Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Água subterrânea pode fazer diferença

Água subterrânea pode fazer diferença

19/05/2015 Floriano de Lima Nascimento

O professor Duarte Costa faz um alerta sobre a crise da água.

Os estudos sobre o meio ambiente, intensificados nas últimas décadas não deixam dúvidas sobre a vulnerabilidade do nosso planeta diante de agressões causadas ao mesmo: desperdício de água, destruições de fontes, queimadas e outras agressões ambientais acabam por enfraquecer, pouco a pouco, as defesas naturais do planeta, criando uma situação de risco para todos os seres humanos.

Tomamos a iniciativa de escrever este artigo depois da crise hídrica que começa a ameaçar até a água que bebemos.

Em nosso entendimento, já passou da hora de se impedir a qualquer custo truculências capazes de poluir a água, desmatar florestas e outras barbaridades. É preciso deixar claro aos transgressores que eles pagarão um alto preço pela depredação e poluição da natureza, que é um bem de todos, felizmente.

A crise da água é algo que deve ser analisado com grande cuidado e responsabilidade. Nem precisamos dizer ao leitor o que significa um fato dessa natureza - impensável até alguns meses atrás.

Animou-me a escrever estas linhas um artigo de autoria do Sr. Walter Duarte Costa, que discorreu em jornal de Belo Horizonte sobre um tema ao mesmo tempo raro e importante, ou seja, a água subterrânea: de acordo com o doutor Walter Duarte, hidrogeólogo, geotécnico e professor da UFMG, nesta época em que os augúrios climáticos têm trazido transtornos e inquietações à população, “surge, a cada dia, no âmbito governamental ou no privado, uma solução tida como salvadora para sanar os malefícios conseqüentes da redução de nossas responsabilidades hídricas.

Entre elas têm sido mencionada a captação de água subterrânea, embora sua adoção exija grande cautela, pois a abertura indiscriminada de poços sem os estudos necessários pode constituir um irreparável dano ambiental, de conseqüências nefastas, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também pelo risco que pode ser imposto à saúde.

*O autor é Redator-chefe de O Debate, escritor e professor de Direito Econômico,  Membro do  Instituto Histórico e Geográfico e da Arcádia de Minas Gerais e ex-presidente da Fundação Brasileira de Direito Econômico.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra