Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como encontrar a felicidade com ou sem diploma

Como encontrar a felicidade com ou sem diploma

26/07/2015 Dominique Magalhães

Falta de tempo, carência de boas oportunidades ou simplesmente indecisão: algumas pessoas não concluem o ensino superior por algum destes motivos.

Outras, nem iniciam. A vida nem sempre segue de forma linear para todos, por isso, alguns só decidem ou conseguem entrar numa universidade bem depois dos “vinte e poucos anos”, seja por necessidade de trabalhar para ajudar em casa, ou simplesmente por não saberem que carreira escolher quando terminam a escola.

Passei por muitos caminhos até descobrir minha verdadeira vocação e me sentir, de fato, feliz com minhas escolhas. Cursei Direito, Publicidade, e, atualmente, faço Pedagogia com o objetivo de entender um pouco mais sobre o universo e a metodologia da educação.

É necessário compreender que cada um tem a sua trajetória e encontrará - cada um no seu tempo e do seu jeito -, seu “lugar ao sol”. Existem casos de profissionais que se destacam em suas carreiras sem ter uma formação acadêmica.

Conheço casos de publicitários, escritores, atores, músicos, artistas plásticos... Em contrapartida, com o avanço da tecnologia, o aumento da longevidade, e a crise econômica mundial, o mercado de trabalho encontra-se saturado.

Sem um currículo de destaque, fica mais difícil sair do lugar. Então, pensemos: o que tenho de diferente que possa chamar atenção de uma empresa? Sugiro algumas atitudes comuns entre pessoas que conseguiram se sobressair:

- Busque sempre melhorar: Você já sabe que tem talento em algo, mas isso não é suficiente. É preciso ter humildade para reconhecer que se aperfeiçoar nunca é demais. Dedique-se com intensidade e paixão àquilo que faz de melhor para conquistar a excelência e ser reconhecido por isso. Faça cursos de extensão, leia, estude! Abrace tudo o que te permita crescer e sua agenda permitir;

- Valorize o seu diferencial: As pessoas que dão valor à sua maneira de se expressar costumam ser mais originais. Ao acreditarem em si mesmas, desenvolvem um jeito próprio, imprimindo sua marca. Acabam não caindo no esquecimento e são lembradas em boas oportunidades;

- Saiba lidar com as dificuldades: Ocorreu um grande imprevisto, um embate de opiniões, algo que te prejudicou? O segredo para lidar com estas situações é investir na sua capacidade de superação. Quem é feliz não encontra menos empecilhos, simplesmente aprende com os acontecimentos, encontra outras formas de lidar com os problemas, levanta a cabeça e segue em frente;

- Conheça a si mesmo e observe os outros: É essencial sabermos quem somos de verdade e é preciso tranquilidade para estarmos atentos às oportunidades. Nosso dom pode ser direcionado para atender ao outro. A melhor maneira de descobrir isso é através do autoconhecimento e da observação. Olhe as pessoas a sua volta com respeito e sem críticas. Conheça aqueles que vão consumir o fruto do seu dom, seja em atendimento estético, na área alimentícia, em comunicação ou criação.

Não podemos permitir que pensamentos castradores e críticas pessoais nos impeçam de buscar sermos melhores como profissionais. Tudo tem o momento certo de acontecer. Se por algum motivo ainda não teve a oportunidade de sentar nos bancos universitários, não se acomode!

Procure cursos livres, estude sozinho, faça uma faculdade à distância. Sempre há espaço e alternativas para quem quer crescer. Ouça e aprenda com quem tem mais experiência, e, acima de tudo, valorize o seu talento!

* Dominique Magalhães cursou Direito, Publicidade, concluiu pós-graduação em Portfolio na ESPM, e, atualmente, estuda Pedagogia.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra