Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Crise de energia: imprevidência e irresponsabilidade

Crise de energia: imprevidência e irresponsabilidade

29/04/2015 Luiz Carlos Borges da Silveira

A crise de energia continua presente e preocupante. A mídia nacional destaca a notícia, indicativa da gravidade da situação.

Diz que empresas industriais, comerciais e de serviços estão investindo na compra de geradores prevenindo-se para o pior.

A demanda está levando quase ao colapso as produtoras desses equipamentos. Esta crise, que não vem de agora e foi sempre irresponsavelmente minimizada pelos governos, é produto de diversos fatores, dentre os quais a imprevidência do setor público, que agora anuncia tratativas para compra de energia elétrica do Uruguai e da Argentina.

Diversos estudos técnicos da maior credibilidade feitos por organizações não governamentais e outras ligadas à Agência Nacional das Águas (ANA) indicavam, há mais de dois anos, que os reservatórios anualmente registravam limites decrescentes e que o regime pluviométrico apresentava previsões negativas. Tudo isso foi ignorado, inclusive algumas medidas recomendadas para o país não enfrentar crise futura. O governo, sem nenhum motivo estratégico, apenas eleitoral, segurou o preço das tarifas e ainda negociou com concessionárias no vencimento de contratos de concessão pagando alto preço sem repassar o custo ao consumidor.

Além disso, para assegurar o suprimento foi comprada energia das termoelétricas remunerada acima de seu custo. A empresa que mais lucrou com isso foi a Petrobras, que ganhou R$ 1 milhão num período de apenas nove meses fornecendo energia a preços mais altos, segundo o Balanço Energético Nacional, citado pela Ong Amigos da Terra. O país precisa se voltar para a energia hidrelétrica e não para as termoelétricas, poluentes e não sustentáveis, e as nucleares, estas gerando tremendo custo sem suprimento minimamente necessário, além de enormes riscos; este é um sistema viável em países sem potencial hídrico.

A potencialidade do Brasil é muito grande, basta que os projetos sejam implementados com prioridade. Outro problema a ser enfrentado é o licenciamento ambiental que de longa data dificulta o cumprimento de prazos de obras de hidrelétricas e de linhas de transmissão. Ações de ambientalistas muitas vezes descabidas, de cunho ideológico e amparadas judicialmente são enorme estorvo. Esses grupos deveriam ter visão racional e entender a necessidade da produção energética para o desenvolvimento econômico e social do país.

Depois de todos os equívocos políticos e técnicos o governo admite o rombo no setor e promove ajustes de preços que até o final do ano podem ultrapassar a 35% e ameaça retirar subsídio à energia de 5 milhões de famílias. Consenso na Conferência de Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, reunindo técnicos e autoridades de 170 países, concluiu que a geração hidrelétrica é renovável e merecedora de apoio internacional.

Entre as considerações aprovadas estão: A hidroeletricidade viabiliza a utilização de outras fontes renováveis; promove a segurança energética e a estabilidade dos preços; contribui para o armazenamento de água potável; ajuda a combater mudanças climáticas; melhora o ar que respiramos; oferece contribuição significativa para o desenvolvimento; aumenta a estabilidade e a confiabilidade do sistema elétrico; significa energia limpa e barata para hoje e amanhã; é fonte renovável de energia; a hidroeletricidade é um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável.

Resumindo, não foi apenas a falta de chuvas que desencadeou a crise energética no Brasil. Porém, quando ouvimos o ministro de Minas e Energia declarar que não ocorrerá nem crise e nem apagão porque Deus é brasileiro e haverá de mandar chuva suficiente aos reservatórios, entendemos claramente o quanto o país está atrasado.

*Luiz Carlos Borges da Silveira é empresário, médico e professor. Foi Ministro da Saúde e Deputado Federal.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes