Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Até para a morte é preciso planejamento financeiro

Até para a morte é preciso planejamento financeiro

21/03/2017 Reinaldo Domingos

O tema é tabu, entretanto deve ser encarado com consciência.

Até para a morte é preciso planejamento financeiro

Dizem que a única certeza da vida é a morte, e mesmo assim poucas são as pessoas que se preparam financeiramente para este momento.

Decisões devem ser tomadas e elas costumam ter altos custos, portanto é válido traçar um planejamento e garantir menos dores de cabeça aos amigos e familiares.

A dor da perda de um ente querido é enorme e gera fragilidade, dificultando a capacidade de lidar com questões práticas e financeiras. Muitos, por desconhecimento e falta de planejamento, acabam pagando mais do que o necessário pelos serviços contratados.

O tema é tabu, entretanto deve ser encarado com consciência. É importante pesquisar, fazer escolhas e orçar os serviços e produtos necessários. Ciente dos gastos, é orientavél que comece a poupar e construir uma reserva financeira, esclarecendo aos familiares a sua finalidade.

Com certeza, essa será uma preocupação a menos para eles. Veja os principais itens a serem considerados:

Jazigo - Caso deseje ser enterrado/a, é importante procurar saber se familiares e amigos dispõe de jazigos que podem ser usados por sua família. Em caso negativo, é válido pesquisar e orçar os custos, lembrando que serviços funerários podem ser contratados e pagos com antecedência. Consulte pacotes, eles podem ser mais vantajosos. Neste caso, há também gastos com caixão, transaldo, manutenção do jazigo e exumação, itens que podem pesam no bolso dos familiares. Portanto, é válido se organizar e deixar uma reserva financeira destinada especificamente para tais despesas.

Cremação - Em muitos casos, essa opção é mais barata do que o enterro, considerando especialmente as despesas com manutenção. É válido procurar empresas confiáveis e que pratiquem um bom preço, deixando a indicação e os contatos com os familiares. Contratar e pagar com antecedência é uma garantia de que tudo acontecerá de forma mais segura e tranquila.

Velório - A maioria dos locais que prestam o serviço de enterro e cremação oferece espaço para o velório. Caso não haja essa possibilidade, é importante buscar por um espaço que atenda as necessidades da família, orçando os valores com antecedência. É válido incluir no orçamento as despesas com flores, cujos preços podem variar bastante.

Seguro de vida - É muito importante ter uma reserva financeira ou seguro de vida que garanta proteção aos familiares, para que tenham suporte para manter seu padrão de vida caso uma fatalidade aconteça. Na maioria dos caso, a indenização abrange a invalidez em decorrência de doença ou acidente.

Testamento - Para quem tem patrimônio, investimentos ou acredita que a partilha dos bens pode gerar dor de cabeça, é válido buscar o respaldo de um advogado e elaborar o documento com antecedência, considerando tanto seus desejos quanto as necessidades dos que ficam.

Doação de órgãos - Caso tenha esse desejo, com a consciência de que poderá beneficiar outras pessoas, manifeste-o ao aos familiares e amigos mais próximos, para que isso não seja esquecido. Afinal, a decisão final se os órgãos serão doados ou não é da família.

* Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves