Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como interpretar a linguagem corporal?

Como interpretar a linguagem corporal?

18/07/2017 Eduardo Shinyashiki

O primeiro passo para compreender o que o corpo diz é acompanhar o movimento da outra pessoa.

No ambiente de trabalho, quais são os principais cuidados que precisamos ter com as nossas expressões corporais? Será que a nossa linguagem não verbal está coerente com o que dizemos, por exemplo, durante uma reunião ou negociação?

Um erro muito comum das pessoas é não prestar atenção em suas próprias expressões e nas expressões de quem está ao redor no dia a dia. O primeiro passo para compreender o que o corpo diz é acompanhar o movimento da outra pessoa - é a chamada técnica do espelhamento.

Nós temos cinco bilhões de neurônios-espelhos que têm uma função: espelhar em nosso próprio cérebro as ações do outro. Quando prestamos atenção nas ações do outro, ativamos a empatia e a compaixão e, de forma sutil e elegante, seguimos a postura, a expressão do rosto, os movimentos dos braços, o tom e o ritmo da voz, a forma com que as palavras são empregadas.

É como se o outro estivesse de frente ao espelho e, com o surgimento de um sentimento de confiança, a comunicação se torna mais agradável. Ao entender esses pontos básicos da expressão corporal, fuja da superficialidade. Olhe nos olhos da pessoa com a qual está se comunicando para, assim, passar a mensagem de que está atento, presente na conversa e de que irá transmitir confiabilidade.

Fugir do olhar cria um sentimento de desconfiança, e isso no ambiente de trabalho não é nada bom. Outra dica para desenvolver no seu dia a dia: exercite sorrir internamente. Ao fazer essa ação, ativamos uma parte do cérebro responsável por lembranças positivas, o que nos conduz a uma comunicação leve e confiável.

É importante, por exemplo, para encontrar a solução de um possível problema, pois passamos a mensagem de otimismo e segurança. A próxima etapa é entender o tom de voz. Seja flexível e acompanhe o ritmo do interlocutor para criar sintonia e estabelecer empatia, uma relação de proximidade.

Porém, se a outra pessoa fala de uma maneira muito acelerada, diminua o seu tom para estabelecer outro espelhamento - assim, ela seguirá com o seu ritmo e amenizará a ansiedade. E a forma de se vestir? Já reparou que isso pode revelar muitas características comportamentais? Se o ambiente de trabalho não exige roupas formais, permita-se utilizar peças informais, porém cuidado para não utilizar vestimentas que transmitam um ar de relaxo ou descontração demais.

Roupas limpas e bem passadas revelam uma imagem de alguém cuidadoso e organizado. Claro que esses são os pontos mais simples para evidenciar uma leitura corporal. No entanto, é preciso compreender profundamente o estado emocional das pessoas para criar uma estrutura coerente com o objetivo e a proposta que deseja no ambiente de trabalho.

* Eduardo Shinyashiki é mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. 



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli