Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comunicação unificada é alternativa para superar a crise

Comunicação unificada é alternativa para superar a crise

11/06/2016 Cristiano Felicíssimo

30% do total da receita das empresas é destinado a investimentos, sendo o restante classificado como despesa.

Com a conjuntura econômica desfavorável que está atingindo companhias de todos os setores é preciso buscar meios para driblar a crise sem deixar de investir em inovação e já visando o crescimento.

Não é à toa que um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que mesmo neste cenário os gastos e investimentos com TI se mantiveram iguais ao do ano passado, correspondendo a 7,6% da receita das empresas.

Outro dado interessante da pesquisa mostrou que 30% do total é destinado a investimentos, sendo o restante classificado como despesa. Uma saída é aplicar recursos em soluções que garantam redução de custos em curto e médio prazo, como as de comunicação unificada.

O deslocamento de colaboradores mostra-se um problema para as organizações, pois as despesas com passagem e hospedagem são expressivas e impactam o orçamento. Além do tempo, que atinge diretamente a produtividade.

Por isso, a agilidade proporcionada pela tecnologia garante celeridade nos processos, o que é extremamente importante já que estamos presenciando um momento no qual apenas um minuto pode ser crucial para a tomada de decisão e as negociações.

Quando se coloca no papel o custo versus benefício dos investimentos em inovações que auxiliem na redução destes custos é possível perceber as vantagens com rapidez. A comunicação unificada consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real, permitindo uma interface única para o usuário final, propiciando com que por meio de tecnologias de voz, dados e imagens, como videoconferência, audioconferência, telefonia IP, redes de voz e dados, entre outras, as companhias possam realizar reuniões, por exemplo, com a mesma eficácia e um custo menor.

Ainda é possível a implementação de equipamentos que capturam as imagens em full HD, com compressão e descompressão nas duas pontas. Durante uma reunião essa qualidade tecnológica resulta em boas experiências para ambas as partes, ajudando a quebrar a barreira cultural que faz com que haja a preferência pelos encontros pessoais.

Existem diversas soluções disponíveis no mercado e elas podem ser adaptadas, de acordo com a necessidade de cada empresa. As de rádiocomunicação, por exemplo, permitem a conectividade em locais onde o cabeamento não é adequado.

Já outras podem ser aplicadas na rede de telefonia. Uma vez operando com o sistema IP, combinado de sistemas de voz e dados em uma única rede, é possível realizar chamadas gratuitas entre as filiais, além de outros benefícios.

Vale avaliar qual tecnologia atende melhor as necessidades da empresa e analisar a relação custo versus benefício em curto, médio e longo prazo. Projetos eficientes são investimentos que trazem melhoras para o dia a dia das companhias e ajudam a diferenciar as que passarão pela crise e as que ficarão pelo caminho.

* Cristiano Felicíssimo é diretor de Pré-vendas da Seal Telecom.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado