Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Diretoria da Petrobras já deveria ter renunciado

Diretoria da Petrobras já deveria ter renunciado

02/02/2015 Luiz Carlos Borges da Silveira

Maria das Graças Foster, presidente da estatal, deveria puxar a fila e dar o exemplo.

A insistência da atual diretoria da Petrobras em não renunciar a seus cargos transformou-se em mais um indecoroso episódio envolvendo a administração pública do país, dada a extensão dos escândalos e participação não só de diretores da empresa como também de políticos, agentes públicos de vários escalões, empresários e executivos de grandes grupos privados – alguns deles já presos.

Maria das Graças Foster, presidente da estatal, deveria puxar a fila e dar o exemplo. Não apenas colocar o cargo à disposição da presidente da República, mas pedir demissão em caráter irrevogável perante os Conselhos da empresa. Como se mantém, a situação é embaraçosa para ambas: Dilma espera o pedido para evitar o extremo e poupar a amiga, a qual, no entanto, permanece intransigente.

A diretoria da Petrobras precisa ter o entendimento da grave situação e dos prejuízos causados à empresa, especialmente em credibilidade e danos econômicos que vão muito além da malversação de seu patrimônio financeiro. A estatal é um símbolo de grandeza, patrimônio nacional, e conquistou elevado conceito mundial em termos de tecnologia, comércio externo e produção interna assentada em avançadas pesquisas, além da formação de quadros profissionais altamente treinados e qualificados. É, também, um dos pilares do nosso mercado de ações, pois não se trata apenas de uma estatal, é uma sociedade anônima com extraordinário quadro de acionistas, companhia de capital aberto que capta investimentos no Brasil e no exterior. Portanto, não é apenas ao governo e ao povo que a diretoria deve explicações.

A presidente Graça Foster, assim como os diretores, uns mais outros menos, são responsáveis ainda que não tenham culpa direta, conforme se justificam, por ter sido o esquema de corrupção montado há algum tempo; foram todos omissos ou incapazes de detectar rombos causados por tão ramificada quadrilha. Até os Conselhos que aprovaram negócios e operações fraudulentos são suspeitos, ainda que aleguem que os contratos eram elaborados pelas diretorias da empresa, o que não os isenta da obrigação precípua de analisar e fiscalizar.

Pedir demissão, em tal circunstância, não é demérito nem confissão de culpa, senão dever do agente público atingido por suspeita grave, além de gesto de lealdade para com o superior responsável pela nomeação. Provada a inocência, pode até ser reintegrado, sem mácula. Em passado recente ocorreu episódio bem ilustrativo: Henrique Hargreaves, além de amigo de longa data do presidente Itamar Franco era seu leal e competente ministro-chefe da Casa Civil. Sobre ele caíram suspeitas de atos ilícitos e Hargreaves imediatamente entregou sua demissão ao presidente, que mandou fazer rigorosa investigação; restando nada comprovado contra o ministro, quatro meses depois foi reconduzido ao cargo, sem constrangimentos nem mágoas.

Em resumo, a Petrobras necessita urgentemente de um choque de gestão séria para recuperar seu prestígio e credibilidade extremamente afetados. Carece efetivamente de sangue novo e cabe à presidente Dilma coordenar essa renovação com a indicação de uma diretoria que seja técnica, de alta competência, idônea e sem a perniciosa interferência ou pressão de políticos e partidos aliados, responsáveis pelos escândalos dentro da estatal.

* Luiz Carlos Borges da Silveira é empresário, médico e professor. Foi Ministro da Saúde e Deputado Federal.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves