Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Coaching: ferramenta de orientação vocacional

Coaching: ferramenta de orientação vocacional

28/11/2014 Marcelo Cardoso

Vivemos em uma época em que os acontecimentos são compartilhados rapidamente. Um mundo globalizado onde você sabe até mesmo o que a sua vizinha comeu ontem no jantar.

E os jovens? Vivenciam esse mundo com muito mais tranquilidade do que os adultos, é claro, é a fase deles. Mas a quantidade de informações e a velocidade faz com que, muitas vezes, surjam dúvidas em relação a tudo. Sabemos que ao mesmo tempo em que os filhos estão mais conectados e mais cientes dos acontecimentos do mundo, eles também estão mais distraídos e superficiais. Tudo muda muito rápido, com a mesma velocidade de um “tuite”. Então, como escolher o futuro profissional diante de tantas opções e informações?

Como saber o que querer para o resto da vida se é difícil decidir entre ouvir música, sair com amigos, ficar em casa na internet? Fico imaginando o que deve passar na cabeça deles. Mas, as coisas não são tão ruins quanto parecem. Também já vivenciamos isso, em uma época diferente, em um cenário diferente, mas no final, deu tudo certo, correto? Para saber o caminho a ser seguido é preciso parar e estudar, antes de tudo, as aptidões. Estudar as aptidões, os interesses e as habilidades pode dar um indicativo do que se quer fazer.

Um outro passo é conversar, buscar pessoas nas áreas que chamam a atenção, ir até seus locais de trabalho e entender a rotina. Muitas vezes, o contato direto com aquilo que “pensa que quer fazer” muda totalmente quando se tem um contato real. Mas, se a situação ficar realmente complicada, a melhor saída é a busca por um especialista. Existem algumas opções no mercado, mas a que quero tratar aqui é o coaching. O coaching usa ferramentas que conduzem o jovem a refletir não somente sobre aquilo que gostaria de fazer - baseado em suas aptidões, mas também sobre o mercado de trabalho, remuneração, os desdobramentos que a escolha possa causar em sua vida.

Muitos jovens acabam escolhendo a profissão da moda ou mesmo seguindo a mesma profissão dos pais e acabam se frustrando. E é exatamente o que o processo de coaching tenta impedir, a má escolha. Não é somente o conduzir, mas fazer com que a pessoa consiga perceber as compatibilidades da área escolhida com os objetivos de vida dela. O processo de coaching de carreira ou vocacional vai auxiliar no autoconhecimento, ajudar na autoestima e autoconfiança, facilitando a tomada de decisão. Fará entender que o futuro profissional não deve ser baseado somente em ganhos financeiros, mas sim, como uma missão de vida e como uma contribuição para a sociedade.

*Marcelo Cardoso é especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado