Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuidados com os faróis para um trânsito seguro

Cuidados com os faróis para um trânsito seguro

26/09/2017 Ricardo Leptich

Pode até ser a passos lentos, mas a legislação brasileira está evoluindo.

Uma nova resolução do Contran (o Conselho Nacional de Trânsito) determina que os faróis DRL (Daytime Running Light, no inglês) passarão a ser obrigatórios em todos os veículos zero-quilômetro vendidos no Brasil a partir de 2021.

Esses faróis são dispositivos que se acendem automaticamente quando o carro dá a partida, aumentando consideravelmente a segurança de condutores e pedestres durante o dia - horário no qual o hábito de se acender as lanternas ainda é muito recente.

Mesmo quando há claridade, veículos podem se tornar menos visíveis por fatores como distância ou curvas da estrada, motivação principal para o desenvolvimento da tecnologia DRL. É importante frisar que ela funciona diferentemente dos faróis convencionais, por iluminar um ângulo específico que não teria o mesmo efeito pela noite.

E não há dúvidas de que a iluminação veicular salva vidas. Em média, países da Europa e América do Norte observaram uma queda de 25% no número de acidentes fatais em suas estradas, após adotarem o uso de farol diurno.

No Brasil, uma lei, que vigora desde 2016, exige que se acenda o farol baixo nas estradas, mas peca por ainda ser um pouco confusa. Embora ainda não seja muito claro para os motoristas, a legislação exige que os faróis baixos sejam ligados durante o dia ou os DRLs estejam ativos.

Os faróis de neblina ou de milha não servem para essa função, o correto é que sejam utilizados em situações apropriadas. A melhor luminosidade é fundamental para aumentar a segurança em situações como ultrapassagens e cruzamentos frontais, além de realçar a presença de objetos na via e a passagem de pedestres.

Seguir a lei, porém, não é a única obrigação do motorista consciente: tão importante quanto acender as luzes de dia é fazer constante vistorias nos faróis, afinal essas lâmpadas perdem cerca de 30% da luminosidade antes de queimar, sendo aconselhável trocá-las a cada 20 mil quilômetros – ou seja, fazer uma revisão a cada dois anos.

O amarelamento da lente protetora do farol pela exposição ao sol ou até mesmo o uso de uma lâmpada de maior potência do que a recomendada para o veículo podem gerar situações de riscos para o condutor. Jogar a iluminação contra a parede pode ser uma opção de revisão simples, e que pode ser feita pelo próprio motorista em casa.

Ao manter os cuidados periódicos com a iluminação do veículo, o motorista estará contribuindo não apenas para a sua própria segurança, mas também com a dos outros. Continue respeitando a sinalização, realize as manutenções preventivas e pratique a cortesia em prol de um trânsito prudente.

* Ricardo Leptich é CEO da OSRAM no Brasil.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre