Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Direitos Humanos ou “dos manos”?

Direitos Humanos ou “dos manos”?

19/02/2017 Bady Curi Neto

Será que a vida de um criminoso é mais importante do que a de um cidadão de bem ou a de um policial?

A onda de violência que tomou conta das ruas de Vitória (ES) com a paralisação do efetivo policial, que a justiça denominou como greve branca, colocou em desespero a população daquela Capital e estupefato os demais moradores de outras cidades pelo Brasil afora.

Sem pretender adentrar na flagrante inconstitucionalidade da greve perpetrada pela Polícia Militar, por ser considerado serviço fundamental pela Constituição Federal de 1988, vedado a greve e a sindicalização, fato é que ações de criminosos foram vivenciadas pela população que restaram reclusas enquanto a barbaria tomou conta das ruas da grande Vitória.

Assistiu-se, atônitos, vídeos diversos nas redes sociais, arrastões, furtos, roubos, arrombamentos, saques de lojas, que culminaram com a paralisação das escolas, postos de saúde, transporte público e com a morte por assassinato de mais de 120 pessoas em um filme de terror e violência transmitidos, quase que em tempo real.

Causou, particular estranheza, que ao contrário das recentes rebeliões ocorridas nos presídios do norte do país, onde detentos se digladiavam em disputas pelo poder do tráfico de entorpecentes, as atrocidades, ali ocorridas, foram altamente criticadas por diversas pessoas defensoras dos direitos humanos, entendendo que o Estado era o responsável pelas mortes das facções, devendo inclusive indenizar as famílias dos criminosos.

Já no triste episódio da capital Capixaba, onde trabalhadores eram atacados nas ruas, não se percebeu nenhum entusiasta dos ditos direitos humanos levantar sua bandeira em defesa da sociedade ou das vítimas dos bandidos que assumiram o controle das ruas.

Também não se assistiu nenhum movimento a favor da família de um Policial Civil em Colatina, interior do Espírito Santo, que ao tentar inibir um roubo de motocicleta fora alvejado pelos assaltantes, morrendo no local. Não se defende a violência, mas será que os direitos humanos somente se manifestam a favor dos criminosos ou quando a Polícia exacerba em suas funções?

Será que a vida de um criminoso é mais importante do que a de um cidadão de bem ou a de um policial que pela própria atividade é obrigado a colocar sua vida em risco em defesa da sociedade? Ora, não há como ser favorável a uma greve ilegal, na qual uma instituição da Segurança Pública trata as normas Constitucionais com total desdém, desobedecendo ordem judicial que entendeu ilícita a greve, colocando toda uma população em risco de morte.

Para viver em um Estado Democrático de Direito deve-se respeitar os poderes constituídos e as normas que regem a sociedade como todo, é curial. Do infortúnio resta a lição de rever determinados valores: Os direitos humanos devem se preocupar com a dignidade humana, independentemente de ser um Policial, um cidadão de bem ou infrator, sob pena de transformar-se em direito “dos manos”.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre