Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como desistir da compra de imóvel na planta

Como desistir da compra de imóvel na planta

17/05/2017 Danielle Bitetti

A economia do Brasil tem passado por uma turbulência, trazendo consigo um desemprego crescente e instabilidade econômica.

Com receio de assumir dívidas a longo prazo, quem comprou imóvel na planta enfrenta hoje dificuldades em quitar o saldo devedor na entrega do imóvel.

Por outro lado, as construtoras também são afetadas e, muitas vezes, não cumprem os prazos de entrega ou entregam o imóvel com defeitos.

O que muita gente não sabe é que é possível, sim, voltar atrás na compra de um imóvel na planta. Esse é o chamado distrato, quando a desistência ocorre antes da entrega das chaves. Há duas hipóteses para que ele ocorra: a primeira é quando o vendedor, ou seja, a construtora ou incorporadora, dá causa ao distrato; a segunda ocorre quando o comprador desiste da aquisição.

No primeiro caso, quando o fim do contrato ocorre por culpa da construtora, o comprador tem direito a receber 100% do valor pago corrigido pelos índices oficiais de inflação. Este caso pode ocorrer, por exemplo, quando há atraso na entrega da obra ou quando há defeito no imóvel, entre outros.

Quando o fim do contrato ocorrer por escolha do comprador, a Justiça permite que o vendedor retenha 20% do valor já pago a título de despesas administrativas, uma vez que valores que ultrapassem este percentual são considerados abusivos. O comprador pode desistir da compra em casos de arrependimento ou impossibilidade de pagamento das parcelas, por exemplo.

Seja qual for o caso, é bom que o cliente esteja atento: a lei prevê que o valor investido deverá ser devolvido imediatamente.

* Danielle Bitetti é advogada no escritório Porto, Guerra & Bitetti Advogados Associados



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves