Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como falar de si mesmo numa entrevista de emprego?

Como falar de si mesmo numa entrevista de emprego?

13/11/2014 Alessandra Vieira Martins

Parece simples, mas muita gente tem dificuldade para falar de si mesma. Seja por timidez, receio de se expor ou pura falta de conhecimento. Justificativas não faltam. A realidade é que o momento de falar de si mesmo é o momento mais temido pelos candidatos!

A entrevista de emprego, por si só já mexe com o emocional, pois é um momento em que o candidato está sendo observado e testado. Os ânimos ficam à flor da pele. Os processos seletivos estão a cada dia que passa mais focados no comportamental. Lógico que a capacidade técnica conta e muito, mas a personalidade, inteligência emocional e autoconhecimento fazem total diferença e podem ser fator de “desempate” em caso de dúvida entre um candidato e outro.

Conhecer as qualidades é importante para a empresa visualizar de que forma você será útil na equipe e os defeitos são interessantes para o selecionador entender quais são suas limitações, bem como deverá trabalha-las dentro do time. É importante que o candidato saiba falar também dos pontos fracos, afinal, falar das qualidades é relativamente fácil. É duro reconhecer nossas dificuldades e principalmente mostrar como lidamos com elas a fim de minimizar impactos negativos no desempenho.

O segredo é falar naturalmente, tanto das qualidades quanto dos defeitos, sem parecer arrogante ou acomodado. Quando se referir às qualidades esqueça a falsa modéstia. Fale abertamente e valorize suas realizações. Outra dica importante é fugir das respostas padrão como dizer que o pior defeito é ser perfeccionista ou ansioso. Essas respostas estão bem manjadas pelos profissionais de seleção. É um jeito de fugir (ou se sair “bem”) desse tipo de questão. Seja sincero ao falar dos seus defeitos e lembre-se de dizer o que tem feito para melhorar esses pontos fracos. Isso dá credibilidade e afirma seu interesse em desenvolvimento pessoal.

*Alessandra Vieira Martins é gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH, empresa especializada em recrutamento e seleção.



O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Três ordens do amor

Já imaginou a possibilidade de desfazer padrões repetitivos e negativos das gerações passadas?

Autor: Mary Cristiane


Saúde Suplementar: desafios, mudanças e soluções futuras

O cenário da saúde suplementar em 2024 apresenta desafios complexos, exigindo uma abordagem inovadora e colaborativa.

Autor: Andréa Bergamini


Mulher

Busquei uma palavra para ti.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Mudanças avassaladoras à vista

Nas encantadoras praças arborizadas, as pessoas costumavam conversar sobre a vida. No passado, havia o contato face a face, olho no olho, e poucos conflitos que eram resolvidos durante um encontro para um café ou chá.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A volta do trem de passageiros

O Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas, que representará a volta do transporte ferroviário de passageiros no Estado de São Paulo, já tem seus futuros operadores escolhidos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Vai uma galinhada aí?

Comer uma galinhada sempre foi muito saboroso e divertido. Ainda mais quando isso acontece numa roda de amigos, acompanhada de uma cerveja gelada e uma roda de conversa que invade a madrugada.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Gentileza na política é possível?

Promover a gentileza na política é um desafio, até porque Maquiavel entendia que tal virtude não cabe nas discussões políticas.

Autor: Domingos Sávio Telles


Biden, Haley e Trump: as prévias das eleições nos EUA

Os estadunidenses vão às urnas neste ano para eleger – ou reeleger – aquele que comandará a nação mais poderosa do planeta pelos próximos quatro anos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray