Portal O Debate
Grupo WhatsApp

DVR Veicular revela abuso de policiais ao matar suspeito negro

DVR Veicular revela abuso de policiais ao matar suspeito negro

31/01/2015 Alexandre Avanzi

O DVR Veicular (Digital Video Recorder) ajudou a desvendar mais um crime, nos Estados Unidos.

Essa semana, foi divulgado um vídeo da polícia de Nova Jersey, disparando seis vezes e matando o ocupante de um carro que, aparentemente, estava a ponto de se entregar. O crime, que aconteceu no dia 30 de dezembro na cidade de Bridgeton, mostra o policial Braheme Days disparando contra o ocupante negro de um Jaguar, identificado como Jerome Reid, após encontrar uma pistola no porta-luvas do veículo.

O DVR (Digital Video Recorder) Veicular foi criado para facilitar o monitoramento de frotas, veículos e outros importantes meios de transporte através de imagens. Além da posição exata do veículo através da localização pelo GPS, já integrado no sistema, o DVR permite total acesso com transmissão on-line das imagens onde exista cobertura 3G. Em caso de ser utilizado o produto sem a tecnologia de transmissão, as imagens poderão ser descarregadas no retorno do veículo à garagem da empresa, através de comunicação entre o HD do equipamento e um servidor disponível para armazenamento das imagens.

Foi exatamente esse aparelho que desvendou o abuso do policial. O caso gerou protestos na cidade de aproximadamente 25 mil habitantes, e poderia se somar aos recentes episódios de abuso policial que elevaram a tensão racial no país. O crime será investigado pela promotoria do condado de Cumberland, ao qual pertence Bridgeton, enquanto os dois agentes serão momentaneamente afastados de suas atividades. O fato demonstra o quanto o equipamento é eficaz, principalmente para elucidação de crimes, assaltos, sequestros e homicídios.

Entretanto, trata-se de uma tecnologia ainda muito pouco utilizada. Segundo informações da Polícia Militar, no Brasil, o contingente de veículos equipados com DVR Veicular ainda é muito pequeno. A tecnologia nem chegou a todos os estados. O mesmo pode-se dizer de outros órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civis Metropolitanas.

Outros segmentos que podem utilizar os equipamentos são os privados, como frotas de transportadora, de seguradoras, empresas de segurança, usinas de açúcar e álcool, entre outros. O importante é que cada vez mais empresas e entidades públicas se conscientizem da importância do equipamento para o cumprimento de seus deveres.

* Alexandre Avanzi é administrador de empresas e diretor na Átimo Solutions.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra