Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como transformar o APL em programa vencedor

Como transformar o APL em programa vencedor

19/07/2016 Jefferson José da Conceição

Os APLs representam a aproximação e o diálogo entre empresas e instituições de um mesmo território.

No último dia 17 de junho, o presidente nacional do Sebrae, o ex-ministro Guilherme Afif Domingos, premiou a gestão do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, com o Selo de Prefeito Empreendedor, graças a dois projetos desenvolvidos.

Um deles apresentava a experiência de estruturação e execução de uma rede de 11 APLs (Arranjos Produtivos Locais); e o outro, da implementação da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo, a SBCSol, modelo então inédito no Brasil.

Os APLs, representam a aproximação e o diálogo entre empresas e instituições de um mesmo território para uma ação coordenada. Visam crescimento da produção e competitividade. O APL contribui para levantar problemas comuns às empresas, elaborar e executar políticas (públicas e privadas) que promovam o fomento da atividade produtiva no território.

Em São Bernardo do Campo, entre 2012 e 2015, buscou-se aplicar em cada APL o formato internacionalmente conhecido como “tríplice hélice” (gestão pública, empresas e universidades). Na época, foram desenvolvidos simultaneamente 11 APLs: Ferramentaria; Defesa; Móveis; Têxtil e Confecções; Gráficas; Químico; Design, Audiovisual e Economia Criativa; Panificação; Restaurantes, bares e afins; Turismo; e Pesqueiros. Vou tratar, neste artigo, de seis APLs.

Ferramentaria - Este APL é o mais antigo de todos e registrou importantes avanços. Foi formado em 2011, com a união de empresários do setor no Grande ABC, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá e Prefeituras de São Bernardo do Campo e Diadema

A partir dos objetivos citados, diversas ações e realizações do APL tornaram-se realidade. Entre elas, destaco: participação do APL no grupo de trabalho do governo federal que trata do Regime Automotivo; inclusão dos moldes e ferramentais entre os itens beneficiados pelo Inovar-Auto (novo regime automotivo); o início das conversações com as montadoras, para incrementar as encomendas no Brasil.

Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista - Em 2009, o Singrafs (Sindicato das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista) cria o APL. Em 2013, a atuação do APL é retomada com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Organizou-se uma pauta. Entre as principais ações do APL gráfico destacam-se: o uso do cartão BNDES para compra de papel comercial (antiga reivindicação dos empresários do setor); convênio com a Caixa Econômica Federal que abriu linha especial de crédito para as gráficas que faziam parte do APL; e lançamento de uma revista própria.

Têxtil e de Confecções do Grande ABC - A indústria têxtil e de confecções é uma das mais tradicionais cadeias produtivas. No Brasil, emprega 1,7 milhões de pessoas (as mulheres representam 75%). No Grande ABC, em 2013, a produção foi de 37 mil ton. (têxtil) e 13 mil toneladas (confecções), gerando 9.700 empregos. O APL do Grande ABC, iniciado no final de 2013, trouxe à tona temas como qualificação de mão de obra, novos mercados e financiamento.

Até meados de 2015, participaram da coordenação a Prefeitura de São Bernardo, o grupo VIC (Vestindo e Investindo em Confecção), o Sindicato dos Profissionais em confecção do Grande ABC e o Sebrae. Parcerias com instituições como Senai e FEI geraram novos cursos de qualificação. Convênio com a Caixa Econômica proporcionou linha especial de crédito. Foi criado catálogo on line e enviado para toda rede de comércios e indústrias, visando a divulgação das empresas.

Moveleiro do Grande ABC - Já havia um APL desde o ano de 2002, mas estava desativado. Entre as principais ações deste APL destacam-se: realização de seis edições da feira de móveis na Rua Jurubatuba, com significativo acréscimo de vendas e grande afluência de consumidores; acordo entre empresas do APL moveleiro e a administração municipal para a concessão de descontos aos servidores; parceria com o Senai e posteriormente com o sindicato das indústrias moveleiras, para a elaboração e implementação de projeto de apartamento com mobiliário economicamente acessível aos moradores dos conjuntos habitacionais; só para citar algumas ações.

Design, Audiovisual e Economia Criativa - APL criado em 2013, a partir de iniciativas conjuntas da Prefeitura de São Bernardo do Campo,universidades (com destaque para o Instituto Mauá de Tecnologia e a UFABC) e empresas deste segmento. Obteve de início importante conquista: sua seleção por edital do Ministério da Cultura para fomento a APLs na área de economia criativa.

Restaurantes, Bares e Afins - Criado em 2011, tinha por finalidade reunir as empresas do setor para que, em parceria com a gestão pública e outras instituições (Sebrae, Senac, universidades, associações empresariais, sindicatos de trabalhadores entre outros), buscar soluções em conjunto para os diversos problemas em comum. Uma das ações originadas foi a primeira edição do Festival Rotas dos Sabores, em 2011.


Depois dessa, várias outras ações passaram a fazer parte das atividades do APL: palestras sobre vigilância sanitária; cursos de manipulação de alimentos; cursos do departamento de zoonoses, especialmente o curso de controle de pragas; a licença sanitária simplificada, entre outros.

Apesar de todas as dificuldades conjunturais e estruturais enfrentadas, a Rede de APLs Grande ABC-São Bernardo do Campo, implementada entre 2012e 2015, foi um programa vencedor.

* Jefferson José da Conceição é prof.dr. da USCS e atual diretor técnico da Adesampa.



Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira