensa do Instituto Liberal e colunista do Clube Miss Rand, Clube Farroupilha e EPOCH TIMES.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes