Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como evitar ou amenizar crises empresariais?

Como evitar ou amenizar crises empresariais?

10/09/2014 Airton Cicchetto

Há poucas semanas a página de economia do UOL, trouxe um artigo de alerta aos empresários sob o título “Veja como evitar o efeito Eike Batista na sua empresa”.

A matéria, conforme parecer de especialistas, sugere que “o fato de Eike prometer e não cumprir gerou incerteza no mercado”, o que, segundo os mesmos especialistas, foi o que deu origem aos demais problemas do conglomerado e principal motivo da sua crise.

Notícia recente, desta primeira semana de setembro, relata que o juiz americano Carl Barbier designado para acompanhar todas as ações do processo referente ao maior vazamento de óleo da história da humanidade, ocorrido no golfo do México em 2010, proferiu sua sentença declarando a BP como culpada por negligência e imprudência, decisão que seguramente aumentará os já bilionários prejuízos da empresa e de seus stakeholders. Também a Petrobrás tem sido alvo de manchetes constantes por estar atravessando o período de maior turbulência da história da empresa.

O que está, de fato, por trás das crises destas organizações? No meu entendimento, a resposta é: gestão! Resumindo, faltou gestão! E estes não são casos isolados. Acontecimentos recentes da primeira década do século XXI mostraram que organizações gigantes e centenárias são, também, suscetíveis à má administração e podem ruir. Isso já aconteceu com várias. Balançaram e ruíram inúmeras empresas e bancos que por décadas e, até então, eram reconhecidos mundialmente, entre outras competências, por sua solidez financeira e capacidade de gestão.

Vimos cair verdadeiros ícones empresariais. O sucesso do passado não os tornou imunes às crises internas nem tampouco impediu sua ruína. Muitas empresas de pequeno e médio porte, mas também grandes conglomerados como a General Motors, a Chrysler, o Citibank, a AIG, o Lehmann Brothers, a Enron, a Arthur Andersen, enfim, uma imensa lista de grandes organizações tem enfrentado enormes perdas financeiras. Algumas delas até já desapareceram.

A própria Toyota, que é reconhecida por seus famosos métodos técnicos e gerenciais, por seu mundialmente reconhecido e copiado Sistema Toyota de Produção, sofreu no ano de 2010 um terrível choque e abalo de sua imagem com impactos nas vendas e consequentes prejuízos financeiros. O motivo? Impensáveis falhas técnicas em seus veículos, que causaram a morte de dezenas de pessoas em acidentes nas estradas americanas e europeias. No Brasil, embora em menor escala, a Toyota também teve problemas originados pelas mesmas causas técnicas.

O que esses fatos revelam, ao final, nada mais é que uma série de falhas gerenciais da organização, e as razões podem ter sido várias, como explicaram os analistas de mercados e seus próprios executivos. O fato que aqui quero enfatizar é que crises podem bater à porta de qualquer empresa, inclusive a sua, quando menos se espera. No modelo SCG, caracterizamos crise nas empresas como a inflexão das curvas de desempenho, que significa a passagem de um período de prosperidade para outro de depressão.

Sua empresa poderá se beneficiar das alterações do ambiente, mas também poderá não resistir ao poder das forças e ameaças. Crises motivadas por tais alterações são exógenas, vêm de fora para dentro e, claro, se a empresa estiver saudável e bem administrada, terá melhores chances de reagir. Se, ao contrário, estiver fragilizada e mal gerenciada, terá maiores dificuldades de reação e poderá incorrer num aprofundamento da crise. Um estado de crise pode também decorrer do agravamento de problemas não resolvidos que se acumulam e se tornam crônicos.

São crises endógenas, isto é, originadas internamente à empresa. Administrar é cuidar permanentemente. Nenhuma empresa está livre de ataques e de alterações bruscas no seu ambiente de negócios e, nenhuma está isenta do compromisso de trabalhar pelo seu próprio fortalecimento. Se não estiverem solidamente estruturadas, a crise, vinda de fora ou originada internamente, será inevitável. A ordem, portanto, é aprimorar a gestão continuamente. Diante desta realidade, aos gestores e empresários, vai minha recomendação: desde já e para sempre, foco ininterrupto na gestão!

*Airton Cicchetto é engenheiro, mestre em administração de empresas e idealizador do modelo SCG - Simples Complexo Gerencial - Simplificando a Gestão.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra