Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como desenvolver uma startup

Como desenvolver uma startup

11/02/2016 Pedro Kauffman

Empreender nem sempre é um caminho fácil.

Como desenvolver uma startup

As resistências aos desafios e a falta de recursos se tornam obstáculos para a maioria daqueles que sonham em criar o seu próprio negócio. E no meu caso não foi diferente.

Trabalhei por oito anos como diretor geral de uma instituição do terceiro setor e, após refletir bastante, no final de 2014 senti que era hora de buscar outro desafio. Gostaria de voltar a empreender, mas não tinha recursos. Saí do meu antigo trabalho abrindo mão de qualquer “direito”, além do meu último salário.

Esse foi o primeiro passo para empreender, pois é importante se desapegar das atividades passadas e focar em uma nova missão. Então, recebi o convite de um amigo para que fizéssemos uma sociedade, onde ele entraria com o capital e eu com o trabalho.

Proposta muito interessante e, a partir daí, assumi a tarefa de buscar um “bom negócio”. Essa tarefa não é fácil. Começar um negócio do zero realmente seria uma missão tortuosa, mas ao mesmo tempo desafiadora. Com essa lição de casa, estudei exaustivamente o mercado fitness e procurei tudo que poderia ter de informações a respeito de tecnologia.

A ideia era entender para quem se destinaria meu produto, como era o mercado nos últimos 10 anos. Pensei nos planos A, B e C. O levantamento possibilitou rastrear quais as atualizações que o meu sistema terá e onde “quero” chegar.

Essa pesquisa me fez entender o que fará com que os usuários baixem meu aplicativo e não queiram apagá-lo, devido à falta de espaço em seus aparelhos. Aplicativo é assim, você baixa porque alguém te falou que é legal, mas se não o usa frequentemente, com certeza apagará na hora que precisar de mais espaço para fotos, por exemplo.

Enfim, acredito que fiz o levantamento completo e, agora, começo a ver meu sonho se tornando realidade. Parece fácil, mas encontrei obstáculos e dificuldades. Meu primeiro erro: acreditar cegamente que fazer negócios com amigos baseando-se na amizade é uma boa.

Não, não é. Uma das coisas que escutei recentemente, de um advisor que considero muito, é que os melhores contratos devem ser feitos com nossos amigos, pois com quem não conhecemos sempre tomamos cuidado, mas com os amigos acabamos acreditando demais no poder da amizade.

Negócios com amigos podem dar certo sim, mas é impreterível ter as expectativas alinhadas e, principalmente, um bom documento assinado. Falando em assinatura, fiz algumas parcerias que achei serem estratégicas e, graças ao aprendizado de bons documentos assinados, consegui sair de algumas armadilhas.

É normal encontrar pessoas no meio do caminho que tentem “pegar carona” em nosso possível sucesso! É importante ter muito cuidado nessa hora também. Voltando ao meu novo momento societário, já deu para perceber que o mesmo não deu certo, mas curiosamente a dificuldade me fez mais forte e determinado, mas não ainda mais esperto, e decidi continuar.

Achei outros amigos que queriam investir em minha ideia e pude dar continuidade ao sonho. Como tudo foi rápido demais, novamente errei em acreditar que por serem amigos, poderia confiar na palavra acima dos papéis.

Sem grandes papéis e muita inexperiência, vi esses amigos mudarem algumas vezes nossos combinados, até o ponto em que tive que ter a coragem de bater o pé e dizer que ou continuávamos conforme o acordado, ou que eles poderiam sair do negócio, e obviamente o resultado foi a saída deles.

Tudo isso durou quatro meses apenas. Foi quando parei e pensei bem: achar um investidor não é necessariamente a coisa mais difícil. O desafio é achar o investidor certo! Aquele que aporta mais do que somente o dinheiro. Novamente busquei forças na adversidade e, enfim, consegui o investidor que procurava.

Busquei por alguém com experiência, estrutura, e “cabeça de investidor”. É muito mais fácil dar certo quando se tem alguém somando ao seu lado! Mais uma vez chamei um amigo, mas dessa vez aprendi com meus erros e fizemos tudo corretamente! Outro fator que considero muito importante é buscar apoio e debater a ideia, seja com a família, amigos, advisor ou profissionais da área e de sucesso.

É muito comum ter um preciosismo por nossas ideias e acreditar que todas as pessoas desejarão “roubar” nossa ideia. Sinceramente? Acredito que é um risco que devemos assumir. Falar com pessoas que “deram certo”, em sua área e em outras, é extremamente enriquecedor.

Temos que aprender a entender as críticas também. Um empreendedor também passará muitas noites acordado “viajando” em suas novas ideias. A hora do banho torna-se um momento inspirador. Acordar durante a noite e ter uma nova ideia também é absolutamente normal.

Provavelmente, nesta etapa você já estará procurando uma empresa ou um profissional para desenvolver seu aplicativo. Saiba que nessa hora você deve ter calma e deverá procurar pensar em absolutamente tudo e mesmo tendo certeza de que fez tudo certo, novas ideias e “correções” serão necessárias.

Muita calma nessa hora! Não faça nada sob pressão, pois isso te custará muito mais em breve. Seja tecnicamente, tendo que alterar algo em seu projeto, psicologicamente, lidando com alguma incerteza ou dependendo dos outros, ou até financeiramente, tendo que pagar os ajustes necessários.

A falta de experiência e de capital nessas horas será certamente um problema num futuro muito próximo! As palavras principais para essa hora são: calma, pense e repense. Este é o momento de errar o menos possível! Quando se inicia uma startup, deixamos o sonho falar alto.

Acredito que este é o combustível necessário para que nossa ideia seja mais do que apenas uma ideia. Percalços sempre existirão e é relevante saber que só você pode fazer seu sonho dar certo. Diariamente milhares de ideias tentam se tornar realidade, e pouquíssimas têm êxito.

Eu acredito que existe um motivo determinante para isso. Sua startup dará certo não porque você é melhor do que alguém, ou por que sua ideia é a mais inovadora. Não pense também que muito dinheiro ou pouco dinheiro podem determinar 100% do que vai acontecer.

O principal motivo que fará sua empresa dar certo é a sua força de vontade, a sua determinação e principalmente o quanto você realmente acredita em seu sonho e em você. O meu sonho está apenas começando e sei que tenho ainda muito pela frente.

Não posso falar ainda sobre os segredos de como fazer sua startup virar um facebook, um uber ou um airbnb. Sei que é um sonho extremamente alto, mas sei que só chegarei lá se acreditar. Neste momento posso falar dos desafios de fazer com que seu sonho se torne mais do que apenas uma ideia e alguns desafios que enfrentei.

* Pedro Kauffman é CEO da startup Fit Anywhere.



Cemig seleciona startups para desenvolvimento de soluções

Programa é o maior em inovação aberta do setor elétrico brasileiro.

Autor: Divulgação

Cemig seleciona startups para desenvolvimento de soluções

Startup cria plataformas de formação complementar para professores

Os professores podem aproveitar as plataformas para criar uma relação de ensino-aprendizagem na sala de aula, pois permite que eles ensinem os seus alunos ao mesmo tempo que aprendem.

Autor: Divulgação

Startup cria plataformas de formação complementar para professores

5 formas de investir em startups com mais segurança

Investir em startups pode ser uma aventura emocionante, mas também traz consigo riscos significativos.

Autor: Ana Paula Debiazi

5 formas de investir em startups com mais segurança

Startup cresce mais de 300% conectando “talentos tech” com empresas

Growyx foi fundada em 2021 e já conta com mais de 20 mil profissionais cadastrados na plataforma.

Autor: Divulgação

Startup cresce mais de 300% conectando “talentos tech” com empresas

Startup paulista propõe o uso de drones para erradicar o mosquito da dengue

O projeto teve apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Autor: Divulgação

Startup paulista propõe o uso de drones para erradicar o mosquito da dengue

Os insights que a crise dos investimentos trouxe para as startups

Cada crise é única, e as lições aprendidas podem variar dependendo da natureza e do alcance da crise.

Autor: Rafael Kenji Hamada

Os insights que a crise dos investimentos trouxe para as startups

Como criar uma equipe poderosa para sua startup

Contar com uma equipe poderosa, que ajude a construir o crescimento da empresa, é o sonho de qualquer empreendedor.

Autor: Divulgação

Como criar uma equipe poderosa para sua startup

Startup mineira facilita contratos com órgãos públicos

Licitei, parte do portfólio da Dome Ventures, acaba de ganhar aporte de 150 mil dólares da Microsoft.

Autor: Diogo Catão

Startup mineira facilita contratos com órgãos públicos

Você tem perfil para ser CEO de startup?

Características importantes para quem pretende iniciar um modelo de negócio.

Autor: Marilucia Silva Pertile

Você tem perfil para ser CEO de startup?

Cinco dicas para uma startup conquistar sucesso em 2024

Com a proximidade de um novo ano, empreendedores podem aproveitar para dar um novo gás aos seus negócios.

Autor: Marilucia Silva Pertile

Cinco dicas para uma startup conquistar sucesso em 2024

Mortalidade de startups cresce em 2023: como reverter esse cenário?

O importante é que busquem o apoio de uma consultoria especializada no tema para que identifiquem a melhor opção conforme sua realidade e objetivos e se estruturem da melhor formato possível.

Autor: Alexandre Pierro

Mortalidade de startups cresce em 2023: como reverter esse cenário?

4 dicas jurídicas para abrir e manter startups

Inovar e criar soluções tecnológicas para diversos tipos de segmentos são um dos principais objetivos de uma startup.

Autor: Patrícia Zanlorenci

4 dicas jurídicas para abrir e manter startups